A pandemia causada pelo novo coronavírus tem gerado uma mudança no comportamento do consumidor no país e no mundo. Pesquisas apontam que os hábitos de consumo e a forma de fazer as suas compras tem se alterado, o que aponta tendências interessantes para as marcas que estão atentas ao novo cenário. O comércio on-line teve um aumento considerável no Brasil e, por isso, empresas já estão investindo e gerando lucros com as vendas pela internet.
Saiba mais como essa nova situação no mercado tem impactado os hábitos de consumo do seu público-alvo e como aproveitar de forma estratégica as novas tendências do mercado. Confira!
Vendas on-line no Brasil e o comportamento do consumidor antes da quarentena
Por anos seguidos o Brasil já apresentava um crescimento ascendente no comércio on-line, tanto que, esse ano, antes da pandemia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) já esperava um crescimento de 18% no ano de 2020.
O relatório divulgado pela NeoTrust, responsável pelo movimento Compre & Confie, indica que o faturamento no comércio eletrônico em 2019, havia aumentado em 23% em relação 2018, mostrando que o número de pedidos em plataformas de e-commerce teve um crescimento de 22% e um aumento de novos clientes em 43%. Ou seja, o Brasil com certeza já estava seguindo um caminho muito promissor rumo ao consumo no mundo digital mesmo antes da quarentena.
Mas e agora, como está o comportamento do consumidor em relação à todas essas mudanças?
Como o brasileiro tem se comportado durante a quarentena?
As medidas de distanciamento social adotadas a partir de março, surtiram efeitos no comércio eletrônico no Brasil. Segundo dados da ABComm, as compras on-line aumentaram 40% no mês de março, em relação ao mesmo período no ano passado.
Os segmentos mais impactados positivamente pela adoção da quarentena foram os de beleza, saúde, perfumaria e supermercados que tiveram um aumento de 80% a 111% e se desenvolveram muito nesse período.
E se você pensa que os impactos positivos foram apenas para setores de produtos essenciais, vai se surpreender: as lojas de brinquedos registraram um aumento de 643% de compras on-line durante o tempo da quarentena, assim como os produtos para a prática de esportes e academia que tiveram ganhos de 188% em vendas, segundo dados da Konduto, em uma pesquisa feita também no mês de março de 2020.
Então o que a minha empresa deve fazer para acompanhar essa tendência?
Se o comportamento do consumidor está mudando, sua marca também deve se preparar para essa nova era. Vamos apontar, a seguir, alguns caminhos para se adequar às novas necessidades do seu público:
Aumentar a presença digital nas redes sociais
Segundo uma pesquisa da consultoria Kantar, em março, o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% em acesso. Por isso, a sua marca precisa mostrar disponibilidade nas redes sociais. Com as medidas de isolamento social, as pessoas estão mais atentas às redes para fazer e ver postagens, interagir com as contas às quais tem mais afinidade e também comprar. Por isso, use a presença digital ao seu favor e crie campanhas que mostrem que a sua marca está atenta às necessidades do público.
Investir no sistema delivery
Muitas empresas têm investido no delivery para garantir a continuidade do funcionamento da sua marca. Uma grande parte das marcas com operações em loja física migraram seus sistemas de compras para sites e-commerce, aplicativos, redes sociais e já estão sentindo os resultados dessa mudança de forma clara no aumento das vendas nessas plataformas.
Contudo, a média de tempo de entregas tem aumentado pelo menos 4 vezes em algumas cidades desde o começo da quarentena, por conta da grande demanda de pedidos, segundo pesquisas da consultoria Ebit/Nielsen. Além disso, é possível se observar um aumento no nível de reclamações em sites como Reclame Aqui e outros por conta de falta de organização entre o estoque e o site. Por isso, além de estar nas plataformas on-line, o comércio que readequa suas operações para o on-line precisa estar atento à toda logística que envolve esse novo tipo de atividade e estar preparado para lidar com a vinda desse novo público para as plataformas digitais. É preciso se adaptar ao novo comportamento do consumidor neste período de quarentena.
Abrir um site e-commerce
Como dito anteriormente, várias pessoas estão migrando para as compras on-line. Alimentos, remédios, cosméticos, serviços, todos esses serviços tiveram um aumento significativo de pessoas que fizeram suas compras pela primeira vez em e-commerce. Assim, para marcas que possuem um comércio on-line, as oportunidades de negócios aumentaram consideravelmente. Ter um site com plataforma de e-commerce se torna um item necessário para aumentar as vendas e consequentemente o alcance do seu público.
Investir em Facebook Ads e Google Ads com as estratégias certas
Entretanto, como se destacar em um universo tão competitivo como o da internet, em que a sua empresa está cercada de tanta concorrência?
É possível se destacar no ambiente on-line estando munido de informações e alinhado com boas estratégias de Marketing Digital. Investimentos em campanhas patrocinadas nas redes sociais, assim como em estratégias de SEO e uso de Google Ads ajudam as suas plataformas digitais a chegarem a pessoas que necessitam e querem o seu produto ou serviço. Mas para ter bons resultados, construir uma estratégia é fundamental, principalmente munidos de informações sobre o seu público e alinhados com as principais tendências do Marketing para que seu investimento retorne em resultados seguros.
Por isso, a Agência Spiner conta com profissionais especializados nas principais tendências do Marketing, possuindo qualificação na elaboração de sites, hotsites e na construção de presença nos meios digitais. Então, se a sua empresa está atenta às mudanças do comportamento do consumidor, fale conosco e te auxiliaremos a construir um e-commerce de sucesso e posicioná-lo positivamente junto ao seu público na internet.