Entenda a necessidade das análises de suas campanhas para o aumento de performance da sua empresa.
Investir em Marketing Digital é um passo muito importante no crescimento de sua empresa, mas é preciso muito mais que o investimento para que os resultados sejam efetivos, seu ganho tenha crescimento e as coisas continuem bem.
No mundo corporativo, é muito comum acontecer um grande pico de crescimento e em seguida uma queda desenfreada, mas porque isso acontece? O início do investimento é sim um grande degrau, pois indica o desejo de expandir resultados. Porém é preciso muito estudo, otimizações e profissionais especializados para entender o que está certo ou errado, corrigir a tempo, planejar as próximas ações etc.
Lembre-se, a necessidade vai além de saber quantas visitar o seu site recebeu! Abaixo listamos uma série de análises que devem ser feitas de forma minuciosa para programar a próxima ação e seguir um planejamento com rumo ao crescimento.
Análise por canal
Saiba exatamente o que cada canal tem recebido em visitas, leads (possíveis interessados em seu serviço ou produto), prospect (interessados ainda não cliente) e vendas. Após saber esse número análise qual a função que este canal está desempenhando para o seu negócio, abrangência de sua marca, aumento de vendas, fluxo no site e outros. Essa análise conseguirá lhe mostrar o que exatamente faz sentido manter ou não.
Visitas x Vendas
Um canal que te mostra um número muito alto de visitas sem conversões efetivas tem algum tipo de erro a ser rapidamente corrigido. Neste caso a análise deve ser muito mais intensa, pois pode ser um erro de campanha, de usabilidade do site ou até mesmo de sua equipe interna. Pense em contratar profissionais para cuidar disso!
Busca orgânica ou não rastreada?
Antes de decidir um corte de campanha, investigue se realmente esse canal não lhe trás resultados, ou simplesmente ele não é mostrado na hora das métricas. Lembre-se que todos os impactos que o usuário recebe durante o processo de compra são importantes para sua decisão final.
First Click e Last Click!
First Click – a primeira impressão de um usuário por sua marca pode vir da indicação de um amigo, um repost, um anúncio de Rede Social ou a própria busca no Google. Depende de muitos fatores e mesmo do produto ou serviço que você oferece, cada público tem uma resposta e precisa de uma comunicação diferenciada para que isso aconteça.
Last Click – Neste caso essa foi a última ação antes da compra, pode vir de um buscador, comparador de preços e até mesmo um acesso direto ao site, mas e antes disso, quantas vezes este usuário foi impactado? Essa é a importância de trabalhar em todos os canais, é o que consegue fixar seu produto e marca na mente deste usuário, mas para que isso funcione você precisa de pessoas que saibam exatamente qual a comunicação a ser utilizada para cada canal e no momento certo.
Métricas de Vaidade
Muito cuidado para não ser seduzido, as métricas de vaidade te trazem a impressão de um ótimo resultado, mas não significam absolutamente nada! Pageviews, seguidores, curtidas, vizualizações no Youtube, tudo isso trás um orgulho tremendo da marca certo? Mas e o resultado efetivo, onde fica?
Existem milhões de ferramentas e estratégias a serem utilizadas nas Redes Sociais, para que seu público seja impactado da forma correta, diminuir a quantidade de cliques até a compra final (ou contato) e dessa forma trazer conversão e aumento de resultados.
Onde está o grande segredo para seguir tudo isso? Ter profissionais que saibam como analisar, planejar e performar de forma positiva para sua empresa!
Não sabe por onde começar?
Entre em contato com a Spiner e vamos lhe ajudar a entender como tudo isso funciona, venha ter resultado conosco!