A conquista de novos clientes e um atendimento de qualidade são um dos maiores desejos de qualquer negócio. Todo mundo sabe que um cliente satisfeito consegue promover uma marca e de alavancar resultados, não é mesmo?
Além disso, as empresas estão a cada dia valorizando muito a comunicação humanizada com o cliente, buscando construir relacionamentos duradouros e significativos por meio de conversas e mensagens mais personalizadas a cada caso.
Esses são apenas um dos motivos do crescimento do Marketing Conversacional, que vem ganhando força nos últimos tempos, quando os consumidores, cada vez mais, querem se sentir compreendidos e tratados com atenção e individualidade, e não como robôs através de respostas automáticas.
Tem interesse em entender mais sobre como esse recurso funciona e o como você pode aplicar na estratégia do seu negócio? Nesse conteúdo iremos te ensinar como fazer.
Vamos lá?
Afinal, o que é marketing conversacional?
O conceito de marketing conversacional surge com a ampla divulgação e o uso de tecnologias como chatbots e assistentes virtuais, são exemplos disso a Alexa, Siri e Google Home. Ou seja, é um diálogo criado entre a empresa e o possível cliente ideal, visando gerar engajamento e um melhor atendimento.
Pense na seguinte situação: Um indivíduo interessado em consórcios, entra no site de uma empresa que comercializa esse tipo de serviço. Ao navegar pela página, ele é atendido por um desses chats, que consegue filtrar e fornecer o primeiro contato. Logo após uma qualificação das suas necessidades, ele consegue agendar uma reunião para os próximos dias.
Agora imagine o segundo cenário: a mesma pessoa, passa horas pelo site e não recebe nenhum atendimento e nem consegue entender como comprar ou como funciona o serviço. Não há um atendimento e ele sai sem comprar ou sem ter suas dúvidas resolvidas.
Qual das opções acima, teriam mais chances de fechar a venda ou de prestar um atendimento de excelência? Quem respondeu a primeira opção acertou e é esse tipo de ferramenta que chamamos de marketing conversacional.
É por meio desse tipo de conversa que é possível entender as dores e desejos do lead e dessa maneira instruir e direcionar para o melhor caminho. Fica também muito mais fácil conduzir seu cliente e fazer com que ele transite por toda a jornada de compra, compreendendo como o produto ou serviço funciona e se de fato é para esse consumidor.
Um universo de robôs e chatbots
Podemos dizer sim que esses robôs de atendimento facilitam as estratégias de marketing: eles conseguem interagir com humanos por meio de conversa. Tudo isso, trouxe novas possibilidades de marketing, como ações, campanhas e até comercialização de produtos a partir de conversas.
A ideia principal é fazer com que o usuário saia do ponto apenas de receptor, mas para alguém que consegue participar ativamente do processo de descoberta e escolhas sobre suas preferências.
Leia mais em:
5 Motivos para você começar a anunciar no Facebook Ads
Como o seu negócio pode se beneficiar com essa estratégia?
A principal premissa do Marketing Conversacional, ou às vezes conhecido como Marketing de Conversação, é criar uma relação de atendimento e experiência humana entre marcas, empresas e seus usuários. Não seria possível fazer isso tudo, sem esse recurso, com o número expressivo de cliques e acessos a uma página, por exemplo.
Seguindo essa lógica, é possível qualificar contatos e criar uma base de leads realmente interessada no seu negócio.
Vantagens ao usar o Marketing Conversacional:
Você gera conexão com os clientes
Com o uso do marketing conversacional é possível criar um atendimento único e personalizado. As interações tornam-se mais humanas, com linguagens mais informal e ao final do contato, ainda se consegue a coleta de feedback sobre o atendimento.
Indicadores corretos
Com a inteligência do chatbot, é possível acessar os indicadores de satisfação, gerar relatórios e ajustar as experiências de cada cliente.
Quando você observa esses dados e consegue tê-los em mãos, o seu processo de vendas e atendimento torna-se muito mais agilizado. Tudo o que uma empresa de sucesso quer.
Contatos Qualificados
Os clientes que chegarem até você podem ser qualificados e trabalhados com base nas informações fornecidas por meio das conversas. Quando você descobre o que ele deseja, fica muito mais fácil de otimizar e garantir as melhores soluções, ao atender os desejos e necessidades do seu público.
Eu ouvi clientes satisfeitos?
Com o avanço da internet e uso de celulares para navegação na internet, os hábitos e desejos do público também mudaram. Hoje em dia, as pessoas esperam agilidade e rapidez nos atendimentos. Ao escolher trabalhar com estratégias do Marketing Conversacional, você chega muito mais próximo deles e adequar a sua forma de se comunicar com esses consumidores, que cada vez estão ainda mais exigentes.
Em resumo, a estratégia do marketing conversacional combina conversas humanas, bate-papo ao vivo e com inteligência artificial e outras mensagens automatizadas incorporadas e projetadas para oferecer experiências úteis para quem interage com uma marca.
Agora que você já sabe sobre o Marketing Conversacional, gostaria de continuar aprendendo sobre como usar as melhores estratégias de marketing a favor do seu negócio? Não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos. Clique aqui para atualizar todo seu conhecimento.