O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 400 milhões de usuários, sendo cerca de 75 milhões apenas no Brasil. Esses são alguns dos dados que denotam a importância de que a sua empresa esteja ao lado de tantos consumidores em potencial. Mas não basta estar presente, é preciso fazer mais, é preciso se divulgar.
Há dezenas de estratégias de comunicação aplicadas ao Facebook, algumas delas dizem respeito à geração de conteúdo, como imagens, fotos, vídeos e textos, outras ao convite para eventos, ou ao sorteio de brindes e presentes e a que trataremos neste artigo: como criar um anúncio no Facebook.
Ensinaremos um passo-a-passo detalhado de como a sua empresa pode criar um anúncio no Facebook e como você conseguirá analisar as métricas propostas pela campanha para conseguir saber se o seu anúncio teve o resultado esperado ou não.
1° Passo: Defina o que será anunciado
Profissionais de marketing junto aos gestores das empresas devem definir qual o conteúdo a ser anunciado, ou seja, qual é o produto ou serviço, ou mesmo apenas a página que caberá ser anunciado, levando-se em conta, evidentemente, todo o planejamento de marketing digital e todos os objetivos que esperam ser alcançados com a campanha.
Além de o quê será anunciado, aqui também cabe planejar como será anunciado, sabendo-se que para os anúncios de Facebook, sempre há um link, uma imagem e um pequeno texto. Então, tão importante quanto o que deverá ser anunciado, é que se tenha bem decidido como será executado o anúncio.
2° Passo: Crie o anúncio
Muito mais simples do que anunciar no Google Adwords ou buscar por parceria em blogs e sites especializados, o Facebook permite uma rápida criação de anúncio, que passa a ser veiculado assim que for finalizado. Para se criar o anúncio, a pessoa deve estar logada e clicar neste link: http://www.facebook.com/ads/create.
Neste momento, já aparece uma tela com os campos de preenchimento para as seguintes opções: (1) URL de destino; (2) Título; (3) Texto do corpo; (4) Imagem.
A URL diz respeito à página que deverá ser aberta quando o anúncio for clicado, sendo que o Facebook permite links externos (para o site ou o blog da sua empresa, por exemplo), permite também links internos, como para uma determinada publicação da sua página, ou mesmo para a própria página.
Já o segundo item refere-se a uma chamada para incentivar com que a pessoa clique no anúncio. Esta, deverá ser atrativa e não ultrapassar os 25 caracteres. O terceiro item (texto do corpo) terá como principal função um resumo do que a pessoa encontrará ao clicar no link, não podendo ultrapassar os 135 caracteres. Também deverá ser um texto atrativo e convidativo e deverá funcionar também como um suporte para incentivar a pessoa a clicar no link. Já o quarto e último item, a imagem, cabe-se salientar que o tamanho máximo é de 110 por 80 pixels e que ela também deverá ser atrativa, respeitando os princípios da comunicação adotados pela sua empresa e prezando por um layout limpo e organizado.
3° Passo: Segmentação
Neste ponto reside o grande diferencial de um anúncio no Facebook para um anúncio em qualquer outra mídia. O processo de segmentação de público disponibilizado pela rede social permite que você consiga atingir os seus objetivos de modo mais prático e eficaz, reconhecendo-se que você pode escolher entre as características demográficas (idade, gênero e localização), além de selecionar se o anúncio será exibido para pessoas que já curtam a sua página ou se será para amigos destas pessoas, ou ainda, para qualquer outra pessoa.
Outro grande diferencial que permite uma melhor segmentação de público, é que o Facebook permite que você selecione quem verá o anúncio pelos interesses que ela compartilha em seu perfil. Por exemplo, se a sua empresa está promovendo o show de determinada banda, ao criar o anúncio, você poderá selecionar que o anúncio apareça apenas para as pessoas que curtem aquela banda. Outras opções ainda incluem a segmentação com base nos grupos públicos que a pessoa faz parte, com filmes que assistiu, entre outros.
A segmentação é exibida em: (1) Localização; (2) Idade; (3) Data de Nascimento; (4) Gênero; (5) Palavras-chave; (6) Educação; (7) Local de trabalho; (8) Relacionamento; (9) Sexualidade; (10) Idiomas; (11) Conexões.
4° Passo: Prazos e Orçamento
O anúncio no Facebook permite um orçamento de dois modos COM (custo por mil) e CPC (custo por clique). No primeiro, a cada mil pessoas que visualizarem o anúncio é cobrado um determinado valor. Já para o segundo, a cada clique que o anúncio tiver, é cobrado um valor, sendo que cada um apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de se decidir qual fica mais adequado à sua marca e ao seu anúncio.
O valor do anúncio é calculado com base em todas as variáveis apresentadas anteriormente, como o público a que o anúncio alcançará. O prazo para veiculação da campanha deve ser estabelecido com base nas propostas e nos objetivos da sua empresa. Após preencher estas informações, o passo a seguir é revisar todas as informações e confirmar a compra.
5° Passo: Acompanhamento
Depois que o anúncio estiver sendo veiculado, existe a etapa de gerenciamento de anúncios, em que a empresa pode ir acompanhando os resultados do anúncio e fazer possíveis edições ao longo da campanha.
Contudo, você aprendeu de forma simples e fácil como anunciar na maior rede social do mundo e, a partir de agora, está habilitado a inserir a sua empresa no Facebook de forma satisfatória e que seja condizente com os objetivos e as metas propostas pela sua campanha de marketing digital.