O formulário é o principal componente para conseguir leads em um hotsite ou landing page. Mas muitas pessoas erram ou exageram em quais informações solicitar ao visitante, e isso pode diminuir a taxa de conversão.
Os dados solicitados aos leads são importantes para verificar qual é o perfil do visitante do hotsite e também para fornecer informações suficientes para que a equipe de vendas consiga entrar em contato.
Ficou curioso para saber quais são as estratégias para criar um bom formulário? Veja a seguir!
Estratégias para criar um bom formulário para conseguir leads
1 – Não solicite informações sigilosas
Não solicite dados pessoais como CPF e RG. Esses tipos de informações, se necessárias, podem ser solicitadas no próximo passo do processo de vendas.
Além disso, esse tipo de solicitação pode assustar o visitante fazendo com que ele abandone a página e não conclua o preenchimento do formulário.
2- Evite criar formulários longos para conseguir leads
Quanto mais objetivo e curto for o seu formulário, melhor! Afinal, o formulário é apenas o primeiro passo para iniciar um contato com o possível cliente.
Antes de criar um formulário, pense em quais informações realmente são relevantes para o seu negócio.
Se o formulário for muito longo, o lead pode desistir de preenchê-lo.
3- Foco para a oferta
Todo o conteúdo do hotsite é desenvolvido para convencer o lead a preencher o formulário. Já que esse é o seu principal objetivo, certo?
Por isso, não deixe de enfatizar no formulário o que está sendo ofertado, como o download de um e-book ou um contato com a equipe comercial.
Evite oferecer mais de uma oferta na página para não confundir o visitante. Utilize recursos gráficos como setas e caixas de texto que direcionem a leitura do visitante para o seu objetivo.
4- Perguntas objetivas
Evite colocar perguntas abertas em seu formulário. O ideal é sempre utilizar perguntas objetivas ou com opções de respostas bem definidas.
Uma dica é investir em formulários inteligentes. Assim, os dados do lead já são identificados e inseridos no formulário automaticamente caso ele já faça parte da sua base.Isso facilita o preenchimento e pode aumentar a sua taxa de conversão.
4 – Informações dos leads gerados
Procure uma plataforma ou uma empresa que crie um hotsite em que os leads gerados sejam enviados automaticamente para o e-mail da equipe de vendas. Quanto mais rápido você retornar para essas pessoas, maiores são as suas chances de fechar um negócio.
E não se esqueça de salvar todas as informações obtidas em um banco de dados.
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