Anunciar no Facebook pode ser uma ótima opção para aquelas empresas que optam por uma estratégia de marketing digital com amplo alcance na rede social, ao baixo custo de um investimento e ainda tendo a possibilidade de uma excelente segmentação de público.
Pensando em apontar os principais benefícios, além de explicar como é e como funciona um anúncio no Facebook, desenvolvemos este artigo para que você consiga reconhecer se investir nesta ferramenta é uma boa opção de comunicação para a sua empresa.
O que é e como funciona um anúncio no Facebook
O anúncio no Facebook, também chamado de link patrocinado, começa a funcionar a partir do momento em que uma página realiza a compra de um anúncio, optando por divulgar algum conteúdo específico ou a própria página. Destaca-se a possibilidade de direcionar o anúncio para determinado público e, com isso, pode-se dividir os anúncios do Facebook nos seguintes grupos:
Anúncio de divulgação da página: É ideal para aquelas empresas que estão há pouco tempo na rede social. Ao optar por um anúncio que divulgue a página, é importante reconhecer que o posicionamento do anúncio se dará no canto da tela, sendo que ele aparecerá como página recomendada para as pessoas conforme a segmentação do anúncio.
Anúncio de divulgação de publicação específica: É a forma de anúncio no Facebook mais recomendada para campanhas ou promoções específicas, ou ainda, aquelas publicações que precisam ser impulsionadas, ou que apresentem um grande potencial. A compra de um anúncio que divulgue determinada publicação também faz com que a página seja divulgada e através dos processos de segmentação do anúncio, esta pode ser uma ótima estratégia para atrair mais pessoas para a página da sua empresa.
Processo de segmentação: No momento da criação de um anúncio no Facebook, ele permite que se saiba exatamente para quais grupos de pessoas o anúncio deverá ser direcionado. Dividido em dois grandes grupos, sendo o grupo das pessoas que já curtiram a página e o outro sendo a rede de contatos destas pessoas, o Facebook ainda permite que possa ocorrer a segmentação do seu público por localização, idade, idioma e gênero.
Principais Vantagens de anunciar no Facebook
A principal vantagem está na relação custo-benefício. O valor de investimento de um anúncio no Facebook varia conforme o número de curtidores da página, os dados de segmentação do anúncio, o tempo que ele irá durar e a expectativa de retorno deste investimento. No entanto, geralmente os valores por anúncio são muito pequenos e atingem a um número considerável de pessoas. Além da possibilidade de adquirir um pacote fechado, o Facebook ainda oferece a opção de custo por clique (CPC) em que se paga conforme a quantidade de cliques tem o anúncio, ou seja, faz o pagamento conforme os resultados obtidos pelo anúncio.
Um grande diferencial do anúncio no Facebook é que o profissional de marketing pode saber exatamente quais os públicos que serão impactados por aquela mensagem e, com isso, desenvolver mensagens publicitárias mais eficazes para determinado público.
Utilizando um anúncio estratégico, que seja atrativo para os utilizadores da rede social e bem segmentado para o público certo, ocorre o aumento das chances de se obter no mínimo um maior número de curtidores para a página e, em consequência disso, a possibilidade de desenvolver um relacionamento com o seu cliente, a fim de transformar o seu curtidor no seu comprador.
Todo mundo já sabe que o Facebook é a maior rede social do mundo, que os acessos a ele são constantes durante o dia todo e que a cada dia aumenta o número de pessoas que buscam informações sobre as empresas através dele. Então, tirar proveito do sucesso desta rede social, pode ser uma das chaves para o sucesso da sua empresa. Contudo, investir em anúncios no Facebook pode ser um ótimo caminho para se destacar na rede social e atingir as metas propostas pelo seu planejamento de marketing digita