A migração do Google Analytics Universal para o GA4 é um assunto muito comentado por todos aqueles que anunciam na plataforma do Google ou até mesmo pretendem anunciar!
Diante de tantas mudanças que ocorreram nos últimos tempos, é comum que surjam dúvidas, alguns mitos e até mesmo questionamentos.
Por isso, estamos aqui! Para esclarecer detalhes sobre o fim do Universal Analytics e o início definitivo do GA4.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto e sanar as suas dúvidas, preparamos este artigo com os principais tópicos que envolvem a migração.
Ao final da leitura, você terá uma base de como a sua empresa deve se comportar perante a essas mudanças e como começar a se adaptar desde já.
Então, vamos lá?
Afinal, o que é GA4?
O Google Analytics 4, mais conhecido como GA4, foi criado para substituir o Google Universal Analytics (ferramenta de análise de dados do Google)
Essa nova versão tem como foco a privacidade e segurança dos dados dos usuários e, com isso, o fim dos cookies de terceiros nos navegadores.
Diferente do programa atual, a ferramenta usa o modelo de “eventos” para medir as ações dos usuários e não depende exclusivamente de cookies para executar esses monitoramentos.
Além disso, o GA4 tem como foco a expansão da análise de dados, buscando aperfeiçoar os relatórios e trazer mais detalhes sobre os comportamentos dos usuários.
Leia mais em: CONHEÇA O NOVO GOOGLE ANALYTICS 4
GA4: mais sobre as mudanças
Como falamos no tópico anterior, o GA4 trouxe algumas mudanças exclusivas, que não podem ser encontradas no Analytics Universal. Confira quais são elas:
- Oferece uma visão completa de todo o ciclo do cliente, integrando os dados de sites e aplicativos.
- Os dados do Google Ads são integrados ao GA4 para a otimização das publicidades.
- Os eventos conseguem medir quais ações os usuários executam como: download, cliques, pesquisas, rolagens, entre outros.
- É possível criar “públicos preditivos”, que apontam prováveis intenções de compra.
Como migrar do Analytics Universal para o GA4
O processo de migração do Analytics Universal para o GA4 pode ser feito com o suporte do próprio Google.
A empresa criou um assistente de configuração que vai facilitar essa tarefa.
Todos os usuários podem ver o Assistente, mas é necessário ter papel de Editor na propriedade para fazer mudanças. Veja só o passo a passo:
- Faça login no Google Analytics.
- Navegue até sua propriedade do Google Analytics 4.
- Clique em Administrador.
- Na coluna Propriedade, clique em Assistente de configuração.
Para ver detalhes de como realizar a migração, acesse: https://support.google.com/analytics/answer/10759417 e https://support.google.com/analytics/answer/10110290?hl=pt-BR
Dê o próximo passo para crescer no digital!
Nós, da agência Spiner, somos especialistas em anúncios no Google Ads e estamos prontos para te ajudar a crescer no digital por meio da publicidade online e aumentar o faturamento da sua empresa.
Diante de todas as novidades que o GA4 está trazendo para o mundo digital, é possível potencializar ainda mais os seus resultados dos seus anúncios.
Quer saber mais como funcionam os nossos serviços?
Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo.