Quantos vídeos você assiste por dia na internet? E antes de escolher o celular novo, quantos reviews e opiniões você ouviu antes de tomar sua decisão? Ou quantos vezes você procura um tutorial no YouTube pra aprender algo novo? O poder dos vídeos é indiscutível, mas como usar isso a favor da sua empresa? No post de hoje iremos falar sobre vídeo marketing, também chamado de marketing de vídeo. Vem com a gente!
Vídeo marketing: o que é isso?
Quando uma empresa – como a sua – usa um vídeo para atrair ou manter clientes, ela está fazendo marketing de vídeo, simples assim.
Existem diversas formas de usar vídeos como ferramentas de marketing, por exemplo:
- Vídeos tutoriais – Os vídeos educacionais vieram pra ficar. Quem não dá uma olhada no YouTube pra aprender algo novo? Se sua empresa tem como ensinar algo relevante para seu público ou o nicho que ela se insere, por que não?
- Dicas – Vídeos curtos porém muito úteis se feitos pensando nas necessidades do público alvo.
- Vídeos publicitários – A clássica campanha publicitária se mantém firme e forte como uma excelente estratégia de marketing de vídeo.
- Bastidores – Mostrar o que acontece por trás das câmeras é uma ótima forma de mostrar a humanidade da empresa e gerar confiança e conexão com o cliente.
- Reviews – É comum querermos saber mais sobre um produto antes de comprá-lo e o vídeo é a mídia de preferência de muitos pra isso. Melhor ainda se o review for feito por seus clientes!
- Vídeos institucionais – Fortaleça a imagem e aumente a percepção do público sobre sua marca usando o vídeo!
Por que investir nessa estratégia?
Pra começar, segundo pesquisa da Wyzowl, 86% das empresas entrevistadas usam o vídeo como ferramenta de marketing. Não sabemos porquê os outros 14% não estão fazendo, porque 87% dos que usam essa estratégia afirmam que ela gera ROI positivo. Em 2015 esse número era somente de 33%.
Aqui vão outros motivos pra você investir no marketing de vídeo:
- Baixo investimento inicial – O avanço da tecnologia democratizou o acesso à ferramentas de produção de vídeo. Um bom celular pode ser um bom começo.
- Praticidade de consumo – Os vídeos curtos, como os do YouTube Shorts ou Instagram Reels são consumidos em grande quantidade devido ao tamanho.
- Compartilhamento – Consumidores de vídeo tendem a compartilhar o conteúdo 12x mais que imagem e texto juntos. No Linkedin esse número é de 20 vezes.
- Engajamento – Em média, usuários passam 88% mais tempo em sites que tem vídeo.
- Versatilidade – Essa mídia pode ser utilizada para diversos tipos de conteúdo, como falamos acima, desde vídeos educativos até vídeos institucionais.
- Alto valor agregado – Vídeos podem transmitir informações relevantes ao público sendo gravados apenas uma vez.
- Interatividade – Ferramentas como a de comentários permitem que seus clientes interajam com seu conteúdo de maneira mais próxima.
- Carregam muita informação – Os vídeos utilizam imagens e sons, sendo a melhor opção para explicar assuntos complexos ou simples!
Com todos esses benefícios, fica bem claro que quem não investir nesse tipo de mídia está deixando de aproveitar tudo o que as novas tecnologias têm para oferecer, não só em retorno financeiro mas em conexão com o público e confiança na marca.
Por isso, em uma sociedade cada vez mais visual e de consumo rápido, os vídeos (principalmente os curtos, como Reels e Youtube Shorts), têm ganhado importância para o marketing das empresas e com certeza é uma das principais tendências de marketing para 2022, ano em que estima-se que 82% do tráfego da internet virá do consumo de vídeo.
Se convenceu e quer pôr em prática? Vamos te ajudar
Como fazer vídeo marketing
Começar não precisa ser algo muito complexo, mas tenha em mente que oferecer um conteúdo de má qualidade pode ser pior do que não oferecer! Ninguém quer ter sua marca associada a um produto ruim, mas não se intimide, não é necessário gastar muito.
Em primeiro lugar, defina um objetivo. O que você quer transmitir através do vídeo? Uma estratégia de vídeo marketing é essencial para alocar tempo e recursos financeiros nos lugares certos e não desperdiçar.
É importante também conhecer o mercado e seus concorrentes, observar o que está dando certo e as demandas do nicho em que você está inserido. Confira outras dicas de como pôr essa estratégia em prática:
- Saiba o que você pode agregar – Produza conteúdos relevantes para seu público de acordo com a expertise que você tem.
- Planeje – Reels, vídeo para Youtube, TikTok? Entenda o que é melhor para cada plataforma e planeje seu vídeo de acordo com isso.
- Invista em qualidade – Garanta que o áudio e o vídeo sejam de qualidade. Iluminação é outro ponto que precisa ser considerado.
- Faça um roteiro – Planeje o que você quer falar, organize e pratique!
- Grave e divulgue – Colocando as dicas acima em prática, mostre a amigos ou colaboradores antes de postar o resultado final.
- Corrija e repita o processo – Nada fica perfeito da primeira vez. Colete feedbacks e melhore no que for possível.
E aí, o que achou dessa estratégia de marketing? Sua empresa já coloca em prática? Conta pra gente!