Você já se perguntou: “Como posso divulgar minha empresa em outros países?”. Então esse artigo foi feito para você!
Expandir a venda de produtos e serviços para outros países é o sonho de muitos empresários e com o auxílio do Google AdWords tudo ficou mais fácil!
Confira a seguir algumas práticas recomendadas pelo Google para iniciar a exportação de qualquer tipo de negócio.
6 dicas para divulgar minha empresa em outros países
1 – Pesquise o mercado em outros países
O primeiro passo para divulgar uma empresa em outros países é fazer uma pesquisa de mercado para entender a demanda dos consumidores em relação aos seus produtos ou serviços. Será que a sua empresa consegue atender às necessidades desses usuários?
Para responder esta pergunta e também compreender o comportamento e jornada de compra dos consumidores de um determinado país, comece buscando informações a partir do seu site e das contas do AdWords com o auxílio do Google Analytics.
Outras ferramentas úteis nesse processo são o Planejador de Palavras-Chave para identificar os principais termos de busca e o Google Trends para descobrir as tendências do local.
A partir dos dados coletados, faça uma lista dos mercados mais promissores no país pesquisado.
2 – Condições da exportação
O segundo passo é identificar quais são as condições de exportação em cada mercado/país listado anteriormente.
Pesquise as regras e leis da legislação local, as formas e métodos de pagamentos mais comuns, as taxas dos impostos e encargos, as tarifas alfandegárias, as remessas internacionais e os seguros.
Aproveite também para identificar os concorrentes e os produtos disponíveis do Google AdWords.
3 – Escolha e diferenças culturais
Qual o melhor mercado para investir na exportação?
Escolha o mercado que tiver mais vantagens nas condições da exportação e também leve em consideração outros fatores como idioma e proximidade.
Por exemplo, se a sua empresa já tem alguns problemas em processos logísticos, opte por um país mais próximo do Brasil.
Diferenças culturais
Pesquise quais são as cores, preferências tecnológicas e estratégias de vendas mais comuns do local e coloque-as em prática.
Esteja também atento às diferenças culturais ao criar campanhas, anúncios e páginas de destino no Google AdWords. Os comportamentos dos consumidores são diferentes em cada país, assim como a linguagem e as necessidades.
4 – Como configurar campanhas do Google AdWords?
Mantenha estratégias com bons resultados
Replique as estratégias, estruturas e táticas das campanhas do Google AdWords que já foram realizadas no país de origem. Desse jeito, você cria uma base para comparar o desempenho dos anúncios e também verifica o comportamento do mercado.
Objetivos no novo mercado
Na hora de analisar o desempenho das campanhas, não se esqueça de levar em consideração os objetivos, o valor do utilizador, a concorrência e os custos dos bens vendidos no país.
Escolha a melhor estrutura de conta
As três opções mais comuns de estrutura de conta para divulgar uma empresa em outros países são:
- Uma conta para cada país e idioma: desse modo os produtos são inseridos nas campanhas.
- Uma conta para cada país e produto: o trabalho de gestão é maior já que os idiomas são incluídos nas campanhas.
- Uma conta para cada idioma:essa é estrutura mais utilizada devido os produtos e os países seremincluídos nas campanhas, porém o trabalho de gestão de orçamentos ao nível da linha de produtos é maior.
Escolha a estrutura de acordo com a quantidade de pessoas da sua equipe, preferências de gestão e limitações.
Para facilitar a otimização e melhorar a gestão das campanhas, padronize os nomes dos produtos e serviços em todas as campanhas e inclua dados como país, idioma e método de segmentação nas etiquetas do AdWords.
5 – Automatização
Dependendo do tamanho da expansão da sua empresa em outros países, o trabalho de criar e otimizar as campanhas pode se tornar muito complexo.
Ferramentas de automatização como os lances automáticos e os personalizadores de anúncios podem poupar horas de trabalho.
Para testar novas estratégias de campanhas em outros países com processo de configuração mais rápido, aposte em métodos como anúncios dinâmicos, campanhas do Shopping, otimização de Campanha da Rede de Display e Campanhas de aplicações universais.
Independente do tipo e tamanho da sua empresa, o ideal é sempre buscar profissionais especializados em Google AdWords para traçar um planejamento de marketing digital nesse processo de divulgação em outros países.
Entre em contato com a Spiner! Nós somos uma agência Google Partner Premier e temos uma equipe pronta para te ajudar a divulgar sua empresa em outros países. Conte com a gente!