Um bom produto ou serviço é determinante para o sucesso de qualquer negócio, sem isso, não há como crescer. Porém, um bom produto que não é visto, também não é comprado – é claro. Então como atrair novos clientes, fidelizar os que já existem e trazer retorno a sua empresa? É aí que o marketing entra. No post de hoje vamos falar sobre as principais tendências de marketing para 2022. Vem com a gente!
Com as mudanças que vêm acontecendo desde 2020 e o desenvolvimento do digital em velocidades nunca antes vistas, é de se esperar que o mundo do marketing esteja também em constante transformação, e num mercado cada vez mais competitivo, estar atualizado é essencial para quem quer sobreviver. Por isso, preparamos uma série de artigos para que você possa estar a par das tendências de marketing para 2022 e hoje vamos passar por cada uma delas. Olha só:
Tendências de Marketing: A experiência do usuário
Quem visita os parques da Disney não economiza palavras ao falar da magia do lugar, da experiência, dos personagens, e todo o resto. Isso porque, para eles, estar na Disney gera sensações e sentimentos marcantes. É nisso que se baseia o marketing de experiência
Você já parou pra pensar o que seu cliente sente ao comprar seu produto ou utilizar seu serviço? Será que essa experiência é prazerosa ou frustrante? Considerar sensações, emoções, pensamentos e memórias geradas é o que faz o marketing de experiência tão marcante – e essencial para o fortalecimento da relação entre cliente e marca.
Para fidelizar um cliente não basta ter um bom produto, mas garantir que sua experiência de compra seja positiva. Além da fidelização, outro benefício marcante dessa tendência de marketing é o aumento do marketing boca a boca. De forma simples, experiências boas costumam ser compartilhadas (e negativas também!). É só pensar quantas pessoas que você conhece amam tirar fotos quando vão ao Outback, por exemplo.
Dicas para colocar em prática:
- Observe – quais experiências positivas você tem ou teve como cliente? Quais as negativas? Olhe também para seus concorrentes. Aprender com o que eles tem feito de certo e pontos a melhorar é uma ótima oportunidade para se desenvolver.
- Conheça seu cliente – O que ele valoriza? Existem reclamações frequentes ou elogios? O que o deixa satisfeito? A partir dessas informações, é possível moldar essa experiência para melhor atender seus objetivos (e os do cliente).
- Pense no que você vai agregar – Crie experiências que agreguem valor e façam aquilo que seu produto ou marca tem de bom brilhar.
Marketing de vídeo: super em alta!
De acordo com o instagram, 91% dos usuários consomem vídeo na plataforma toda semana. Isso é bastante coisa, principalmente se lembrarmos do início da rede social, que aceitava somente imagens. Além disso, 90% dos usuários da plataforma relataram seguir ao menos uma empresa, marca ou negócio.
O vídeo é uma excelente ferramenta de marketing e uma oportunidade imperdível de se conectar com seus consumidores. Em uma sociedade cada vez mais visual e de consumo rápido, os vídeos (principalmente os curtos, como Reels e Youtube Shorts), têm ganhado importância para o marketing das empresas e com certeza é uma das principais tendências de marketing para 2022.
Caso você não esteja convencido, em uma pesquisa realizada pela gigante HubSpot, 76% dos entrevistados que utilizam o vídeo como estratégia de marketing o consideram o formato mais eficaz, e 27% afirmam ser o formato com maior retorno sobre investimento (ROI).
A boa notícia é que o avanço da tecnologia tornou a produção de vídeos com qualidade mais acessível. Você não precisa mais ser um expert ou ter um orçamento muito grande para se beneficiar dos vídeos como estratégia de marketing.
Dicas para colocar em prática:
- Invista em qualidade – Nem sempre o mais caro é o melhor, porém um vídeo de baixa qualidade pode trazer resultados bastante negativos para sua marca, passando uma impressão de amadorismo ou falta de cuidado.
- Valorize o áudio – Um vídeo bonito com áudio ruim é capaz de espantar até o mais interessado dos usuários.
- Trabalhe com seu cliente – Vídeos feitos pelos clientes sobre seus produtos são excelentes para gerar engajamento nas redes sociais.
Marketing de influencer: entenda como funciona
De forma simples, o marketing de influencer é trabalhar com influenciadores digitais para promover seu produto ou marca. A popularização de plataformas como TikTok tem permitido que, cada vez mais, o produtor individual de conteúdo ganhe destaque, muitos seguidores e, como o termo deixa claro, influência. Espera-se que essa tendência de marketing se torne uma indústria de 15 bilhões de dólares em 2022 e, segundo pesquisa da HubSpot, o marketing de influencer foi o item mais mencionado como investimento em marketing para 2022.
O ponto positivo dessa tendência de marketing é que os influenciadores digitais já vêm investido tempo e trabalho em criar uma relação de confiança com seus seguidores, fazendo com que suas recomendações tenham bastante impacto sobre seu público.
E não se engane, não estamos falando de influenciadores com milhões de seguidores, que são inacessíveis e, muitas vezes, financeiramente inviáveis de se trabalhar. Devido ao crescimento das plataformas, existem diversos micro-influenciadores, que podem não ter milhões de seguidores, mas possuem um bom relacionamento com seu público, geram engajamento, passam confiança e exercem uma grande influência no nicho que estão inseridos.
Dicas para colocar em prática:
- Use uma plataforma de influenciadores – Essas empresas podem te ajudar a entrar em contato com esses produtores e promover ações condizentes com seus objetivos
- Não olhe só para a quantidade de seguidores – Números como curtidas e comentários são indicadores do verdadeiro engajamento que um produtor gera.
- Olhe para os nichos – Quem são os influenciadores – ainda que menores – porém de destaque nos nichos que interessam à sua empresa ou produto?
Lives nas tendências de marketing: como usar?
As lives se tornaram uma ótima ferramenta para as marcas se conectarem com seus consumidores e, dadas as circunstâncias de 2020 para cá, o engajamento com esse formato tem crescido muito.
Existe uma tendência entre os consumidores de hoje que é procurar relações mais verdadeiras com as empresas que consomem. Essas plataformas de transmissão ao vivo promovem uma oportunidade de falar sobre assuntos relevantes ao seu público ao mesmo tempo que cria um ambiente mais autêntico de interação com o cliente, sem edições. Nessas interações é possível abrir para perguntas, comentários e até participação dos ouvintes, estreitando ainda mais a relação entre sua marca e seu consumidor.
Dicas para colocar em prática:
- Traga conteúdo relevante – Faça lives que abordem temas relevantes não só para seus clientes, mas também para possíveis clientes, no nicho que você está inserido.
- Traga convidados relevantes – Trabalhe com pessoas que agreguem informações importantes para seu público, o que, por consequência, trará engajamento.
Podcasts: uma oportunidade promissora!
Pense na diversidade do rádio: programas de comentário, entrevistas, propagandas, notícias, música, resenhas, programas dramatizados, entre muitos outros assuntos. Tudo isso pode ser feito em um podcast. As possibilidades praticamente infinitas desse [nem tão] novo meio são bastante atrativas para marcas que desejam se destacar em 2022.
A praticidade dos podcasts também é um grande atrativo para os consumidores. É possível ouvir no carro, no ônibus, na hora da corrida, na academia. Ao contrário do vídeo, que precisa dos olhos, o podcast só precisa dos ouvidos, deixando os outros sentidos livres para fazer outras tarefas.
Do ponto de vista financeiro, não é preciso grandes investimentos para começar e manter um podcast, porém é necessário sim investir em certos equipamentos. Vale mencionar novamente a pesquisa feita pela HubSpot. Nela, 53% dos respondentes afirmaram que podcasts ou outras mídias em áudio são eficazes para aumentar engajamento e consciência de marca, aprofundando o relacionamento entre marca e cliente. Porém, apenas 1% afirmou que os podcasts geram ROI, mas mesmo assim, 80% afirmou que pretende manter ou aumentar a verba destinada à produção de conteúdo em áudio em 2022.
Esses dados podem mostrar que os podcasts não geram um grande retorno financeiro para as empresas, porém são excelentes ferramentas de fidelização e engajamento com a marca.
Dicas para colocar em prática:
- Conheça seu público e assunto – Quais assuntos são relevantes? Quanto tempo é necessário para abordá-lo?
- Invista em qualidade – Podcasts costumam ser mais longos, então para garantir que seu ouvinte vai ficar até o final, invista na qualidade do som.
- Seja regular – Faça postagens regulares, porém não exagere na dose.
- Diversifique – Traga convidados, inove nas pautas, permita participação de clientes, conte cases de sucesso, testemunhos, etc.
Ainda dá tempo de colocar em prática essas tendências de marketing no ano de 2022 e com certeza alguma delas se encaixa no seu negócio. Na próxima semana falaremos de forma mais aprofundada sobre o marketing de experiência, mas enquanto isso, conta pra gente: sua empresa já coloca alguma dessas tendências em prática?