No dia 10 de junho a equipe da Spiner participou do F-Learning, o primeiro evento presencial realizado pelo Facebook em São Paulo. O evento teve como objetivo reunir profissionais de marketing e empreendedores com o desejo de investir no mundo digital, e abordou temas como: Facebook Ads, segmentação de público e crescimento da plataforma no mobile.
A Rede Social surgiu em 2004 e desde lá se expandiu para algo muito maior do que apenas uma rede de relacionamentos pessoais. As primeiras páginas de negócios, o botão para fãs e os primeiros anúncios, surgiram em 2007, mas foi apenas em 2012 que o Facebook tomou a forma que conhecemos hoje, com anúncios incorporados ao News Feed, públicos personalizados, entre outros.
Podemos dizer então, que a evolução do Facebook caminhou focada em impactar negócios, partindo de uma plataforma de relacionamentos e gestão social, passando por relacionamentos e marcas criando zonas de influência, para finalmente, se tornar de fato uma plataforma de Marketing Digital.
Segundo dados divulgados pela própria empresa, cerca de 87% dos brasileiros estão conectados na rede, o que representa em torno de 94 milhões de pessoas conectadas por mês. E vale a pena lembrar que nesse enorme contingente de pessoas, estão inseridas àquelas que realmente importam para você, por exemplo, possíveis consumidores. Mas lembre-se, o contrário também é verdadeiro, uma vez que nessa plataforma estão também as coisas que importam para esses consumidores. Entendeu a importância de estar dentro dela agora?
O Facebook é hoje a mídia com mais conteúdo que qual quer outra, 95% do conteúdo está dentro dela, e o mais importante, esse conteúdo pode ser acessado de qual quer lugar e a qual quer hora. Seu aspecto principal é a mobilidade, isto é, o Facebook também é uma plataforma mobile. Você sabia que 798 milhões de pessoas acessam por dia o Facebook, no mundo, via smartphone? Pois é, 54 milhões delas estão apenas no Brasil!
Estar no dispositivo mobile é para o Facebook uma das maiores vantagens, partindo do ponto que uma pessoa olha em média 150 vezes por dia o celular e abre o App cerca de 60 vezes. Bastante não é? Isso faz com que as pessoas acessem a plataforma enquanto fazem compras, esperam algo ou alguém, vão na academia, transporte, antes de dormir e outras diversas atividades diárias. Por conta disso, vale ressaltar que no Facebook todo o horário é nobre, isto é, possui um enorme fluxo de pessoas.
Mas você deve estar se perguntando, como anunciar nessa plataforma?
Antes de começar, é necessário um planejamento bem feito e para isso, é preciso compreender as necessidades do seu segmento e portanto, do anúncio que será colocado. São dois os locais de veiculação:
- a) Se você está em busca de frequência, isto é, que seu anúncio seja visto inúmeras vezes em um local fixo, o ideal é a lateral direita da página.
- b) Porém, se o seu objetivo é impactar os usuários ou medir esse impacto, o anúncio no feed de notícias é o mais recomendado, tanto para desktop quanto para mobile.
É indispensável para o sucesso de qual quer anúncio, a segmentação do público, ou seja, o direcionamento que será dado à seu anúncio dentro da rede social. Na internet estão concentrados todos os consumidores, dos diversos tipos de produtos, que interessam ou não para você. Frente a isso, seria ineficaz para seu empreendimento disparar um anúncio com tal abrangência. Por isso, o Facebook oferece a segmentação de público, que através das coordenadas dadas, envia a sua mensagem apenas para àqueles que são qualificados, ou seja, que possuem algum potencial de compra para seu negócio, garantindo uma real eficácia para seu investimento.
Mas como segmentar meu público?
A plataforma disponibiliza dois tipos de segmentação: a segmentação nativa e o público personalizado.
- a) A segmentação nativa pode ser feita através da delimitação por dados demográficos, conexões e idiomas, interesses e comportamentos disponibilizados pelos usuários na rede.
- b) Já o público personalizado é uma maneira eficaz de você atingir, com outros tipos de anúncio, pessoas que já fazem parte da sua rede e que já conhecem seu serviço. Dessa forma, você pode oferecer um novo serviço ou produto à quem já adquiriu um anteriormente ou oferecer mais vantagens à clientes já existentes.
O Facebook disponibiliza essas e outras ferramentas necessárias para que sua campanha na plataforma seja criada e funcione como o esperado. Fornecendo mecanismos de disparo, impulsionamento, segmentação, vinculação de conteúdo, remarketing, análise de conversões e alcance, entre outros.
Muito interessante não é? Venha fazer parte da rede social que mais cresce no mundo! Entre em contato com a Spiner!