Para ter sucesso com o seu empreendimento, os empreendedores precisam lidar com diversas métricas, sejam elas focadas em vendas, retorno de clientes antigos e aquisição de novos clientes. Entretanto, muitas empresas ainda têm dificuldade em compreender o quanto é importante saber quanto esses clientes irão trazer para o negócio.
Além disso, também é importante saber se as suas estratégias de marketing estão dando certo e qual é o retorno do investimento que está sendo feito pela empresa. Só dessa forma é possível saber se os esforços de marketing da empresa estão valendo a pena ou se é preciso mudar de estratégia.
Não se atentar a esses pontos pode gerar um atraso no desenvolvimento da empresa, que afeta principalmente empresas de pequeno a médio porte. Mas felizmente existem ferramentas que ajudam os profissionais de marketing e empresários a medir os seus resultados.
Uma métrica muito importante quando se fala em aquisição de novos clientes é o Lifetime Value (LTV) e é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Saiba o que é Lifetime Value, como calcular o da sua empresa e, por fim, quanto deve ser o LTV para que seja considerado positivo.
O que é Lifetime Value?
O termo Lifetime Value, também representado pela sigla LTV, significa, em tradução livre, valor do ciclo de vida do cliente. Ele demonstra a quantia de valor que um cliente irá contribuir para a empresa ao longo da vida – indo desde a primeira compra ou contrato até o “momento de rotatividade,” que é quando esse cliente passa a procurar outras empresas ou não precisa mais do serviço.
O LTV é uma métrica de grande importância para empresas de todos os portes e deve ser medido em intervalos regulares. Com o cálculo do LTV fica mais fácil definir as estratégias de marketing, atendimento ao cliente e metas de vendas, diminuindo os custos de aquisição, melhorando a retenção e incentivando os clientes atuais a gastar mais com a empresa durante a sua “vida”.
Isso ocorre porque, quando passamos a calcular o LTV, descobrimos para quais clientes vale mais a pena segmentar os esforços de vendas. Os mais valiosos são aqueles que vão gerar mais lucro a longo prazo, tendo um maior “tempo de vida” como cliente da sua empresa. Ou seja, o LTV é uma métrica que faz com que você direcione melhor os seus recursos para aquisição e retenção de clientes que irão garantir melhores vendas e lucros.
Mas como podemos saber quais clientes são mais valiosos? Existe um cálculo que pode ser feito com base no quanto o cliente investe nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e o quanto ele rende durante esse tempo.
Como calcular o LTV?
O LTV pode ser calculado tanto por empresas que trabalham com modelo de assinatura quanto pelas que trabalham com um modelo de vendas mais tradicional. A fórmula básica para cálculo do LTV é a seguinte:
LTV = (Valor Médio do Pedido) x (Número Médio de Compras por Cliente) x (Média de Tempo de Retenção)
Nele o valor médio do pedido é multiplicado pela quantidade de compras realizadas de forma recorrente durante o período de um ano e o tempo médio de retenção do consumidor.
Vamos usar como exemplo um serviço de assinatura de um software com uma mensalidade média de R$2.500,00. Cada cliente utiliza os serviços da empresa por uma média de cinco anos, então o cálculo será o seguinte:
R$2.500 x 12 Mensalidades x 5 Anos = R$150.000
Isso significa que cada contrato fechado irá render à empresa uma média de R$150.000.
Qual é o LTV ideal?
Não existe um valor de LTV ideal para todas as empresas. Para saber se não terá prejuízos com os seus investimentos, é preciso saber também o Custo de Aquisição de Cliente (CAC). O CAC nunca deve ser mais alto do que o LTV, ou seja, no caso que citamos de exemplo, o valor para atrair novos clientes nunca deve ultrapassar R$150 mil.
Como o LTV ajuda na aquisição de novos clientes
Como pudemos ver, o LTV é importante não só para calcular a retenção de clientes, mas também para que a empresa possa avaliar as suas estratégias de marketing e aquisição. Conhecendo os clientes com maior LTV e sabendo de onde eles vieram fica mais fácil encontrar os canais onde há outros clientes com o mesmo perfil.
Sua empresa já faz o cálculo do LTV para aquisição de novos clientes? Se o cálculo já foi feito alguma vez, com certeza você já notou o quanto ele é importante para o crescimento de um negócio. Mas com ajuda profissional, essas métricas podem ser medidas com muito mais precisão, trazendo resultados mais efetivos a curto prazo. Se você quer tornar a sua aquisição de novos clientes muito mais efetiva, entre em contato conosco! Somos uma agência de marketing com profissionais especializados em otimizar os resultados de empresas.