Quanto mais exploramos o AdWords mais vemos como ele é uma ferramenta completa. Definir quais palavras-chave usar e conhecer bem os tipos de correspondência de palavras-chave pode tanto retornar ótimos resultados, se bem aplicadas, como torrar seu orçamento do dia para a noite, se não forem selecionadas com sabedoria.
Atualmente há 5 tipos de opções de correspondência de palavras-chave: ampla, ampla modificada, frase, exata e negativa. Abaixo você confere cada uma delas e alguns exemplos. Mas antes de darmos continuidade a explicação precisamos ressaltar uma coisa. Quando inserimos uma palavra-chave com correspondência específica é preciso colocar o símbolo equivalente a cada uma delas. Por exemplo, a palavra-chave ampla não precisa de nenhum símbolo, a ampla modificada precisa do + antes da palavra, já a correspondência de frase precisa de aspas e a exata precisa de colchetes. Já a palavra-chave negativa, precisa de um sinal de menos antes da palavra-chave.
Correspondência Ampla
As palavras-chave de correspondência ampla possuem um volume de pesquisa muito alto, pois nela estão inclusos pesquisas com erros gramaticais, sinônimos, plurais e termos complementares.
Por exemplo, se alguém faz uma busca usando o termo roupa importada pode ser que os resultados retornem assim:
Termo Buscado | Termos que podem aparecer |
Roupa Importada | Comprar roupas importadas |
Site de Roupas importadas | |
Comprar roupa importada | |
Roupa importada para bebe | |
Vender roupa importada |
Ampla Modificada
A correspondência ampla modificada é o meio-termo entre a ampla e a de frase. Em tese, ela retorna mais resultados que as palavras-chave de frase e garante mais controle que as amplas. Como já dito, basta adicionar o símbolo (+) na frente da palavra. Esta correspondência mostra variações aproximadas, podendo ser em qualquer ordem.
Termo Buscado | Termos que podem aparecer |
+Roupa +Importada | Roupa importada |
Roupa importada para bebe | |
Roupa importada online | |
Roupa masculina importada | |
Roupa infantil importada |
Correspondência de Frase
Essa correspondência pode exibir variações aproximadas e também incluir palavras adicionais antes ou depoisdela. Exemplos de palavras que podem vir antes ou depois se alguém pesquisar por “roupa importada” :
Termo Buscado | Termos que podem aparecer antes: |
“Roupa Importada” | preço de roupa importada |
comprar roupa importada | |
Termos que podem aparecer depois: | |
roupa importada para revenda | |
roupa importada barata |
Correspondência Exata
A correspondência exata é a mais limitada de todas, sendo assim é normal que o volume de buscas seja baixo. Ela é ideal para ser usada por quem está anunciando produtos específicos, como por exemplo, com número de série ou código. Ela só irá exibir anúncios para quem fez a busca usando exatamente a palavra-chave que aciona o anúncio, porém é possível configurar na campanha para que erros gramaticais, plurais e pequenas variações sejam exibidos.
Termo Buscado | Termos que podem aparecer |
[Roupa importada] | Roupa importada |
Correspondência Negativa
Além das 4 correspondências de palavras-chave que vimos existe a palavra-chave negativa, essencial para filtrar buscas indesejadas que acabam acionando o anúncio e gastando seu orçamento sem retornar conversões, separamos um post especial para esse assunto. Clique Aqui e confira.