As redes sociais democratizaram fortemente a comunicação e abriram inúmeras possibilidades para o marketing, sendo a principal delas a de criar um relacionamento verdadeiro entre a marca e o seu público. Porém, a tarefa de engajar clientes com marketing digital não é simples. Ao mesmo tempo que surge essa possibilidade, há vários concorrentes atuando na mesma frente, disputando o público e tornando a disputa ainda mais acirrada.
Mas não são somente os concorrentes. O público se tornou mais resistente. Isto é: não basta fazer um post, de vez em quando, pensando em agradá-los. Este é um trabalho constante e que precisa de muita pesquisa. Eles querem que você, que o seu negócio, realmente os conheçam, falem sua língua e sejam úteis.
Pensando neste desafio, elaboramos 5 dicas de como engajar clientes com Marketing Digital para ajudar você nesta. Confira a seguir.
Qual o segredo para engajar clientes com Marketing Digital?
Existem inúmeros cases de marcas que são excelentes neste quesito. Você provavelmente as acompanha ou, mesmo já engajou com estes conteúdo. Sendo assim, já deve ter se perguntado como é possível repetir este sucesso?
E mais, talvez você até mesmo tenha tentado algumas vezes. Buscar inspiração nesses cases é algo bastante comum, e, mais comum ainda, é não alcançar, nem de longe, um resultado semelhante.
A principal questão e um dos segredos para isto é que não existe receita de bolo e cada público é um público. Pode parecer óbvio, mas este é um ponto sensível em diversas estratégias que visam engajar clientes com o marketing digital. Não foco nos concorrentes, foque no seu público e se dedique a conhecê-lo a fundo, para encontrar, verdadeiramente o ponto sensível que irá ligá-los a sua marca e conteúdo.
Realmente não é uma tarefa simples, mas existem muitos pontos que você explorar para ir melhorando este engajamento aos poucos.
Veja as dicas que preparamos sobre Marketing Digital
#1 Mapeie sua persona no Marketing Digital
Como estávamos falando, comece pelo começo. Isto é: crie suas personas, se você ainda não tiver feito isto. Caso já tenha, faça uma nova pesquisa: elas não são eternas e mudam constantemente, afinal, são pessoas.
Depois, faça um mapa de empatia e mapeie sua jornada enquanto consumidora e também de compra. Qual o objetivo? Entender ao máximo o que se passa com seu público para saber qual o momento certo de atingir ele. E o mais importante: como. Se o seu público é mais conservador, não adianta publicar uma brincadeira com o funk do momento: por mais que esteja em alta, não irá funcionar.
Por isso, esse processo é essencial.
#2 Explore as redes sociais da maneira certa
Um dos melhores canais que existem para querer engajar clientes com Marketing Digital são as redes sociais. Sendo assim, crie e execute um bom planejamento de postagens a partir de todo estudo que foi feito considerando o item 1 da nossa lista.
E de novo, por que isto é importante? Porque cada rede possui uma linguagem e públicos diferentes. O LinkedIn, por exemplo, é um canal ideal para B2B, na qual existem diversos profissionais buscando networking. Já o Instagram e Facebook são mais flexíveis, conversando bem para B2C e B2B, sendo o primeiro até mesmo mais ideal.
O importante é que você seja lembrado e uma das melhores formas de fazer isto é compartilhando conteúdos úteis e no timing certo.
#3 Teste diferentes canais
As redes sociais são excelentes para engajar clientes com Marketing Digital, mas não são as únicas. E também, não são apenas posts elaborados que apresentam potencial. O que estamos falando? Que você deve explorar mais canais e formatos.
Vamos lá: as stories são um recurso que conquistou milhares de pessoas e, constantemente são atualizadas. Enquetes, quiz, gifs, enfim, o que não faltam são recursos para aumentar o diálogo com seu público.
Os vídeos são ótimas ferramentas também. O próprio IGTV, do Instagram, ou um canal no Youtube. Esse formato é o do presente e também do futuro. Explore e veja como sua audiência engaja. Podcasts também estão em alta e podem funcionar. Teste.
#4 Deixe a criatividade fluir
Sabe quem decide se uma ideia é boa ou não? Sua audiência. Para engajar clientes com Marketing Digital não existe mágica. Você cria e testa. Para isso, deixe a criatividade fluir. Faça anúncios com copys diferentes dos usuais criados pela sua marca e veja qual é o resultado.
Explore gatilhos mentais e estimule seu público a querer descobrir mais sobre aquele assunto ou sobre sua empresa de uma forma criativa. Para engajar é preciso se destacar e você só descobre isto testando. Não hesite.
#5 Explore a dor da sua persona
Parece agressivo? Mas não se preocupe, não é. Para engajar clientes com Marketing Digital você precisa dizer o que eles querem ouvir. Mas isto não basta. Você precisa dizer tudo o que incomoda eles. Suas dores. Ser assertivo é essencial para gerar o tão sonhado engajamento.
Por isso, não economize palavras. Construa conteúdos que ele possa ler e sua mente dizer “SIM, este é o meu problema”. E então, saiba como mostrar você tem a solução. Quanto mais próximo você for do seu público, mais próximo ele será de você.
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