Há duas formas fundamentais de conseguir colocar a sua empresa na primeira página do Google: a primeira forma se dá através do investimento em links patrocinados. Utilizando o programa Google AdWords, pode ser realizada a compra de palavras-chave e, com base nos dados contratados, o Google posiciona o seu site na primeira página em forma de anúncio. A segunda forma, e que será o foco deste artigo, é a que trata da otimização da busca orgânica, com a aplicabilidade das chamadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que visam posicionar o seu site na primeira página do Google de forma gratuita.
Não importa a área de atuação da sua empresa, nem o quanto a sua marca é reconhecida na WEB, para que se consiga um bom desempenho na internet, é indispensável que esteja bem colocado nas páginas do Google.
Como funciona o Google?
Através de uma complexa série de algoritmos altamente elaborados, em questão de segundos, o Google lista as páginas que contêm o conteúdo mais relevante acerca das palavras-chave digitadas no mecanismo de busca. Basicamente, ele funciona desta forma, mas o ranqueamento de páginas e principalmente a questão de estar na primeira página para determinada palavra-chave, trata-se de um processo muito mais complexo, em que os mínimos detalhes podem fazer toda a diferença entre o sucesso da primeira página e o fracasso da décima página, por exemplo. Sem a compra de links patrocinados, o que faz com que tenha diferença entre a primeira e a décima página do Google são as chamadas técnicas de SEO, que analisaremos a seguir.
Técnicas SEO (Search Engine Optimization)
São técnicas empregadas pelos profissionais de marketing para fazer com que o seu site fique melhor posicionado nos mecanismos de busca. Embora realmente seja trabalho para profissionais, por contar com uma ampla gama de detalhes, procedimentos e métodos, abaixo, daremos duas dicas simples que poderão ser utilizadas até por leigos para posicionar de forma mais satisfatória o seu site nos mecanismos de busca:
Definição das palavras-chave: A cada geração de conteúdo para o seu site, é importante que se definam palavras-chave a serem utilizadas no título, no subtítulo e no corpo do texto. Por exemplo, se você tem um site sobre tecnologia, e irá publicar um artigo com dicas de aplicativos para smartphones, considere utilizar como título “dicas de aplicativos”, pois será desta forma que as pessoas colocarão as palavras no Google e, assim, serão levadas ao link do seu site.
Estrutura do conteúdo: Sempre coloque as palavras-chave no título do artigo ou texto publicado. Opte pela utilização de no mínimo uma imagem e certifique-se que o conteúdo divulgado conterá um mínimo de 300 palavras. Além disso, é aconselhável a utilização de pelo menos um subtítulo que repita a palavras-chave principal. Estas são algumas das métricas utilizadas pelo Google na hora de fazer o ranking de páginas com conteúdo mais relevante.
Apontado como um verdadeiro guru do século XXI, o Google, o maior mecanismo de busca do mundo, que revolucionou o modo como navegamos na internet, não pode ficar de fora da campanha de marketing digital da sua empresa e, todas as táticas, estratégias e procedimentos que apresentamos podem colaborar para que o seu site fique na primeira página do site mais acessado do mundo e, assim, fazer com que o seu site receba um número maior de visitantes, fazendo com que, em consequência, aumente os lucros da sua empresa.