A ideia por trás do Google Shopping é bem simples: exibir produtos relevantes à consulta do usuário, juntamente com lojas que os oferecem. Mostra fotos do produto e reviews com a opinião de usuários sobre aquele item que se é pesquisado no Google. Certamente, você já deve ter visto alguma oferta do Google Shopping quando realizava alguma pesquisa.
Antigamente, era possível utilizar o serviço do Google Shopping em modo gratuito e em modo pago. Atualmente, para que a sua loja virtual apareça nos resultados do Google Shopping, você precisa pagar pelo serviço.
Como o Google Shopping funciona
O Google integra o Shopping ao conjunto de resultados patrocinados, exibindo a foto do produto, o nome, o preço e o nome da loja em que encontramos a oferta. Uma forma muito prática e útil para o usuário encontrar o produto que precisa. Na própria Rede de Pesquisa do Google, o usuário consegue clicar na seta ao lado direito e ver um carrossel completo de opções à sua disposição. Ao clicar sobre o produto, a pessoa é direcionada à página do anunciante.
Anunciar no Google Shopping é fundamental para o lojista que quer ter mais resultados em seu e-commerce. Querendo ou não, esse é o maior canal de conversão para qualquer pessoa que anuncia produtos na plataforma do AdWords. Em resumo, se você tem uma loja virtual e não investe no Google Shopping, saiba que você está deixando muito dinheiro na mesa e perdendo excelentes oportunidades para vender mais.
Pesquisas recentes no mercado americano, mostram que o Google Shopping vem crescendo ano após ano. No comparativo do primeiro quarto de 2016 versus o primeiro quarto de 2015, a receita da plataforma cresceu 52%, dado que reforça que essa vem sendo uma ferramenta muito útil e rentável para os lojistas, em especial àquelas marcas que possuem e-commerce.
Veja como cadastrar a sua loja no Google Shopping
A seguir, preparamos um passo a passo para você cadastrar sua loja no Google Shopping:
1 – Para começar, é preciso realizar o cadastro no Google Merchant Center, local disponibilizado para realizar cadastro de produtos para o Google. Você deve utilizar a mesma conta que você possui no Google AdWords e Analytics, para facilitar a integração entre as contas.
2 – Configure sua conta no Google Merchant Center. Para isso, acesse a conta com o seu login e senha. O Google irá direcionar você para configurar sua conta.
3 – O primeiro passo na configuração é selecionar seu local.
4 – Os próximos passos são os termos de uso e uma série de dados sobre o seu site.
5 – Depois, é preciso reinvindicar o seu site, ou seja, ajudar o Google a reconhecer que você realmente é o proprietário. Para isso, clique em “Definições Gerais”, para acessar a área de configurações.
6 – Siga os passos informados. Pelo método recomendado, você deverá copiar o arquivo gerado pelo Google e colocá-lo na raiz do seu FTP (lugar onde seu site está hospedado). Agora, basta solicitar para “Verificar”.
7 – Com o site verificado, podemos começar a configurar os produtos. Para isso, clique em “feed de dados” e, depois, em “novo feed de dados”. E comece a cadastrar os produtos.
8 – Após enviar seus produtos, o Google realizará uma análise, exibindo os produtos aprovados e não aprovados. No caso de não aprovados, você pode visualizar o motivo em “feed de dados” -> “Status”.
9 – Após essa etapa, não esqueça de colocar créditos no seu Google AdWords (que pode ser acessado pelo próprio Google Shopping), pois será através dele que a cobrança será realizada. Lembramos que o Google AdWords aceita cartão de crédito, débito e boleto bancário.
10 – O último passo é ativar a campanha e monitorar os resultados.
O Google Shopping é, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades para que você possa vender mais em sua loja virtual.
Anuncie seus produtos e aumente o seu faturamento hoje mesmo através da correta inserção da sua marca no Google Shopping. Para conseguir resultados mais expressivos, confie o serviço a um especialista de uma agência de marketing digital. Quer saber mais? Entre em contato com a Spiner.