A internet é nova moeda dos empreendedores e desenvolver um bom posicionamento nas Redes Sociais é a chave que muitas empresas usam para abrir as portas do sucesso.
Prova de toda essa visibilidade, é que aqui no Brasil existem mais de 150 milhões de usuários de Redes Sociais, o que representa 70,3% da sua população. Esse número, revelado por um estudo da plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, também aponta que os brasileiros ficam em média 3h42 por dia conectados, ficando atrás somente das Filipinas (4h15) e Colômbia (3h45).
Então, se a sua marca ainda não está nas Redes Sociais de forma estratégica, você não está apenas perdendo a oportunidade de ganhar visibilidade e relevância no mercado: também está perdendo potenciais clientes!
Ainda está se perguntando se é realmente eficaz se posicionar nas Redes Sociais e como fazer isso da forma certa? Confira as dicas que separamos nesse artigo!
O que é posicionamento nas Redes Sociais?
Posicionamento digital nada mais é do que ter a sua marca presente nas Redes Sociais de forma estratégica. Trata-se de produzir conteúdo de valor no Instagram, Facebook, Twitter, entre outras.
É uma estratégia que envolve uma estrutura completa de produção de conteúdo para que o público-alvo seja alcançado.
Assim, a ideia de que para se posicionar nas Redes Sociais basta criar um perfil e publicar aleatoriamente é a primeira a ser anulada. Afinal, é justamente por não ter um planejamento estratégico digital bem definido, que muitas empresas acabam não colhendo bons resultados.
Posicionamento nas Redes Sociais: Saiba como fazer o seu
E para que a sua estratégia nas Redes Sociais seja realmente bem-sucedida, é preciso levar em consideração alguns aspectos fundamentais.
Abaixo, destacamos os principais pilares para a construção de um posicionamento digital de sucesso:
- Faça o mapeamento de persona: o documento detalhado com as principais características do seu cliente ideal;
- Escolha os canais apropriados: em quais canais o seu público está? Esteja lá também! Além de das principais redes, análise aquelas que faz sentido para a sua marca estar;
- Defina a sua linha editorial: sabe quando você abre uma revista, por exemplo, a Vogue, e logo se depara com a linha editorial? Isso significa que, dentro do seu nicho, ela explora diferente temas. O mesmo deve ser feito com as suas Redes! Nada de ficar falando muito do mesmo, defina quais serão os temas abordados no perfil;
- Tenha um cronograma de conteúdo: o seu cronograma de conteúdo semanal deve diversificar topo, meio e fundo de funil. Ou seja, nada de querer vender todos os dias;
- Crie estratégias de relacionamento com o seu público: as Redes Sociais são um dos principais pontos de relacionamento com a audiência. Então, faça da sua rotina engajar com o seu público;
- Analise os resultados e veja o que está dando certo: quais das publicações do período teve mais engajamento e alcançou mais pessoas? mensure ao menos 1x por mês essas informações e tome como base para criar uma nova estratégia de conteúdo.
Se a sua marca seguir os pontos citados acima, sem dúvidas, você estará no caminho certo.
Além disso, outro ponto primordial, é ter constância nas Redes Sociais. Isso significa que não adianta postar um dia e outro e esperar, em poucos meses, ter resultados.
Afinal, quando falamos de posicionamento nas Redes Sociais, falamos de longo prazo, de algo que é construído diariamente, tijolo por tijolo.
Conclusão: para se posicionar nas Redes Sociais é preciso conhecer bem a sua persona e dominar estratégias de conteúdo!
Se você já está nas Redes Sociais e não sente segurança no que está fazendo, ou até mesmo não teve coragem de iniciar no digital por falta de conhecimento, saiba que há uma maneira mais prática de reverter esse cenário e criar a presença digital da sua marca.
Contar com uma parceira especialista no assunto, como nós, da Agência Spiner, pode transformar o seu processo no digital mais simples e efetivo.
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