Tag Manager é uma ferramenta para gerenciar todas as tags de monitoramento que são inseridas em um site.
Antes era necessário que fosse inserida cada tag individualmente no site o que poderia atrasar a campanha ou prejudicar no seu desenvolvimento.
O Google Tag Manager veio justamente para isto: resolver este problema de inserção de tags e facilitar o lançamento das campanhas, bem como auxiliar para um monitoramento.
Como funciona o Tag Manager
Com este gerenciador de tags, você só precisa inserir uma tag no site e configurar todas as tags que necessitar no próprio Tag Manager, selecionando em qual local cada tag será acionada.
É altamente recomendável que você utilize o maior número possível de tags para obter maior aproveitamento dos dados apresentados e possa, desta forma, otimizar a sua campanha de marketing digital.
Ainda que o Google Tag ofereça diversos modelos pré-definidos de tags, que podem facilitar ainda mais o seu trabalho, é importante considerar que há a possibilidade de criar tags personalizadas, permitindo que sejam contemplados todo o recurso que você precisa para a execução de determinada campanha.
Como criar e utilizar o Google Tag Manager?
Primeiro você precisa ter uma conta do Google. Ao fazer o login, basta acessar http://www.google.com.br/tagmanager/ e integrá-la com o Tag Manager.
A partir da ferramenta, você poderá criar a sua conta no Tag Manager (https://tagmanager.google.com) preenchendo o passo a passo com todas as informações sobre a sua empresa e seus sites.
A gestão das contas no GTM é feita em módulos chamados de “contêiners”. O contêiner nada mais é do que o espaço em que é configurado e hospedado todos os códigos que estarão na sua conta no Tag Manager, permitindo, por exemplo, que você tenha em uma mesma conta, vários contêiners.
Após inserir o nome da empresa, você já poderá criar o primeiro contêiner. Colocando um nome para identificá-lo e selecionando “Web”, “iOS” “Android” ou “AMP”, o contêiner já será criado. Após aceitar os termos de utilização do serviço, já irá surgir o código que deverá ser colocado nas páginas que você deseja obter as informações a partir da tag.
É importante lembrar que para inserir o código corretamente nas páginas, deve-se ter o mínimo de conhecimento sobre programação, já que exige uma mudança estrutural nas páginas em que se deseja adicionar as tags.
Assim que o seu primeiro contêiner é criado, você já está apto a utilizar o Google Tag Manager, sendo que, boa parte de suas ações na plataforma serão no ambiente chamado de “espaço de trabalho”.
Utilizar o espaço de trabalho do Google Tag Manager pode parecer muito desafiador no começo, mas com bastante prática, é possível conseguir gerenciar todas as suas tags de forma muito mais fácil.
Colocando o Google Tag Manager na sua campanha de marketing digital
Além da parte prática, de saber como utilizar o GTM e o que você precisa fazer para ter acesso a esta ferramenta, é fundamental que se consiga compreender o que a sua empresa espera a partir da utilização das tags.
O Google Tag Manager deve estar incluído no planejamento da sua campanha de marketing digital, devendo ser entendido como mais uma ferramenta à sua disposição para executar a campanha da melhor forma possível
Somente desta forma, será possível que esta estratégia possa trazer maiores benefícios à sua marca. Nesse sentido, a utilização das tags – assim como a definição sobre em quais páginas determinada tag deverá estar – é uma decisão gerencial que deve estar atrelada e relacionada ao conjunto das táticas utilizadas pela sua campanha de marketing digital.
No momento de decidir usar o Google Tag Manager para beneficiar o posicionamento da sua marca na internet, é importante considerar quais serão os profissionais responsáveis pela administração do GTM e pelo correto acompanhamento dos resultados obtidos.
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