Para entender o que é o Unbounce e como podemos utilizá-lo, primeiro é necessário explicar o que é uma landing page e o que a diferencia de uma homepage. Landing Page ou Página de Conversão é uma página estrategicamente elaborada para que o visitante seja direcionado após clicar em um anúncio online ou botão CTA (call-to-action).
Essa página faz parte das estratégias de marketing digital utilizadas pelo website de pequenas e médias empresas, sendo uma página que só pode ser acessada ou encontrada pelo link presente no seu anúncio (ou conteúdo de marketing específico, por exemplo um botão CTA de um email marketing). Existem dois propósitos para uma landing page:
1) Capturar leads para usar em uma campanha de marketing futura = geração de leads;
2) “Nutrir” possíveis clientes sobre sua oferta com mais informação antes de fazer com que avance no funil de vendas.
Landing Pages vs. Homepages
Ao compararmos uma homepage (website) e uma Landing Page lado a lado, podemos perceber porquê a Landing Page é tão importante para o sucesso das vendas. A homepage oficial de uma empresa costuma ser bastante genérica, falando sobre a marca, valores, missão da empresa e geralmente possui uma grande variedade de links para diversas outras páginas dentro do seu website. Ela é feita com o propósito de ser explorada pelo usuário.
Sua landing page, por outro lado, foi criada com um único propósito. Tem uma interface simples, sem muitos links e com apenas um objetivo para o visitante, com apenas uma opção de click. O potencial de uma landing page é infinito. No entanto, abaixo listamos os objetivos mais utilizados:
Para coletar informações pessoais (gerar leads, busca por clientes potenciais) em troca de:
1) Relatórios com dados e estatísticas importantes sobre seu mercado;
2) E-books para guiar e instruir a respeito do seu negócio;
3) Newsletters com dicas relacionadas à sua área de especialidade;
4) Podcasts para quem prefere ouvir e ler durante o caminho para o trabalho ou enquanto se exercita na academia;
5) Listas de pontuação (checklist) para beneficiar-se de um guia de tarefas pre-desenhadas;
6) Cadastrar-se em Blogs para receber conteúdos relacionados via e-mail ou RSS feed;
7) Registrar-se em webinars ou sessões online ao vivo;
8) Baixar apresentações ou sessões gravadas, incluindo vídeos e slides;
9) Consultar ou agendar reuniões;
10) Receber curso online periodicamente.
“Nutrir os leads”, isto é, oferecer mais informação para os possíveis clientes sobre sua oferta antes de direcioná-los para o último passo, que seria o de:
1) Comprar seu produto ou serviço online;
2) Virar um cliente ou assinar/seguir seu negócio online.
Agora, que você já sabe o que são Landing Pages, é hora de saber o que vem a ser a ferramenta Unbounce.
O que é o Unbounce e como usar?
Quer saber o que é o Unbounce? É uma ferramenta de testes A/B, não multivariável, ainda que seja possível duplicar páginas e fazer pequenas alterações entre elas. Existem muitas opções dessa ferramenta no mercado, porém, ultimamente o Unbounce, além de ser muito eficaz, é de fácil utilização e possui um preço econômico.
Se você ainda não conhece o conceito de testes A/B é muito simples, você irá disponibilizar várias versões da mesma página. Cada uma destas versões será exibida de forma aleatória aos visitantes, monitorando seus resultados, para assim definir qual das versões apresentadas funciona melhor, ou seja, buscando atrair cada vez mais clientes.
Depois de saber qual das duas páginas funciona melhor, será possível eliminar a variante que funcione pior e poderá introduzir novas variantes, buscando sempre melhorar e aumentar as suas vendas.
Certamente, você deve ter observado que a Landing Page (ou página de conversão) não tem nenhum link para outras páginas ou menus. Isto é feito de forma proposital, uma vez que o objetivo desta página é fazer com que o usuário tenha apenas duas opções:
– Registrar-se no formulário e prosseguir com a estratégia a partir de botões Call to Action.
– Abandonar a página.
Porém, é importante frisar que o usuário não chegou nesta página por casualidade, ele chegou a esta página vindo de outra página web, que faz parte do conjunto de estratégias de marketing digital utilizados pela sua empresa, como, por exemplo, um anúncio do AdWords ou uma inscrição na newsletter proporcionada pela sua empresa.
Na sua newsletter você deverá deixar claro para que o usuário saiba o que você está oferecendo, de maneira que a transição para a Landing Page seja o mais suave possível.
Se você utilizar landing pages para o seu mailing, você certamente irá melhorar os resultados, normalmente entre 10 e 30%. Isto é, em torno de 20 clientes a mais para cada 100 pessoas. São valores muito importantes e você não deve ignorar as possibilidades que esta alternativa pode trazer para sua empresa.
Contudo, Unbounce é uma ferramenta a mais para ser utilizada dentro do planejamento de marketing digital da sua empresa, especialmente para pequenas e médias empresas, com grandes potencialidades de trazer resultados satisfatórios às organizações que buscam divulgar as suas marcas através da internet.
Agora que você descobriu o que é o Unbounce, por que não aumentar os leads para o seu negócio? Entre em contato com a Spiner e veja como poderemos te ajudar.
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