O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro. Por ser uma das épocas que mais movimenta o comércio, a campanha de Dia das Mães costuma ser planejada com antecedência e conta com vários artifícios para atrair a atenção dos clientes que querem mostrar às suas mães o seu carinho nesta data especial. Mas para realmente gerar lucros e aproveitar todas as vantagens desta comemoração, o empreendedor precisa estar atento e se valer de várias estratégias para ganhar o carinho do seu público. Por isso, neste texto vamos dar 5 dicas importantíssimas para que você faça a melhor campanha de Dia das Mães, ganhe mais engajamento e conquiste novos clientes.
Pergunte-se: para quem é a sua campanha de Dia das Mães?
Cada público tem a sua individualidade. Não adianta criar uma linda campanha sazonal para uma data tão importante sem saber para quem entregá-la. Antes é preciso ter conhecimento claro do seu público-alvo e de quem será impactado por sua ação de marketing. Em uma campanha de marketing onde a ação é o ato de presentear, você tem dois agentes que precisam ser impactados: o shopper e o consumidor.
O shopper é a pessoa que vai fazer a ação de comprar o produto para presentear. A sua estratégia precisa visar esta pessoa, já que esta é a que vai comprar. Geralmente são filhos, maridos, netos, genros que precisam de instrução e que estão em dúvida sobre o presente deixará suas mães felizes. Portanto fazer uma comunicação clara para esse público é essencial. Assim, previamente, pesquise quem são seus shoppers, seu poder de compra e o tipo de comunicação que mais os atraem.
O consumidor é a pessoa que vai usar o presente, neste caso, a mãe. Os seus produtos e a publicidade com certeza precisa se voltar para ela também, já que, ela receberá a lembrança. Se a sua campanha ganha o desejo de uma mãe, ela dará sinais aos seus familiares de que quer o seu produto como presente.
Por isso, faça uma comunicação que equilibre as vontades do seu shopper e do seu consumidor final.
Saia do tradicional: inove em sua campanha de Dia das Mães
Se a sua empresa já tem vários anos no mercado, se você fizer sempre campanhas muito parecidas de marketing sazonal repetidas vezes, sua loja não será notada. Da mesma forma, se a sua empresa fizer campanhas muito parecidas com as dos seus concorrentes. Uma forma eficaz de saber como inovar na sua comunicação e chamar a atenção do seu público é buscar novas referências. Converse com profissionais especializados em marketing, que estão alinhados com as novidades do setor. Outra conversa imprescindível que você precisa ter são com as próprias mães ao seu redor. Pode parecer óbvio, já que a campanha são sobre elas, mas no dia a dia nos esquecemos de que uma boa pesquisa de público pode apontar para direções de ideias inovadoras para o seu negócio.
Use amplamente as redes sociais
A necessidade mundial de isolamento social mudou a forma de como as pessoas se relacionam com as suas marcas preferidas. Se antes as redes sociais já eram imprescindíveis para manter a comunicação com o seu cliente, hoje essa necessidade é ainda maior. Por isso, utilize amplamente o Facebook, Instagram e outras redes para divulgar seus produtos e serviços e não apenas isso: na campanha de Dia das Mães, mostre que a sua marca está ao lado de sua família e crie uma campanha humanizada. Divulgue conteúdos interessantes para a família a fim de chamar atenção dos seus clientes. Isso aumenta o engajamento e faz com que o seu público esteja atento às suas divulgações e até o ajude a divulgá-las.
Crie conteúdos interessantes no e-mail marketing
Outra ferramenta necessária para qualquer ação de Marketing Digital é o e-mail marketing. Por isso, use-o com sabedoria, já que, por ser uma data tão importante, muitas empresas vão bombardear os seus clientes de e-mails na campanha de Dia das Mães. Assim, não seja clichê: escolha títulos criativos e crie conteúdos que realmente sejam relevantes para o seu público. Use o apelo sentimental da data e faça mensagens que realmente cativem seu cliente e o ajude na sua decisão de compra.
Tenha um chamariz!
É importante que, na sua estratégia de Marketing Digital, você pense em algum produto ou serviço que chame uma atenção maior, por estar em promoção ou por ser altamente desejado nesta data. Pode ser a entrega de um brinde junto com a compra, um cupom de desconto especial condicionado a uma ação ou ainda a distribuição de um conteúdo especial para a data, como um e-book, por exemplo. A ideia é que, a sua campanha se destaque com itens diferenciados e atraia a atenção para produtos ou serviços que também gerem desejo no shopper. Quem não gosta de ter uma oferta personalizada ou um brinde especial? Assim, quando fizer o planejamento da sua campanha, pense neste chamariz e como ele pode atrair o seu shopper a comprar outros produtos ou serviços, ou ainda aumentar o ticket médio de sua compra.
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