Entenda mais sobre esta forma de comunicação e como ela pode ser útil para sua empresa.
Muito utilizado por diversas pessoas e ao mesmo tempo pouco compreendido, o Blog como definimos na língua portuguesa e muito conhecido como blogue entre os europeus, seu surgimento veio com a expansão da internet e era muito utilizado pelos adolescentes com uma espécie de diário, onde suas inquietações eram escritas em pequenos artigos.
Hoje este mesmo público ainda tem participação muito importante nesta ferramenta de comunicação. Entretanto, muitas empresas têm utilizado o blog como um meio de comunicação com seus clientes (e potenciais clientes), com informações sobre as empresas, produtos e temas relevantes sobre seus mercados e público-alvo.
Mas o que é Blog realmente?
O Blog é uma simples página na web, simples pela facilidade da sua criação. Muitos sites disponibilizam a criação de um blog gratuitamente, onde o usuário apenas formata seus modelos já definidos com imagens e planos de fundo, uma espécie de mini-site. Depois da criação do Blog, devemos então iniciar as postagens.
As postagens são artigos de extensão variada e muito conhecidos como posts. É neles que vamos atuando e despertando o interesse de muitas pessoas de acordo com os nossos posts/artigos. Não existe uma regra para que isso aconteça, basta ter um assunto em mente e desenvolver com riqueza de detalhes. Além disso, a linguagem no blog pode ser da mais formal a informal, com o linguajar mais despojado, porém, as regras gramaticais e erros ortográficos não são bem aceitos, o que faz cair em total descrédito as suas postagens. Isso não fica bem para uma empresa, não é mesmo?
No blog podemos colocar tudo o que desejamos introduzir: músicas, vídeos e o que mais achar interessante para entreter e conquistar seus seguidores – este é o nome dos seus leitores que se cadastram para mostrar em outras mídias que seguem as suas informações.
Para que servem os blogs e como as empresas podem utilizá-los?
Hoje os blogs servem para a divulgação de pequenos nichos de negócios, dar mais informações sobre o que você faz de melhor como dicas de culinária, cuidados com crianças, moda e elaboração de tutorial para muitos assuntos de A à Z. É possível desenvolver posts variados para seu blog, com um diário e situações cronológica para que cada postagem tenha mais sentindo, assim os leitores assíduos conseguem enxergar a veracidade do que você deseja mostrar para eles.
Apesar da crescente utilização das redes sociais, é altamente recomendável a empresa ter um blog dentro de seu website como um meio de comunicação com o cliente e para obter um melhor posicionamento da busca orgânica do Google.
Muitas empresas costumam contratar profissionais para a criação de blogs mais personalizados e que levem em consideração uma estrutura e produção de conteúdo otimizados para a busca do Google – algumas, inclusive, possuem equipe de redatores para o gerenciamento de conteúdo do site, o que envolve o blog.
Além disso, é possível divulgar diretamente seus produtos em blogs de nicho através do Google AdWords e outras redes de afiliados.