Pela primeira vez na história da telefonia móvel, a venda de smartphones superou a venda de aparelhos de celulares tradicionais. Este fato histórico ocorreu em todo o mundo entre os meses de abril e junho de 2013, e foi divulgado por uma pesquisa do renomado Gartner Group no início de agosto. Aponta-se que foram vendidos 225 milhões de smartphones, representando 51,8% do total de aparelhos celulares vendidos neste período.
A tendência para os próximos anos é de que os smartphones mantenham-se na liderança e, ainda mais, espera-se que amplie a vantagem frente aos telefones móveis convencionais. Com base nestes dados, pode-se afirmar que as empresas que começarem a investir no marketing digital para mobile agora, estarão adentrando um campo em constante crescimento e dando um importante passo rumo à nova era da informação.
Mas como realizar uma campanha de marketing digital para mobile? Quais são as diferenças que devem ser levadas em conta na hora de se planejar uma campanha de marketing digital para os meios já mais tradicionais? Para responder a estas perguntas e muito mais, apontamos abaixo algumas estratégias a serem utilizadas para desenvolver campanhas de marketing digital para smartphones e tablets e ainda para aparelhos móveis tradicionais.
Mobile Marketing e Mobile Commerce
Mobile Marketing é um conceito que abrange as estratégias publicitárias e as ações de marketing destinadas especificamente para celulares tradicionais e smartphones. Para os aparelhos móveis tradicionais, destacam-se as opções de envio de SMS e MMS. Já para os smartphones e tablets, há uma série de opções que podem ser escolhidas na hora de aproximar-se do seu consumidor.
Mobile commerce refere-se propriamente à comercialização, ou seja, a compra ou a venda de determinado produto ou serviço diretamente através do celular. Enquanto em países europeus os aparelhos de smartphones já vêm apresentando funções capazes de substituir os cartões de crédito, no Brasil esta ainda é uma tecnologia pouco utilizada, mas que, em breve, também estará alcançando um significativo espaço no mercado.
A principal diferença de uma comunicação emitida na WEB e uma comunicação destinada especificamente para smartphones ou tablets fica por conta da programação e do planejamento da mensagem a ser emitida. Enquanto na comunicação da WEB o profissional pode planejar uma comunicação de tela inteira, por exemplo, para aparelhos com telas menores, este é um dos fatores a serem levados em consideração na hora de se definir a mensagem a ser emitida.
Vantagens de uma campanha de marketing digital para mobile
Hipersegmentação: Com a realização de uma campanha de marketing digital para mobile, o profissional pode saber exatamente para quem aquele conteúdo será destinado, com isso, pode haver ainda a personalização da mensagem para determinados grupos de interesse da sua empresa, sejam já clientes ou prospects.
Custo-benefício: O envio de SMS e MMS, os meios mais tradicionais de mobile marketing, costuma apresentar um custo muito baixo por envio, e um ótimo benefício de retorno, tendo em vista que se tem a certeza de que a sua mensagem chegará exatamente para o público de interesse.
Interatividade: Este é um grande benefício para as vendas que veio com o avanço dos smartphones e tablets, tendo em vista o fácil e cômodo acesso à internet. Imagine que você recebeu uma mensagem anunciando um produto em seu smartphone e na hora você já acessa a internet, à procura de mais informações sobre ele e decide, então, adquiri-lo. Com isso, está sendo realizado o processo de interatividade, em que o usuário é atingido pela mensagem e passa a interagir com ela, através da internet.
Então, além dos meios já tradicionais de mobile marketing, ainda apontamos algumas estratégias para utilização de smartphones e tablets em benefício da imagem da sua empresa. Agora, basta que o mobile marketing faça parte do seu planejamento de campanha de marketing digital e, a partir de então, a sua empresa também estará habilitada a lucrar com mais esta prática de marketing.