O consumidor do século XXI está nas redes sociais. Os seus clientes e potenciais compradores também estão nelas. É neste ambiente, que a maioria dos usuários vem realizando pesquisas sobre as marcas, informando-se sobre os produtos e serviços das empresas e, ainda, formando as suas opiniões com base nos pontos de vista dos outros usuários.
Por isso, a sua empresa precisa estar atenta às redes sociais. Precisa estar constantemente monitorando o comportamento dos usuários e oferecendo conteúdo relevante para eles, a fim de gerar o engajamento da sua rede de contatos para com a sua marca, fazendo com que se origine uma imagem favorável da sua marca frente os seus consumidores que estão inseridos neste novo e lucrativo ambiente.
Pesquisa revela o perfil dos consumidores nas redes sociais
No início de 2013, o IBOPE Nielsen Online, uma divisão específica do Instituto Nielsen para realização de pesquisas que envolvam a internet, realizou uma pesquisa inédita no Brasil que apontou dados valiosos acerca do comportamento do consumidor nas redes sociais.
Um dos dados mais importantes levantados por este estudo apontou que 88% dos consumidores pesquisados afirmam buscar informações sobre as empresas ou os produtos nas redes sociais. Com base neste dado, pode-se afirmar que é muito mais provável que o consumidor efetive a compra se encontrar a sua empresa na rede social, ao mesmo tempo em que se pode afirmar que ele terá uma experiência negativa com a sua empresa se não encontrá-la na rede social.
Outros dados levantados por este estudo acerca do perfil dos consumidores ao utilizar as redes sociais no Brasil afirmam que:
– 54% do público que utiliza as redes sociais para informar-se sobre as marcas é composto pelo gênero feminino, enquanto 46% é do sexo masculino.
– Dos utilizadores das redes sociais, 28% encontra-se na faixa etária entre 25 e 34 anos, seguidos pela faixa dos 35 a 49 anos, representando 26% dos usuários de redes sociais.
– 62% dos usuários de redes sociais, acessam mais do que uma vez durante o dia.
– No mobile, 6% dos consumidores acessam as redes sociais utilizando telefones pré-pagos, enquanto 16% utilizam smartphones pós-pagos.
Além destes dados, a pesquisa ainda revelou a impressão que os consumidores têm perante determinada marca na rede social. Constatou-se que aquela empresa que não responde a uma dúvida ou a um comentário do usuário, tem até 35% de chance de deixar uma imagem ruim da sua marca e fazer com que o consumidor pare de acompanhar a sua empresa na rede social.
Outro dado importante levantado por esta pesquisa com os consumidores brasileiros revelou que o tempo de leitura de determinada publicação geralmente é inferior a um minuto. Ou seja, independente de qual é a rede social utilizada para emitir a mensagem, ela deve ser de rápida leitura e assimilação, fazendo com que aumente as suas chances de eficácia.
Como gerar o engajamento dos consumidores nas redes sociais
Não há uma fórmula para que se faça uma boa campanha de marketing digital nas redes sociais, no entanto, há fatores que devem ser levados em consideração na hora de posicionar a sua empresa neste ambiente. Além dos dados apresentados, você sempre deve buscar informações acerca do seu mercado-alvo, a fim de conhecer as especificações sobre o seu público e como ele vem utilizando a rede social. Portanto, toda informação que você tiver sobre os consumidores nas redes sociais, pode ser a chave para se atingir o sucesso na internet.
Com a pesquisa inédita apresentada neste artigo, você conseguiu ter uma noção de como se dá o comportamento do consumidor nas redes sociais e, com estes dados, você poderá estabelecer as estratégias e adotar as medidas necessárias para que consiga realizar uma campanha de marketing digital eficaz focando no relacionamento com o consumidor nas redes sociais.