O Natal é a melhor época do ano para o varejo brasileiro, onde milhares de lojas e marcas disputam a atenção dos consumidores através de propagandas em todos os veículos. E, para muitas dessas marcas, o planejamento do marketing digital para o Natal já foi feito e está em andamento. Mas se você não se planejou, ainda dá tempo. Confira nossas dicas de marketing digital para o Natal, para maximizar suas vendas de final de ano.
Dicas para um bom Marketing Digital para o Natal
Planejar as estratégias com antecedência é o ideal, mas para algumas empresas nem sempre é possível. Mas nunca é tarde para se planejar, por isso anote nossas dicas para planejar o marketing digital para o Natal da sua loja.
1 . Reveja o desempenho das suas campanhas do ano passado
A análise das suas campanhas de Natal do ano passado é melhor se for feita no mês seguinte, quando as campanhas e os resultados estão frescos na sua mente. Mas, se você não tiver um relatório desse período, faça-o agora. Analise quando as conversões atingiram seu pico, quais email marketings resultaram em mais vendas, quais foram os melhores dias para vendas na loja. Responder essas perguntas te ajudará a formular a estratégia desse ano.
2. Em quais canais você vai promover sua campanha de Natal desse ano?
Em seguida, analise os canais que você usará para promover sua campanha de Natal deste ano. Você pode escolher entre e-mail marketing, Facebook e Instagram Ads, Google Ads, Twitter ou Linkedin. Certifique-se que sua campanha seja veiculada de forma consistente em todos os canais relevantes, ajudando a construir uma experiência perfeita para o cliente.
3. Planeje qual vai ser a mensagem das suas campanhas de Natal
Existem algumas coisas que você deve considerar ao planejar a mensagem das suas campanhas de Natal:
- As necessidades do seu público;
- Sua missão e valores;
- Como você se diferencia dos concorrentes;
- Qual o benefício da sua marca ou produto aos clientes;
- Como você quer que os clientes se sintam ou pensem.
Sua tarefa é encontrar uma narrativa abrangente que comunique esses elementos, de maneira que estimulem a compra.
4. Personalize
Segundo a pesquisa do Pure360, 45% dos consumidores responderiam positivamente a uma oferta interessante e relevante para eles.
Uma dica de campanhas personalizadas é o próprio email marketing, ou as campanhas de remarketing do Google e redes sociais. Essas costumam ter o maior índice de conversão.
5. Faça ajustes no site
Antes de lançar suas campanhas, verifique se seu site está precisando melhorar a otimização, se ele oferece uma boa experiência para o usuário, se não está lento ou com informações confusas. Atualize seus banners para o Natal, crie uma página com dicas de presentes, destaque seus lançamentos.
Parecem apenas detalhes, mas é isso que fará a diferença quando o cliente clicar na sua campanha e ver um site moderno, atualizado e fácil de navegar.
Comece agora a planejar suas campanhas de Natal
A preparação para o Natal pode ser corrida tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais, mas ter um bom planejamento pode te ajudar a organizar melhor suas campanhas, a comunicação que você quer transmitir e até mesmo a saber administrar alguma crise que possa ocorrer no processo.
Se você sente que não dá mais tempo de fazer uma campanha como gostaria, a Spiner te ajuda com campanhas no Google, email marketing e todas as suas redes sociais. Entre em contato com a Spiner clicando aqui.