Falar em Brand Persona é pensar na sua empresa da maneira mais humana possível no que diz respeito à sua história, aos seus valores e às suas características pessoais, tais como comportamentos, preferências, tom de voz e até mesmo aparência.
Construir essa imagem de marca é fundamental para estabelecer parcerias sólidas com seus clientes, que vão além da compra e venda isolada de produtos e serviços. Compreender o conceito por trás da brand persona é, ainda, o segredo do sucesso em serviços como a gestão de mídias sociais e inbound marketing.
Nesse artigo, vamos falar sobre a importância de entender mais sobre essa estratégia e como você pode aplicá-la na prática para diferenciar sua empresa, cultivar relacionamentos e cativar seus clientes, sem recorrer à disputa de preços e marcando presença no mercado.
Escolha entre os tópicos abaixo aquele que prefere ou continue com a leitura desse material para aproveitar todos os detalhes que preparamos para você.
- A importância da Brand Persona na estratégia de comunicação
- Branded content como tacada de mestre
- Brand persona na prática: quais informações você deve considerar?
A importância da Brand Persona na estratégia de comunicação
Quando você se comunica com uma marca, o que espera receber dela? Em primeiro lugar, precisamos desmistificar a ideia de que apenas imagens contam. Elas são muito importantes sim, mas devem fazer parte de um contexto para o investimento que sua marca fez por elas valer a pena. Isso significa que investir na montagem desse cenário é o primeiro passo a ser dado. Mas como fazer isso e quando a brand persona entra em cena?
Uma marca não pode (pelo menos, não deveria) se comunicar à toa ou de qualquer maneira. Na verdade, nenhum investimento de tempo ou dinheiro deveria ser feito sem que houvesse uma boa razão por trás. Ao invés disso, uma boa estratégia de comunicação e marketing é aquela que vai na essência do negócio e transmite a verdadeira razão de existir daquela empresa.
Para isso, você deve responder algumas perguntas. Por que sua empresa está aqui? Para quê e para quem você faz negócios? Quais são os valores com os quais sua marca não negocia? Como você supre uma carência do seu público? Se desconsiderarmos preço e qualidade, o que te diferencia dos concorrentes? Todas essas informações serão usadas na construção da sua brand persona e serão as responsáveis por fazer com que seu público se conecte com a alma do seu negócio.
Branded content como tacada de mestre
Antes de irmos para a prática da sua brand persona, queremos destacar a importância dela existir: o branded content. Traduzido como ‘conteúdo de marca’, esse é o formato de produção de conteúdo que prioriza a experiência do cliente com a sua marca e, para isso, reúne todas as características necessárias para gerar proximidade, engajamento e relacionamento com o seu público-alvo.
Parece simples, mas falar em branded content vai muito além de uma produção de conteúdo informativo ou útil. É preciso sair da zona de conforto e compreender como sua marca pode falar sobre assuntos corriqueiros, mas, ainda assim, se diferenciar das centenas de outras empresas que buscam atingir as mesmas pessoas que você.
Com certeza você já leu algum material que chamou sua atenção na hora ou criou uma identificação ‘mágica’ com quem o escreveu. Essa conexão é mérito de uma estratégia de branded content bem desenhada, com base em uma construção sólida por trás: a brand persona. E agora sim, vamos para a prática.
Brand persona na prática: quais informações você deve considerar?
Pensar sobre a sua brand persona é relativamente fácil, mas construir uma estratégia sólida exige alguns passos. Separamos as informações que você precisa ter antes de desenhar os primeiros traços da sua brand persona. Dessa maneira, ficará muito mais fácil ter clareza de quem sua empresa é e comunicar essa verdade para os seus principais públicos.
Existem quatro elementos que vão te ajudar a ajustar as características pessoais da sua marca até que ela se torne mais humana, empática e acessível. Veja quais são:
- Pilares da marca: quais são os conceitos que melhor definem quem sua marca é? Ter esses termos sempre à mão garante uma comunicação consistente e alinhada em todo tempo, desde postagens de mídias sociais até a produção de artigos para blog.
- Essência da marca: duas ou três palavras que definem as principais características do seu negócio e estão presentes em todas as suas áreas de atuação.
- Promessa de marca: o que sua empresa entrega, em que momento ela faz isso e qual é o resultado que gera na vida dos clientes.
- Missão de marca: a razão pela qual seu negócio abre as portas todos os dias. Esse conjunto de informações é o que deve nortear sua rotina e, também, será o start para a construção da sua brand persona.
Por fim, você deve criar um manual de regras que ajudem a estruturar a criação da persona que representará sua marca. Veja algumas delas:
- Argumentação
- Autores e citações
- Constelação semântica
- Gírias
- Tom de voz
- Referências
Por fim, valide a apresentação da sua brand persona com quem mais interessa: seus clientes. Explique e ouça o que eles têm a dizer, entenda quais pontos podem ser melhorados para que a linguagem esteja o mais próxima possível do ideal e como você pode alcançar a comunicação perfeita com seu público.