Conteúdo de valor. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre isso. Mas, afinal, do que se trata essa estratégia de marketing e como ela pode agregar ao crescimento do seu negócio?
Se você quer começar a produzir esse tipo de conteúdo e a fomentar uma presença forte da sua marca no meio digital, leia o artigo que produzimos para entender como colocar em prática. Veja a seguir.
Conteúdo valioso mesmo?
Atualmente, quando usuários fazem busca por algum termo na internet, surgem diversos conteúdos com dicas ou informações sobre o tema. Geralmente são marcas e empresas que entregam conteúdos para abordar os determinados assuntos.
Uma coisa é fato, o perfil dos consumidores mudou nos últimos anos e as pessoas sentem necessidade de entender mais sobre seus interesses quando pensam em comprar algum produto ou serviço e é nessa régua que existe a criação de conteúdo.
Ou seja, conteúdo de valor é tudo o que é confiável, e que realmente promove uma transformação na vida do leitor e lhe dá segurança de ter encontrado a resposta para sua dúvida.
A importância de fornecer conteúdos relevantes e significativos é enorme. Afinal, segundo o artigo do Search Engine Land, 43% dos consumidores dizem ignorar as empresas que fornecem conteúdo irrelevante. Já uma pesquisa da plataforma Gigya concluiu que 32% chegam a boicotar sites de marcas e empresas pela mesma razão.
Assim, as marcas estão buscando entender os interesses, objetivos e aspirações das pessoas com as quais desejam interagir.
Atenção aqui: criar conteúdo não é mero passatempo. Não se trata simplesmente de ter um blog atualizado ou postar qualquer coisa nas redes sociais. Os posts no blog, o email marketing, os ebooks, vídeos, podcasts, webinars… Todo conteúdo deve ser pensado de forma estratégica e integrada com as metas que a empresa quer alcançar.
Benefícios do marketing de conteúdo
-Melhorar a visibilidade online da empresa.
-Tornar-se referência a partir do Marketing de Conteúdo;
– Reduzir os custos de aquisição de clientes;
– Influenciar na decisão de compra;
– Otimizar a experiência pós-venda com o Inbound Marketing.
Usar o marketing de conteúdo é uma forma de engajar com seu público-alvo, através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor, que permite você ganhar dinheiro através da comercialização de produtos/serviços direcionado a este público-alvo.
Além de todos esses benefícios listados acima, por meio da geração de conteúdo, é possível otimizar vendas e fidelizar clientes que enxergam em sua empresa a solução para seus problemas.
E agora, por onde começar?
Antes de mais nada, é preciso traçar o planejamento de toda sua estratégia de marketing de conteúdo. Quais são seus objetivos: gerar leads, aumentar a relevância e a autoridade da marca, aumentar a cultura e o acesso ao seu produto? Você terá uma equipe dedicada ou irá terceirizar? Há um orçamento disponível? De quanto?
Além disso, para poder fazer um planejamento eficaz, é preciso saber quem são as suas as suas personas, que nada mais é que o seu cliente ideal. Afinal, se você vai produzir conteúdo, é importante saber para quem é este conteúdo, certo?
Ao conhecer suas personas, será mais fácil definir quais canais você precisa estar presente, os formatos de conteúdo que você irá trabalhar e a voz da sua empresa. A voz é o tom que o seu conteúdo vai ter: mais sério e formal, mais informal e jovem, mais institucional, educacional ou descontraído?
Com essas definições, você poderá então planejar o seu cronograma, os responsáveis por cada uma das ações, os processos e as ferramentas que você irá precisar.
Como o marketing de conteúdo funciona?
- Mais de 39% de todos os consumidores vêm através de buscas.
- As mídias sociais amplificam o tradicional boca-a-boca.
- 77% das companhias B2C e 41% das companhias B2B já adquiriram um cliente através do Facebook.
Como medir o sucesso?
- Aumento das taxas de conversão por vendas ou leads.
- Controlar quais fontes de conteúdo mais contribuem para o funil de conversão.
Depois da conversão, as pessoas compartilham suas experiências em blogs, mídias sociais e fóruns.
Estas discussões referentes a conteúdo constroem vínculos e impactam positivamente a pesquisa e a conscientização das mídias sociais.
Agora que você já entendeu a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio, que tal aprender ainda mais sobre estratégias para alavancar os seus resultados?
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