Não adianta ter apenas um site, não adianta ter apenas uma página no Facebook e tampouco adianta somente comprar anúncios do Google. É preciso que todas estas ferramentas de divulgação na internet estejam ligadas entre si e atreladas a outras, formando um conjunto de técnicas que visa posicionar com sucesso a sua empresa no ambiente virtual.
Como há muitas possibilidades para traçar as suas estratégias de marketing digital, e variam muito de acordo com as necessidades, expectativas e objetivos de cada empresa, desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a identificar algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para que a sua empresa alcance o sucesso na internet.
Site
É considerado como o cartão de visitas da sua empresa na internet, ou ainda mais, pode ser considerado como a “casa” da sua empresa neste ambiente.
Você pode disponibilizar todas as informações acerca da sua empresa, bem como dos seus produtos ou serviços, a fim de que o seu cliente (ou futuro cliente) encontre todas as informações que precisar para escolher pela sua marca.
Podendo ser de diversos tipos, como blog, e-commerce, informativo, institucional, entre outros, cabe ao profissional de marketing analisar qual é o melhor modelo de site para o negócio da sua empresa.
O que fazer para que o site tenha sucesso?
Ter um conteúdo atrativo, bem escrito e bem ilustrado, sobre assuntos de interesse do seu público-alvo, é a primeira etapa para que o seu site tenha um número considerável de acessos.
Como estratégias de divulgação dele na web, há diversas possibilidades: pode-se comprar anúncios em outros sites, que também são frequentados pelo seu público-alvo, pode-se comprar palavras-chaves do Google, pode-se investir na escrita de textos profissionais para otimizar o seu site nos mecanismos de busca, pode-se aplicar técnicas distintas para aumentar os acessos a ele e etc.
O seu site ainda pode ser divulgado em todas as suas peças comunicacionais também off-line. Por exemplo, se você for imprimir um panfleto, pode colocar o seu site lá, a fim de levar as pessoas a conhecerem mais sobre o negócio de sua empresa na internet.
Redes sociais
Tão importante como ter um perfil nas principais redes sociais (Twitter, Facebook, etc.) é saber como se dará a administração do perfil e a geração de seu conteúdo.
Como também as estratégias podem ser muito variáveis de empresa para empresa, cabe-se dizer apenas que através de linhas editoriais é possível que se tenha programado como deverá ser o conteúdo que a sua empresa comunica nas redes sociais, mas, o mais importante, é que este conteúdo seja sobre aquilo que o seu público gosta, para que você consiga gerar engajamento dos seus seguidores nas redes sociais.
O que fazer para ter sucesso nas redes sociais?
Evidente que não há uma fórmula de “faça isso e dará certo”, no entanto, conforme o ramo de atuação da sua empresa, você pode vir a desenvolver diversos tipos de estratégia para gerar o engajamento em seus seguidores.
Por exemplo, promoções ao estilo “compartilhe e concorra” costumam fazer muito sucesso no Facebook, e é uma boa dica para o varejo. Já gerar conteúdo com dicas de cultura e lazer na cidade, podem vir a ser boas dicas para negócios locais, sendo que esta questão de geração de conteúdo, depende muito do seu objetivo ao utilizar as redes sociais.
Porém, a grande dica para obter sucesso nas redes sociais é gerar aquele conteúdo que o seu público quer ver e passar para a sua rede de contatos. Para isso, você precisa conhecer muito bem o seu público e saber exatamente aquilo que ele quer.
E-mail marketing
Outra estratégia que é muito utilizada por empresas virtualmente, é o envio constante de e-mail marketing, que consiste no envio regular, uma vez a cada determinado período, de mensagens eletrônicas para as caixas de e-mail previamente cadastradas no banco de dados da sua empresa, ou de empresas que oferecem tal serviço.
O que fazer para ter sucesso com e-mail marketing?
Esta ferramenta de divulgação virtual deve ser utilizada com moderação. Aconselha-se que a empresa deva fazer no máximo o envio de um e-mail marketing por semana, a fim de evitar ser visto como “spam”, pois o público de hoje não gosta de ter a sua caixa de e-mails cheia de propaganda.
Além disso, a arte do e-mail marketing precisa ser bem elaborada. Deve conter o mínimo de informações possíveis e ser visualmente atraente, pois o tempo de leitura de um e-mail marketing pela pessoa impactada pela mensagem costuma ser de no máximo dez segundos.
Campanha de marketing digital
A chave para o sucesso é, portanto, saber integrar todas as ferramentas comunicacionais na web a fim de atingir os seus objetivos. Por exemplo, você pode divulgar nas redes sociais uma promoção que, para concorrer, é preciso preencher um cadastro no site, informando o e-mail de contato. Além de inscrever-se na promoção, a pessoa passa a estar também em seu banco de dados, e você pode vir a enviar e-mail marketing para ela, realizando assim, uma integração completa entre estas três ferramentas.
Há ainda diversas outras estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para que a sua empresa se destaque na internet, no entanto, o desenvolvimento do site, a presença nas redes sociais, e a manutenção do relacionamento on-line através de e-mail marketing, podem ser considerados como indispensáveis para se ter um bom posicionamento virtual.
Para comunicar a sua empresa na internet, é importante que se realize uma campanha de marketing digital que integre as ferramentas apresentadas e outras mais. Esta campanha pode envolver uma série de estratégias, que variam conforme as necessidades da sua empresa. Para isso, é importante o trabalho do profissional de marketing digital, que consegue reconhecer quais seriam as melhores estratégias para a sua empresa e apontar caminhos para que a sua empresa obtenha sucesso na internet.