Quando falamos de Marketing Digital é natural que venha em mente uma série de ferramentas e estratégias conhecidas e populares no mercado atual. No entanto, o que muitas empresas se esquecem e, em alguns casos até mesmo desconhecem, é o poder que existe na segmentação de leads.
Partindo da ideia de que para converter é preciso segmentar, essa estratégia é tão importante quanto capturar e nutrir leads.
A segmentação de Leads, que faz parte do escopo de um projeto de Inbound Marketing, pode ser a virada de chave na sua empresa para transformar leads em clientes reais.
Então, se você quer aprender e entender mais sobre o assunto e como entregar a mensagem certa para a pessoa certa, temos algo importante para te falar!
Preste muita atenção em tudo o que vamos abordar neste artigo.
Afinal, o que é segmentação de leads?
Imagine que a segmentação de leads funcione como uma peneira para o seu negócio.
Essa peneira é responsável por entender o comportamento dos seus leads, classificá-los e diagnosticar em qual momento da jornada de compra eles se encontram.
Com isso, é possível trabalhar de forma mais efetiva a comunicação e qualificação desses potenciais clientes.
Vamos para um exemplo prático…
O que você acha que acontece quando um lead frio, ou seja, que não está pronto e nem qualificado, recebe uma oferta do seu produto/serviço?
Não é preciso pensar muito na resposta, não é mesmo?! Ela é simples e clara: não acontece NADA!
E não acontecer NADA no cenário empresarial, pode custar muito.
Afinal, ninguém quer captar um lead para no final não acontecer NADA!
Segmentação de leads: conheça os seus objetivos
Justamente para que o seu potencial cliente não tenha nenhum tipo de reação em relação ao seu negócio, é que a segmentação de leads existe.
Essa estratégia tem o objetivo central de aprimorar o fluxo de conversão dos seus leads, fazendo com que a mensagem certa chegue para a pessoa certa e no momento certo.
Mas não para por aí! A segmentação de leads possui outros objetivos e benefícios que devemos relembrar e destacar. Veja só:
- Aprimora os resultados do seu time de vendas: além de diminuir os esforços do time comercial, essa estratégia ajuda a entregar leads muito mais qualificados e preparados para receberem ofertas.
- Otimiza o fluxo de vendas: segmentar é sobre entender o comportamento e hábitos dos seus potenciais clientes e, com isso, traçar novas estratégias alinhadas com o perfil que está buscando no mercado.
- Alinhar a comunicação: fazendo com que o lead receba a mensagem que precisa e que está preparado para receber naquele momento. Nem mais e nem menos, conteúdo na medida certa!
Além disso, podemos citar vantagens como: aprimorar as estratégias de atendimento, melhorar o relacionamento com o cliente, ajudar a aumentar o engajamento nas campanhas e trazer um caminho mais claro para suas estratégias.
Como segmentar leads
A segmentação de Leads inicia com o fluxo de automação criado em alguma ferramenta compatível e apropriada, por exemplo, o RD Station.
Nessa automação, é possível colocar tags e até mesmo medir o score de cada um dos leads cadastrados e, com isso, desenvolver conteúdos direcionados para cada grupo em específico.
No entanto, vale lembrar que, para que a estratégia aconteça de forma efetiva é necessário contar com um profissional que domine o assunto ou com uma parceira especialista em Inbound Marketing.
Aqui na Agência Spiner, por exemplo, já ajudamos centenas de empresas a aumentarem o número de conversão de leads por meio da segmentação.
Quer entender mais do assunto e levar a sua empresa para o próximo nível?
Venha falar com a nossa equipe e ganhe uma consultoria gratuita que vai te ajudar a encontrar as melhores estratégias no digital para o seu negócio.