Fazer com que a sua empresa apareça na primeira página do Google pode ser o diferencial para que se consiga atrair mais pessoas para o site e, com isso, possivelmente aumentar a conversão de visitas ao site em vendas.
Basicamente, o Google Adwords é a ferramenta de anúncios do Google que consiste na compra de palavras-chave, que levarão ao seu site em forma de link, fazendo com que a cada vez que determinada palavra for digitada no mecanismo de busca, o seu anúncio (ou seja, o link para o seu site) seja visualizado entre as primeiras páginas do mecanismo de busca e, consequentemente, o pesquisador encontre em sua empresa aquilo que buscava no Google.
Há diversas possibilidades e formas de se anunciar no Google, algumas mais simples, com menor segmentação de público e algumas mais complexas, que visam maximizar os resultados obtidos. Para fins de facilitar a compreensão deste artigo por pessoas com todos os níveis de conhecimento, descreveremos a seguir de modo bem fácil e didático como criar uma campanha no Google Adwords.
1° Passo: Defina o que será anunciado
A partir de todo o conteúdo que consta em seu site, você deverá decidir qual é o melhor para que seja anunciado, com base em seus objetivos comunicacionais e de marketing. Há a possibilidade de anunciar diretamente apenas o site, no entanto, se o seu objetivo é aumentar as vendas de determinado produto, por exemplo, pode ser interessante anunciar o link que leva diretamente a ele.
2° Passo: Escolha as palavras-chave relacionadas à oferta
Esta etapa consiste em representar a alma do seu anúncio. Através da ajuda dos profissionais de marketing ou de muita pesquisa, você conseguirá identificar quais são as palavras-chave que melhor se adequam ao seu negócio ou produto. Faça então, uma lista com o maior número possível de palavras-chave e, a seguir, selecione as que considera ter o maior potencial de gerar acesso ao site e invista nelas. Não há um número determinado de palavras-chave (ou termos-chave) a ser utilizadas e você pode optar por quantas quiser e o seu orçamento permitir.
Com base nas informações concedidas pelo Google Adwords, você terá acesso ao custo das palavras-chave escolhidas, na opção do CPC (custo por clique) de cada uma. Caberá então, que sejam identificadas quais serão as palavras-chave que deverão compor o seu anúncio.
3° Passo: Divida as palavras-chave em grupos
Com as palavras escolhidas anteriormente, elas podem ser separadas em grupos, pois nem sempre as palavras-chave de uma campanha refletem os mesmos termos. O mais aconselhável é que se tenham no mínimo três grandes grupos de palavras-chave que corresponderão logo a seguir na criação de três anúncios. É evidente que isto varia de empresa para empresa e de objetivo para objetivo e cabe ao profissional identificar quantos grupos serão necessários para que se consiga atingir as metas propostas pela campanha comunicacional.
4° Passo: Configure a conta do Google Adwords
São dezenas de informações que devem ser preenchidas antes de se criar um anúncio e cabe a você preenchê-las de forma correta. Algumas das principais informações são as formas de pagamento, sendo que se for via boleto bancário a sua conta irá demorar um pouco mais para ser ativada e se for via cartão de crédito, ela é ativada instantaneamente. Outra informação importante diz respeito aos códigos-promocionais. Constantemente, o Google envia um bônus de até R$ 100,00 para as contas do Gmail e se você já tiver recebido algum e-mail com isso, é a hora de utilizá-lo.
5° Passo: Crie os textos dos anúncios
O objetivo central da criação de anúncios para cada grupo que foi desenvolvido anteriormente é conseguir prever o que o usuário irá digitar no Google para que a sua empresa seja a primeira a aparecer em determinados termos. Esta não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda de profissionais, com o passo-a-passo elaborado neste artigo e com as informações que são cedidas pelo próprio Google, você conseguirá identificar quantos anúncios serão necessários para cada grupo de palavras-chave e, a seguir, poderá iniciar a redação dos anúncios e a indexação dos links a serem divulgados.
Cada anúncio deverá contar com uma chamada (título) e com uma meta-descrição (texto) de até 140 caracteres. O importante é que estes textos reflitam sobre o conteúdo em seu site e incentivem a pessoa a clicar nele, para que você consiga aumentar o tráfego em seu site.
6° Passo: Configure os anúncios
Aqui é o momento de definir como a sua campanha será realizada. O mais recomendado é que se escolha como tipo de campanha a opção “apenas rede de pesquisa”, que é o que irá permitir que o seu anúncio funcione em consonância com o mecanismo de busca. Caso seja a sua estratégia, esta opção poderá ser modificada para que o seu anúncio apareça em blogs ou sites parceiros, no entanto, o mais recomendável é que se mantenham os anúncios na página central do Google.
A seguir, defina um nome para a campanha. Este não necessariamente será o título dela, mas sim, uma forma de se gerenciar os anúncios de forma mais simples. Logo a seguir, você deverá definir o caráter demográfico da campanha.
A opção “aparelhos” diz respeito ao mercado mobile. Caso o seu site não possa ser visualizado em smartphones, se for desenvolvido em Flash, por exemplo, deverá ser marcada a opção “Computadores e Laptops”. Já se o seu site funcionar em qualquer plataforma, deixe a opção como está.
Em seguida, você deve definir o valor máximo a ser investido durante a campanha. Escolha a opção “Lance automático para tentar maximizar os cliques para seu orçamento-alvo”. E marque a opção “Limite de lance de CPC”. A seguir, insira o valor máximo e evite surpresas com a chegada da fatura do cartão de crédito. Você também pode colocar um limite diário, tendo como base o CPC identificado no 2° Passo.
7° Passo: Preencha os textos e as palavras-chave de cada grupo de anúncio
Após ter desenvolvido os textos no passo 5, ter escolhido as palavras-chave no passo 2, as ter dividido no passo 3 e ter configurado a sua conta e os anúncios nos passos 4 e 6, chegou o momento de ver como ficará o seu anúncio. Insira todas as informações e crie o anúncio propriamente dito para cada grupo de palavras-chave.
8° Passo: Acompanhado os resultados
Integre a sua conta do Google Adwords ao Google Analytics e realize o acompanhamento dos seus anúncios periodicamente. Devido às possibilidades do Adwords, você poderá ir aprimorando os seus anúncios ao longo do tempo, conforme for identificando aqueles que estão sendo bem-sucedidos ou não.
Com o passo-a-passo apresentado neste artigo, você conseguirá criar uma campanha simples no Google Adwords e fazer com que a sua empresa esteja entre as primeiras páginas do mecanismo de busca mais acessado do mundo. Agora, só cabe a você criar as suas campanhas no Google Adwords e acompanhar os seus resultados. Então, mãos a obra!