Alguma vez seu anúncio não foi aprovado pelo Facebook? Antes dos anúncios serem veiculados, eles são analisados de acordo com as Políticas de Publicidade do Facebook.
Essas regras servem para controlar o tipo de conteúdo divulgado com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários na mídia digital.
Antes de criar algum anúncio, verifique se o produto ou serviço pode ser divulgado ou se deve seguir algumas restrições. Para divulgar alguns tipos de conteúdo, o anunciante precisa solicitar uma permissão para a veiculação. Então esteja atento para saber se a sua empresa se enquadra nas situações que veremos a seguir.
Antes de explicarmos quais são os conteúdos proibidos e restritos, entenda como funciona o processo de análise dos anúncios.
Processo de análise dos anúncios
Durante esse processo, os anúncios do Facebook ou Instagram passam pelas análises de imagem, texto, posicionamento e página de destino.
Antigamente, as políticas de publicidade proibiam anúncios com mais de 20% de texto. Hoje já é permitida a veiculação com mais de 20% de texto, porém com um alcance menor ou inexistente. Antes de inserir a imagem na plataforma do Facebook, verifique a quantidade de texto usando a Ferramenta de sobreposição de texto. Se o texto da imagem estiver como “Alta”, “Média” ou “Baixa”, considere alterar a chamada, fonte e cores até que o anúncio seja classificado como “Ok”.
Normalmente os anúncios são analisados em até 24h no Gerenciador de Anúncios, porém podem demorar mais um pouco dependendo do tipo e conteúdo da imagem.
O anúncio pode ser reprovado se não seguir as regras de Políticas de Publicidade. Se acontecer isso, faça a edição e reenvie para a análise. Mas se não for possível editar ou se você verificar que teve um erro, solicite uma contestação da decisão. Ao ser aprovado, você receberá um e-mail e a veiculação começará automaticamente.
Agora que você já conhece o processo de análise e como agir caso o anúncio seja reprovado, veja quais são os conteúdos proibidos e restritos de acordo com as Políticas de Publicidade do Facebook.
Conteúdo proibido nas Políticas de Publicidade do Facebook
A lista a seguir mostra quais são de temas que não podem ser anunciados no Facebook:
- Produtos ou serviços ilegais;
- Anúncios com conteúdo que incentivam a discriminação;
- Produto de tabaco, drogas e produtos relacionados;
- Suplementos que oferecem risco à saúde;
- Armas, munições e explosivos;
- Conteúdo adulto;
- Anúncios que violam os direitos de terceiros, como direitos autorais, de marca, de privacidade e etc;
- Conteúdos sensacionalistas, desrespeitosos ou violentos;
- Anúncios que afirmam atributos pessoais de acordo com a raça, etnia, crenças e etc;
- Conteúdo enganoso, com ofertas ou práticas comerciais falsas;
- Anúncios com página de destino que não funcionam ou que interferem na capacidade dos usuários em sair da página;
- Conteúdo que explore questões políticas ou sociais para fins comerciais;
- Equipamentos de vigilância ocultos;
- Anúncios com gramática e linguagem ofensiva;
- Produtos ou serviços com funcionalidades que não existem;
- Imagens de “antes e depois” ou com resultados improváveis;
- Conteúdos que promovem a dieta, perda de peso e outros produtos relacionados à saúde;
- Empréstimos para adiantamento de dinheiro ou salário;
- Promoção de oportunidades de ganhar dinheiro com marketing de níveis e leilões;
- Documentos falsos;
- Conteúdo de baixa qualidade, spyware e malware.
Conteúdo restrito nas Políticas de Publicidade do Facebook
Outros tipos de anúncios precisam seguir algumas normas ou solicitar com antecedência a permissão de divulgação. Confira a lista desses conteúdos:
- Bebidas alcoólicas;
- Anúncios de serviços de encontros online;
- Jogos de azar que envolvem dinheiro;
- Loterias estaduais;
- Farmácias online;
- Suplementos dietéticos e naturais;
- Serviços de assinatura;
- Conteúdo de marca;
- Serviços de empréstimos estudantis.
Essas Políticas de Publicidade do Facebook podem mudar a qualquer momento sem aviso prévio. Por isso, fique sempre de olho nessas regras! Para que os seus anúncios tenham um bom resultado, procure agências de marketing digital com ampla experiência em Facebook Ads, assim como a Spiner. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!