Ao visitar os sites das empresas, é possível notar que o investimento em design está recebendo cada vez mais atenção. Isso acontece porque, para aumentar a taxa de conversão, um site deve ser bonito e de fácil compreensão. Ou seja, se você quer atrair mais visitantes que podem se tornar clientes, é preciso dar uma atenção especial ao visual.
No post de hoje vamos explicar como o design é capaz de impactar as taxas de conversão de um site e, em seguida, mostrar quais são as melhores práticas para aumentá-la. Por fim, vamos mostrar também alguns erros que acabam prejudicando a conversão de uma página e ensinar como evita-los.
Como o design pode aumentar a taxa de conversão
Assim como o marketing tradicional, o marketing digital visa ajudar as empresas a venderem mais e melhor. O design tem papel fundamental na hora de aumentar a taxa de conversão, afinal, é através dele que o profissional fará o direcionamento para o call to action, gerando assim a conversão desejada.
Veja a seguir algumas práticas recomendadas para quem deseja ter bons resultados com um hotsite:
Layout organizado
Uma atenção especial deve ser dada ao primeiro contato do potencial cliente com o seu site. O layout está bem elaborado? As informações estão bem claras? É preciso elaborar um design que vai garantir a melhor experiência possível ao visitante, não só em relação à parte visual, mas também em questão de usabilidade. Afinal, um site bonito e confuso também pode afastar as pessoas e atrapalhar na geração de leads.
Equilíbrio de conteúdos
Seu site tem muito texto? Se não puder diminuir a quantidade de texto, deixe-o com uma aparência atraente, organizado com cabeçalhos e elementos estilísticos. Se tiver muitas imagens, também é necessário organizar as informações de modo que nada vai se perder.
Na hora de direcionar um visitante para um call to action, cada elemento da página poderá fazer diferença, então planeje um layout bem organizado que não seja carregado de conteúdo, mas que ainda assim tenha as informações necessárias disponíveis e fáceis de encontrar.
Call to action
Na hora de gerar leads, os botões call to action são muito importantes, afinal é com eles que você vai chamar os usuários para realizar uma ação. Opte por um call to action que seja atraente, se destacando no seu layout, mas sem exageros.
Otimização
Um site lento pode afastar visitantes com mais frequência do que você imagina. Teste a velocidade do seu site tanto em desktop quanto mobile e veja se ele está carregando corretamente. Além de afastar os usuários, um site lento e não responsivo também faz com que você seja penalizado nos buscadores, ocupando posições mais baixas.
Erros que atrapalham na hora de aumentar a taxa de conversão
Design obsoleto
Por mais que a sua empresa tenha um site com layout bonito, inteligente e com uma excelente navegação, é preciso estar por dentro das principais tendências para que ele não acabe se tornando obsoleto. O marketing digital é uma área que está sempre trazendo inovações e o perfil dos clientes também vai se alterando.
Esteja sempre por dentro das novidades e invista em um site que acompanha as principais tendências do mercado.
Ausência do CTA
Sem a chamada ação, ou call to action, as pessoas não terão uma direção a seguir no seu site. Elabore um call to action de acordo com os seus objetivos, seja a obtenção de mais assinaturas em uma lista de e-mails, cadastro de possíveis clientes ou até mesmo vendas. Um design que não leva em consideração o call to action pode estar perdendo muitas oportunidades de conversão.
Site lento
Um site lento e pesado pode atrapalhar e muito na hora de atingir os seus objetivos com o marketing digital. Lembre-se que na página de pesquisa há muitos outros resultados, e se o site demora muito para carregar, a primeira opção da maioria dos usuários é voltar para a busca para acessar outro resultado. Isso não só tira conversões, mas também prejudica o seu posicionamento nos sites de busca.
Como pudemos ver, um bom design tem papel fundamental na hora de aumentar a taxa de conversão do seu site. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Se você está em busca de resultados mais efetivos, o melhor é contar com profissionais experientes que estão por dentro das principais tendências do mercado e irão aplica-las no seu site. Está em busca de ajuda profissional para melhorar os resultados do seu hotsite? Conte com a Spiner!