Você sabe de que forma a nova atualização do Instagram impacta na produção e consumo de conteúdo?
Cumprindo o que foi prometido desde o início do ano, na última semana, a plataforma implementou as mudanças no feed.
A princípio, a alteração deu o que falar entre os usuários! Porém, uma semana depois, o assunto já chegou a dividir opiniões.
Se você tem uma empresa ou marca ativa nas Redes Sociais, é preciso mais do que nunca acompanhar e entender a plataforma.
Perder o timing da mudança, pode custar muito para a sua empresa. Por isso, preparamos um resumo de tudo o que você precisa saber sobre essa atualização. Acompanhe esse artigo até o final!
Feed do Instagram: entenda como funciona
Antes de tudo, você precisa entender como funciona o feed da página principal, ou seja, aquele que permanece assim que abrimos o app.
Afinal, mesmo com toda a mudança, ele continua sendo o padrão na plataforma e ainda é motivo de dúvidas para muitos.
Então, vamos lá…
O feed do Instagram é classificado pela combinação das publicações compartilhadas recentemente pelas pessoas que você segue e as suas preferências.
A própria plataforma chama essas preferências de sinais (como o horário da publicação, frequência de curtidas, informações de quem publicou, entre outros).
Esses sinais podem ser alterados e removidos com o tempo, porém, eles têm um único objetivo: fazer previsões que aumentem as chances de você interagir com as publicações que aparecem no topo do feed.
A mensagem aqui é clara: quando o assunto é entender o algoritmo do feed principal, não existe uma regra fixa, ele está em constante mudança. Porém, podemos dizer que única regra é constantemente gerar conteúdo de valor e que faça sentido para a sua audiência.
Leia mais: POR QUE MINHA EMPRESA DEVE INVESTIR EM MÍDIAS SOCIAIS?
O que mudou no feed com a atualização Instagram
Agora que você já sabe como é que funciona o feed principal do Instagram, vamos falar das duas novas formas de visualização: seguindo e favoritos.
De antemão, é preciso entender que a plataforma tem uma meta com isso: fazer com que o usuário tenha um melhor controle e acesso rápido aos conteúdos de seu interesse. Afinal, o próprio Instagram afirmou que mais recomendações serão adicionadas ao feed com base nos interesses dos usuários.
Para acessar essas novas formas de visualizações, clique no canto superior esquerdo do feed inicial e escolha o que você deseja ver em:
- Seguindo: onde ficará as publicações apenas das pessoas que você está seguindo e com o modo de exibição em ordem cronológica.
- Favoritos: é aqui que fica os conteúdos mais recentes publicados pelas contas que você marcou como favoritas. que podem somar até 50 e ser alteradas e removidas a qualquer momento. Além disso, as contas com essa marcação também aparecerão no feed principal.
Ambas as opções mostram as publicações em ordem cronológica.
O que a atualização do Instagram muda para os produtores de conteúdo
Essa atualização do Instagram atendeu a um velho pedido dos usuários.
As pessoas tinham a visão de que consumir conteúdo por ordem cronológica era a melhor opção. Porém, esse comportamento mudou com o tempo!
Por mais que seja ótimo ter controle de qual conteúdo consumir ou não, cada vez mais as pessoas estão nas Redes Sociais para verem coisas novas.
Prova disso é o sucesso do próprio Reels que, além de entregar uma nova proposta de conteúdo, possibilita os usuários explorarem algo diferente e não fiquem somente na sua bolha.
Ainda é cedo para afirmar algo sobre essa nova atualização, mas uma coisa é certa: além do fator apresentado acima, nem todo mundo está disposto – ou lembra – de ficar trocando o feed toda hora.
Como toda mudança, surgem novos desafios pela frente.
Para você que tem uma empresa ou marca ativa nas Redes Sociais, continue entregando conteúdo de valor para o seu público, seja constante e tenha uma estratégia bem definida. Essa é a única e melhor forma de conquistar o seu espaço no digital!
Gostou do conteúdo e achou que as informações desse artigo foram relevantes para você? Acompanhe também a Spiner nas Redes Sociais e fique por dentro das principais atualizações do mercado de Marketing Digital.