Acompanhar as principais métricas do Facebook é a maneira mais certeira de verificar se as suas estratégias estão gerando resultados positivos.
No Facebook Insights, plataforma gratuita do próprio Facebook, você encontra diversos dados para analisar o desempenho das suas publicações. Mas se você já utiliza o Facebook para Empresas, não deixe de conferir todas as informações e funcionalidades disponíveis no Gerenciador de Negócios.
Principais métricas do Facebook
- Alcance
O alcance é o número de pessoas que viram seu anúncio pelo menos uma vez durante o período da campanha. Essa taxa está diretamente associada ao lance, ao orçamento e ao público escolhido.
É importante lembrar que o Facebook entrega as publicações de forma orgânica para apenas 1% da base de fãs da sua página. Então se você busca atingir mais usuários, o ideal é fazer o impulsionamento dos posts, ou seja, transformar os seus posts em anúncios.
- Resultado
É o número de vezes que seu anúncio atingiu um resultado com base nos seus objetivos de negócios.
Antes de criar qualquer tipo de campanha, pense bem qual é o seu principal objetivo!
Para cada tipo de objetivo existe um resultado. Por exemplo, se você busca mais visitas em seu site então seu resultado será a quantidade de cliques. Para promover vídeos dos seus produtos ou da sua marca, observe o número de views. Já para conseguir leads, o mais importante será quantas pessoas fizeram o cadastro no formulário.
Aproveite essa métrica para comparar os resultados das campanhas e para identificar áreas de oportunidade para obter as melhores conversões.
- Custo por resultado
O custo por resultado demonstra como seu objetivo foi alcançado em termo de custo-benefício. A partir desses dados, você pode determinar com mais precisão quanto deve investir em cada tipo de anúncios nas próximas campanhas.
Essa métrica é calculada da seguinte maneira: o orçamento total da campanha dividido pelo número de resultados.
Para que você compreenda melhor, veja um exemplo.
Se você está buscando leads, então você deve dividir o valor do investimento pela quantidade de usuários que fizeram o cadastro. No entanto, é importante também fazer outro cálculo, o de custo por cliente, afinal, um lead é um potencial cliente, mas não é a conversão final, certo?!
Suponhamos que seu investimento foi de R$ 100,00 e que a campanha gerou 10 cadastros. Seu custo por resultado/lead foi de R$ 10,00. Mas desses 10 cadastros, apenas 5 se tornaram clientes, então o custo por cliente será R$100,00 dividido por 5, igual a R$20,00.
- Frequência
A frequência corresponde a média de vezes que o seu anúncio foi visualizado por uma mesma pessoa. Essas visualizações dependem do seu orçamento, tamanho do público e programação da campanha.
Faça o monitoramento dessa métrica para ter a certeza de que as pessoas não estão visualizando seus anúncios várias vezes. Se isso acontecer, o recomendado é trocar o anúncio por outro mais criativo ou fazer uma segmentação com um público diferente.
Outra maneira de analisar os resultados das campanhas é criando um Pixel do Facebook para ser instalado no seu site. O pixel é um trecho do código HTML que permite verificar a eficiência do seu anúncio por meio das ações que as pessoas tomam enquanto estão navegando no site.
Compare ao longo dos meses as principais métricas do Facebook e analise o desempenho da sua página. Se os resultados não forem positivos, então já está na hora de mudar suas estratégias! A Spiner é uma agência de marketing digital com expertise em produção de conteúdo e anúncios. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa!