Ter uma lista de e-mails com pessoas que tem interessante realmente em receber o que você quer divulgar é muito importante, para atingir seus consumidores realmente é preciso ter uma lista de e-mails.
Muitas pessoas compram listas de e-mails, e não é uma estratégia eficiente. De acordo com as boas práticas do e-mail marketing, você precisa criar uma lista com as pessoas que estão interessadas em seu produto e/ou serviço.
Sabemos que para criar uma base de e-mails não é muito fácil, pensando nisso a E-goi elaborou 21 dicas para criar e aumentar sua base de e-mails.
1) Comece pelos seus instrumentos de contato comercial direto. Assegure-se de que o seu cartão de visita (bem como o de todos os seus colaboradores) inclui uma frase que estimule o cadastro em sua newsletter.
2) Estimule a sua equipe comercial a obter autorização dos contatos telefônicos para cadastrá-los na newsletter. Ofereça uma recompensa por cada e-mail válido captado, desde que com a permissão desses contatos.
3) Coloque na assinatura de todos os seus e-mails (e no de todos os seus colaboradores) um link de cadastro na sua newsletter.
4) Insira um link bem visível para cadastro na newsletter em todas as páginas do seu site. Considere também fazer aparecer automaticamente um convite ao cadastro (em um pop-up, por exemplo).
5) Dê algo de valor aos seus visitantes em troca do cadastro. Por exemplo, ofereça um material interessante em PDF no seu site apenas a quem se cadastrar na newsletter.
6) Anuncie no site promoções e descontos exclusivos para os visitantes que se inscreveram na newsletter.
7) Quando alguém sair do seu site considere a possibilidade de fazer aparecer automaticamente, uma janela para relembrar sobre os benefícios do cadastro na newsletter.
8) Inclua um botão “enviar a um amigo” em todas as páginas do site para potenciar o boca-a-boca e trazer mais visitas.
9) Use o SEO para que seu site esteja bem posicionado nos motores de busca. Quanto mais visitas, mais possíveis cadastrados.
10) Não se esqueça dos canais off-line, como feiras e eventos. Leve sempre fichas de cadastro e incentive os visitantes do seu stand a preenchê-las para receberem informações sobre a sua empresa mais tarde.
11) Durante o evento, sempre que alguém lhe deixar um cartão, pergunte à pessoa se você pode cadastrar na sua newsletter para ficar informada sobre a sua empresa. Depois do evento, insira em sua base os cartões coletados ou trocados.
12) Promova o seu próprio evento. Pode ser a inauguração de uma nova loja, um workshop, uma exposição, etc. É ótimo para reunir os seus clientes, amigos e aproveitar para incentivar o cadastro na sua newsletter.
13) Tem uma base de dados de clientes com muitos endereços, mas muito poucos e-mails? Que tal enviar uma carta a oferecer um brinde caso se inscrevam na newsletter?
14) Faça uma parceria com associações empresariais com o objetivo de promover a sua empresa (e convidar a cadastro na newsletter) utilizando as respectivas bases de dados de associados.
15) Faça uma parceria com uma empresa não concorrente para que as newsletters de ambas tenham um espaço onde possam promover-se mutuamente. Por exemplo, reserve para sua empresa um espaço promocional na e-news dessa empresa com um convite ao cadastro na sua própria newsletter. A outra empresa fará o mesmo.
16) Em cada newsletter enviada, não se esqueça de desenhar um botão bem grande e chamativo com a mensagem “Enviar a um amigo”.
17) Ofereça um desconto ou um presente a cada inscrito que recomende a newsletter e consiga que 10 amigos se inscrevam.
18) Trabalhe a criação de uma comunidade interessada na sua empresa. Use, por exemplo, o Facebook para criar rapidamente uma comunidade online.
19) Depois de criar a sua rede no Facebook, tente trazer o maior número possível de seguidores. Para isso, coloque regularmente informações no seu perfil que sejam suficientemente interessantes para que os seus seguidores as transmitam logo a outras pessoas. Sempre que possível, inclua nessas informações o link de cadastro na newsletter.
20) Personalize a sua própria página do Facebook com um formulário de cadastro na sua newsletter usando um aplicativo, por exemplo.
21) Por último, já que falamos de redes sociais, não se esqueça do Twitter. Abra uma conta nesta rede social e sempre que enviar uma newsletter faça também um tweet com o link respectivo.
Depois destas valiosas dicas da E-goi, temos certeza que você já tem grandes ideias em mente coloque no papel e mãos à obra.