Com certeza o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado no país, mas conforme o tempo foi passando a rede foi se adaptando e recebendo diversas melhorias. Hoje, o aplicativo é usado de diversas formas diferentes, inclusive para vendas!
Muitas empresas estão utilizando o “Whats” para alcançar clientes e negociar vendas, afinal, a plataforma pode dispensar a criação de um ecommerce, fator interessante para aqueles que procuram por economia.
É muito importante entender a melhor maneira de implementar o aplicativo no seu negócio, pois a mistura de conta pessoal e profissional não pode acontecer, e essa é uma das maiores dificuldades para quem está pensando em utilizar a ferramenta no dia a dia.
No artigo de hoje, iremos te dar algumas dicas de como aplicar o WhatsApp no seu negócio. Continue lendo para saber mais.
Por que vender pelo WhatsApp?
Além de ser uma alternativa de atendimento mais rápido, o aplicativo é visto como um contato mais próximo, deixando de lado aquele sentimento de frieza que pode acontecer na conversa por e-mail.
O fator escala também é interessante para as empresas, ao contrário do telefone, o vendedor pode manter contato com mais de um cliente enquanto aguarda uma resposta.
O aplicativo é ótimo para levantamentos de dados que podem ser metrificados. Volume de atendimento, velocidade do primeiro contato, tempo médio de resposta, são alguns dos fatores que podem te ajudar na gestão comercial.
Por esses e outros motivos, o WhatsApp pode ser usado como um canal de venda, e suas atualizações caminham cada vez mais para essa finalidade. Confira abaixo, algumas dicas de como implementar a ferramenta no seu negócio.
Utilize o WhatsApp Business
Nessa altura do campeonato, você já deve saber a importância dos dados em qualquer canal de comunicação. O Business tem como principal funcionalidade a possibilidade de verificar as métricas.
Os resultados auxiliam na tomada de decisões da empresa, além de revisar quais as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.
Para uma melhor organização, por meio de etiquetas é possível criar grupos de acordo com a jornada de compra do cliente. Por exemplo, existem clientes que ainda estão em negociação e outros que já pagaram o serviço que foi solicitado, você pode criar etiquetas como “Novo pedido” e “Pago” para fazer a separação desses consumidores.
Utilize a ferramenta catálogo
Caso você faça venda de qualquer produto, use e abuse da ferramenta catálogo!
A funcionalidade chegou com a promessa de aumentar as vendas, pois a ferramenta permite que o cliente tenha acesso aos produtos disponíveis e seu respectivo valor. Portanto, o processo de venda e compra acaba se tornando muito mais eficaz e dinâmico.
O catálogo é perfeito para pequenos negócios que ainda não possuem site, se for o seu caso, aposte na ferramenta como seu aliado!
Dedique seu tempo para o atendimento
Apesar de trazer praticidade para o dia a dia da empresa, o WhatsApp precisa receber atenção integral.
Quem nunca tentou entrar em contato com uma empresa pelo Whats e ficou horas esperando por um atendimento? Durante esse período de espera, o cliente pode facilmente desistir de realizar qualquer tipo de negociação.
O cliente manda mensagem sempre esperando por uma resposta rápida, caso contrário, ele irá comprar na concorrência.
Para que isso não aconteça, tenha certeza que existe um colaborador exclusivo para esse tipo de atendimento, ofereça treinamentos para seus funcionários aprenderem como lidar com o público na internet.
Invista em Marketing de Conteúdo
Aproveite a plataforma por completo, não use apenas para divulgar os produtos e serviços da empresa. Invista no Marketing de Conteúdo!
Caso você queira atrair e engajar seus clientes, o Marketing de Conteúdo é um ótimo passo para sua empresa entregar materiais relevantes. Essa estratégia pode deixar o seu consumidor mais seguro e também pode facilitar o processo de pós-venda.
Veja abaixo os materiais que podem ser usados:
- Foto;
- Vídeo;
- Infográficos;
- Áudios.
Seja objetivo
Vender pelo WhatsApp faz você pensar em que? Praticidade e agilidade, certo?!
Tenha em mente que se o consumidor está te procurando por esse canal, ele deseja receber mensagens rápidas e objetivas. Evite mandar conteúdo que foge da linha de raciocínio do cliente, ele pode perder a paciência e finalizar o atendimento no mesmo instante.
Parece até óbvio dizer, mas escute o seu consumidor! Entenda qual a sua principal necessidade, assim você terá um atendimento muito mais objetivo e eficaz.
Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para você realizar suas vendas e passar credibilidade e confiança para o seu cliente.
Use essas informações para aperfeiçoar o seu atendimento. Você possui um site? Que tal criar um link direto para o seu Whats da sua empresa? A Spiner pode te ajudar a implementar essa função no seu negócio, entre em contato conosco e saiba mais!
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