Se a sua empresa já está conectada ao mundo digital, o grande desafio que pode surgir é como engajar um público nas redes sociais.
Mas, você sabe o que significa engajamento?
O engajamento é o envolvimento e a interação do público com a marca, e vai muito além donúmero de seguidores nas redes sociais.
A maneira ideal de engajar os usuários é desenvolvendoestratégias que tenham o objetivo de criar ou estreitar o relacionamento entre a marca e o público.
A mensuração é simples, basta somar a quantidade de ações (curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações de vídeos, cliques em links, preenchimentos de cadastros etc). O resultado, multiplique por 100 e depois divida pela quantidade de pessoas alcançadas. Pronto, você tem a taxa de engajamento.
Exemplo:
Um post teve 250 ações. O número de pessoas alcançadas (que viram o post) foi 3.000.
250 x 100 = 25000 / 3.000 = 8,3% é a taxa de engajamento do post
Como não existe um modelo pronto para aumentar a taxa de engajamento, já que depende do comportamento do público-alvo e do perfil de cada empresa, preparamos algumas dicas infalíveis para você aprender a engajar um público nas redes sociais.
Dicas para engajar um público nas redes sociais
– Conheça o seu público-alvo: ter informações sobre o seu público-alvo como comportamento, idade e gênero serão fundamentais para a criação de publicações e de estratégias certeiras.
– Conteúdo de qualidade: as pessoas não entram nas redes sociais para verem anúncios, elas buscam e interagem com páginas que tenham assuntos e temas de qualidade, que sejam relevantes.
Uma dica é produzir conteúdos que estimulem os usuários a comentar, compartilhar e também marcar os amigos.
– Posicionamento: tenha um posicionamento aberto com o público, tornando a marca mais humanizada. Dessa maneira, os usuários vão se sentir mais à vontade para engajar com a marca.
– Atendimento: muitos usuários utilizam as redes sociais para falar com a empresa, esclarecer dúvidas, elogiar e reclamar. Quando isso acontecer, procure ser educado na resposta. Não deixe usuários nervosos e sem educação atingirem o seu emocional. Lembre-se, você estará respondendo em nome da empresa.
Tenha um atendimento rápido e responda todas as dúvidas e reclamações. Isso aumenta a credibilidade da marca e mostra que a empresa valoriza a interação dos usuários.
– Qualidade gráfica: pesquisas apontam que imagens e vídeos geram um engajamento maior do que publicações apenas com frases. Aposte em imagens com boa qualidade e com pouco texto.
Se a sua empresa está no Facebook, veja como escolher as imagens ideais nesse artigo de blog.
– Monitoramento: esteja atento a tudo que acontece na página. Muitos usuários não se comunicam diretamente com a marca, mas usam os perfis pessoais para expor suas opiniões. Por isso, é muito importante também monitorar as menções da marca,e respondê-las para evitar possíveis crises de imagem.
– Mobile: crie conteúdos pensando na facilidade de navegação para o mobile. Por exemplo, publicações com textos grandes necessitam que o usuário clique em “Ver mais” para continuar a leitura, mas será que eles realmente fazem isso?
– Métrica: faça relatórios mensais e identifique quais estratégias tiveram um bom engajamento na página e quais precisam de ajustes. Aproveite esse momento para também verificar o comportamento do público e pensar em novas ideias.
Agora que você já sabe como engajar um público nas redes sociais, confira outros artigos de blog que vão te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre as redes sociais.