A Black Friday, que esse ano acontecerá no dia 27 de novembro, é uma das datas mais importantes para o e-commerce no Brasil. Atraindo milhares de pessoas a cada ano que passa! A edição de 2014 faturou cerca de R$ 1,1 bilhão apenas em vendas online, superando os R$ 770 milhões do ano anterior.
O volume de pedidos também cresceu. O que em 2013 movimentou quase dois milhões de pessoas, alcançou a marca de 2,2 milhões no ano seguinte. Número que promete ser ainda maior em 2015. Muita gente, não?
Além de ser uma data onde as ofertas por si só já chamam a atenção dos consumidores, acontece próximo à um período de maior poder de aquisitivo dos brasileiros, o recebimento do 13º salário. Representando também um preaquecimento para as compras de Natal.
A data serve como estimulo para muitas pessoas que nunca fizeram uma compra online. Movidos pela oportunidade, cerca de 18% dos consumidores do ano passado estavam realizando sua primeira tentativa. Uma tendência que promete ser cada vez maior. E os resultados foram muito positivos, uma vez que a taxa de reclamações e problemas não ultrapassou 1% na última edição.
Vale destacar também que a procura pelo termo “Black Friday” nas buscas do Google cresceu 70% em relação a 2013, isso apenas no mês de setembro. Número que em novembro – mês em que ocorre a promoção, subiu para 300%. Abrindo enormes oportunidades para as marcas que investiram na publicidade do Google.
E falando em publicidade do Google, não se esqueça que a grande maioria as pessoas costuma olhar apenas os quatro primeiros resultados da pesquisa. Você sabe em que lugar sua loja está posicionada? Vale a pena garantir bons anúncios nessa época do ano.
Hoje as principais marcas brasileiras já participam da Black Friday e convenhamos que não participar é perder a oportunidade de aumentar suas vendas em duas das principais épocas do ano. Além disso, o tíquete médio das compras por usuário vem aumentando a cada edição e por representar ótimas oportunidades de compra promete não diminuir apesar da crise financeira que começou a mostrar suas garras.
E se você acha que está muito cedo para começar a montar suas campanhas, está muito enganado! Para que tudo funcione perfeitamente e você não corra riscos de não aproveitar essa oportunidade, as coisas precisam ser feitas com antecedência.
Lembre-se:
- Em 2014, 29% das compras ocorreram via mobile. Acredita-se que em 2015 as buscas via mobile irão superar as feitas pelo desktop, ou seja, Invista em sites responsivos!
- Não inflacione preços anteriores para parecer que o desconto é maior do que na realidade, atividades como essa são sempre descobertas pelos consumidores e podem prejudicar muito a credibilidade do seu negócio.
- Preste atenção no atendimento desses clientes, respondendo dúvidas com atenção e solucionando possíveis problemas.
- Cumpra os prazos de entrega, assim você terá clientes realmente satisfeitos para o ano inteiro.
- E claro, invista campanhas no Google e nas Redes Sociais.
Precisa de ajuda para montar suas campanhas ou não sabe como se planejar para a data? Entre em contato com a Spiner! Aqui temos um time de especialistas pronto para atendê-lo e encontrar as melhores soluções para o seu negócio.