A Black Friday começou nos Estados Unidos, há mais de 80 anos, quando os varejistas viram a oportunidade de queimar seus estoques no último grande momento de venda do ano, antes de renovar os produtos para o ano seguinte. Agora vamos ver o que esperar para a Black Friday 2016
E conforme a internet cresceu, a data também ganhou espaço online.
No Brasil
Por aqui, a Black Friday é um pouco diferente dos EUA:
– Estamos acompanhando o movimento nos últimos 5 anos;
– A data marca o começo de uma alta sazonalidade de compras, não seu fim;
– Ela não “foi para o digital”. Ela começou online e depois saiu para as ruas.
Novembro, dezembro e janeiro são a mais alta temporada de compras no Brasil.
Estamos certos que em 2016 a Black Friday vai, de novo superar todas as expectativas: num período de crise as pessoas buscam por preços e pelo melhor custo! Ainda mais agora, que confiança na economia já bateu o fundo do poço e começou a retomada. O consumo represado virá contudo na Black Friday!
Como se comporta o consumidor que compra online na Black Friday?
*Pesquisa Exclusiva com e-shoppers brasileiros, das classes ABC e com 18 a 54 anos
– 79% dos e-shoppers já participaram de alguma das edições da Black Friday;
– Na última edição, 73% dos compradores pesquisaram online;
– Apenas 10% dos e-shoppers não pretendem comprar na próxima edição;
– 74% se dizem engajados ou animados com a edição de 2016.
Relatório do Google “Thank God it’s Black Friday”
Segundo dados do buscador, de 2011 para 2015 as vendas durante a Black Friday passaram de R$ 100 milhões para R$ 1.6 bilhão. Para vocês terem noção no Dia das Mães deste ano, considerada a principal data para o comércio, as vendas foram exatamente de R$ 1.6 bilhão.
As vendas através de plataformas de e-commerce aumentaram 15% em 2015, enquanto as vendas durante a Black Friday aumentaram 38% durante o mesmo período.
Também em 2015, durante a Black Friday, 102 milhões de usuários de smartphones participaram da data, sendo 30% destes acessos exclusivamente via mobile e fazendo 35-60% de share de buscas na plataforma.
A Black Friday já começou para o consumidor! E sua marca, está preparada?