Assim como no ambiente físico, em que toda a comunicação publicitária e todas as estratégias de marketing realizadas pela sua empresa são analisadas, planejadas e executadas, no ambiente digital também deve haver um planejamento detalhado de como deverá ser a atuação da sua empresa para que se consiga atingir os seus objetivos de comunicação.
Com a inserção na internet, a sua marca passa a realizar a chamada campanha de marketing digital, e cabe aos profissionais da comunicação de sua empresa ou sua agência analisar este setor, estabelecer metas e objetivos para a campanha e ainda elaborar um planejamento de ações e estratégias a serem utilizas para que se consiga obter o sucesso na internet.
A seguir, daremos algumas dicas que podem ser úteis na hora de decidir como montar e executar um bom planejamento de campanha de marketing digital.
Pesquisa e planejamento
A pesquisa deve ser a base para se começar a montar um bom planejamento de campanha. Quanto mais informações a sua empresa detiver acerca do seu mercado de atuação, dos seus concorrentes e principalmente do seu público-alvo, mais fácil ficará de se estabelecer as melhores ferramentas e estratégias para inserir com eficácia a sua empresa na internet.
A primeira etapa da pesquisa tem que ocorrer ainda no ambiente interno da sua empresa. É importante que se destaque da equipe de colaboradores, algumas pessoas que deverão ficar responsáveis pela comunicação virtual da sua empresa e, para isso, deve haver esta pesquisa interna, em que se define o primeiro passo de tudo: quem são as melhores pessoas para fazer com que a sua empresa tenha sucesso na internet.
A pesquisa deve continuar e agora ser ampliada para o seu mercado. As pessoas que foram indicadas para realizar a campanha de marketing digital devem realizar uma pesquisa minuciosa acerca do posicionamento dos seus principais concorrentes na internet. Além disso, a pesquisa ainda deve englobar todos os aspectos do seu mercado e fazer um detalhamento do seu público-alvo.
A pesquisa dos concorrentes deve detalhar como eles vêm utilizando a internet para divulgar as suas marcas. Deve ser constatado se utilizam apenas o site, se é integrado às redes sociais, se há outras formas de campanha, enfim, um detalhamento dos processos de comunicação dos seus concorrentes diretos. Além deles, a internet ainda oferece a possibilidade de que seja constatado como as maiores empresas do seu ramo vêm realizando a comunicação no ambiente virtual, com isso, você pode equiparar-se às grandes marcas do mercado.
Assim, investindo primeiramente na pesquisa, consegue ter a certeza de que estará sendo realizado um monitoramento da concorrência, a fim de posicionar-se na internet melhor do que ela e ainda ter a garantia de que poderá inserir a sua marca nos lugares em que estão os seus clientes ou os seus potenciais consumidores, com a realização de uma pesquisa do seu público-alvo.
Definindo metas e objetivos
Após realizar a pesquisa e estar com todas as informações sobre o seu mercado de atuação e o seu público-alvo, está na hora de decidir exatamente o que a sua empresa quer com a utilização da internet. Para isso, devem ser apontadas as metas da sua empresa e traçar os objetivos que a campanha de marketing digital deverá atingir.
Antes de mensurar os resultados quantitativos a que se pretende atingir, é importante atentar-se que os principais benefícios da utilização da internet para a sua empresa dá-se no sentido de estabelecer um relacionamento duradouro e produtivo do público para com a sua marca.
Tendo definido os objetivos comunicacionais e as metas a curto e longo prazo, é hora de escolher os meios que serão utilizados para atingir estes resultados.
Escolhendo as estratégias e integrando as ferramentas
A internet dispõe de uma série infindável de ferramentas que podem ser utilizadas para implementar as estratégias de marketing digital da sua empresa. Seja utilizando algum dos tipos de sites, optando pela escolha de determinada rede social, ou adotando estratégias de otimização nos mecanismos de busca, a internet oferece um campo aberto à criatividade para que se consiga atingir os resultados esperados.
Reconhecendo-se que um site é a primeira ferramenta que deve ser adotada para inserir a sua empresa na internet, as demais ferramentas devem ser utilizadas em consonância com ele. Por exemplo, pode ser realizada uma campanha no Facebook em que para participar tenha que ser preenchido um cadastro no site, fazendo com que haja a integração entre as ferramentas de comunicação.
Redigindo o planejamento de uma boa campanha de marketing digital
Após todas as etapas do planejamento da campanha de marketing digital, está na hora de redigir detalhadamente como se dará cada processo e como serão as estratégias adotadas para cada ferramenta, além de estabelecer os padrões de comunicação de toda a campanha.
O mais importante para que se consiga escrever um bom planejamento de marketing digital é que conste todas as informações necessárias para se realizar a campanha, além de apontar todas as estratégias e ferramentas a serem utilizadas para atingir os objetivos propostos.