Criar conteúdo digital para a internet é uma tarefa que exige bastante cuidado com os diferentes detalhes. Entre uma desses detalhes está a tarefa de escolher imagens para seu conteúdo digital.
Quando estamos fazendo essa escolha, não podemos deixar de levar em consideração o stopping power. Esse termo em inglês significa “poder de parada” e representa o quanto um conteúdo é capaz de chamar a atenção do público.
Em meio à infinidade de informações presentes na internet, é necessário que uma imagem seja chamativa o suficiente para que o público-alvo pare para olhar e tenha interesse em dar atenção ao conteúdo.
Além desse primeiro contato, temos também as imagens que fazem parte de todo o artigo, que precisam ser igualmente bem pensadas para que auxiliem o leitor.
Como escolher imagens para seu conteúdo digital
Existem algumas dicas que podem ajudar muito na hora de escolher imagens que vão complementar o seu conteúdo e servir como uma ferramenta de comunicação. Confira no que é preciso prestar atenção na hora de escolher as melhores imagens para um post ou campanha.
1- Pense nas cores
Os seres humanos são muito influenciados pela parte visual na grande maioria de suas escolhas, principalmente quando o assunto é o consumo.
No mundo virtual isso é ainda mais importante, pois a imagem de destaque de um post será a primeira coisa que muitos vão prestar a atenção.
Por isso, saber usar as cores ao seu favor é fundamental. Principalmente nas redes sociais, uma das melhores ferramentas para empresas, mas um local onde a concorrência é grande.
Isso não significa que as imagens escolhidas precisam ser saturadas em cores vibrantes. É preciso criar uma campanha com uma identidade visual chamativa, mas sem exageros, para que o público alvo seja atraído e não afastado.
As combinações de cores são variadas e é difícil quantificar isso sem estudar cada caso. Mas há muitas práticas que vão potencializar a escolha de cores em imagens para conteúdo digital.
Uma dica sempre bem-vinda é tentar se destacar das cores básicas utilizadas nos veículos onde a imagem será apresentada. Branco no branco não chama a atenção, assim como preto no preto, por isso o contraste é sempre uma boa escolha.
2- Mantenha a coerência com o tema do seu conteúdo
Uma imagem pode até ser bastante chamativa, porém, ela pode acabar não tendo absolutamente nada a ver com o assunto tratado no conteúdo. Isso cria um grande problema para a sua campanha.
Enquanto a imagem pode chamar a atenção das pessoas, não vai demorar para muitos perceberem que não se passa de um click bait. Isso pode gerar uma imagem negativa para o seu conteúdo.
Com isso em mente, é fundamental escolher imagens que façam o seu público alvo ter interesse e que complemente o conteúdo, já preparando a pessoa para o que ela vai ler ou visualizar.
É possível também apostar em algumas imagens mais abstratas, mas sempre dentro do contexto pretendido.
3- Dentro da coerência, fuja do óbvio
Sem fugir da dica logo acima, é possível escolher imagens que fogem do óbvio e da mesmice para conseguir chamar ainda mais atenção.
Por exemplo, vamos supor que o seu conteúdo fale sobre finanças e o assunto é a inflação de uma certa economia em crise. Você pode escolher várias imagens que ilustrem o assunto, como calculadoras, moedas e cédulas em uma superfície ou pessoas preocupadas.
Mas e se, ao invés disso, for utilizada uma imagem com a moeda em questão dentro de um foguete? Ou em uma montanha-russa?
Imediatamente ao ver essa imagem, o seu público vai entender que o conteúdo vai tratar de altas absurdas ou de uma volatilidade muito grande na inflação. É uma imagem que casaria bem com o tema e o título adequado.
Essa é uma escolha ainda mais interessante caso a sua marca tente se comunicar com um público mais descolado.
4- Evite distrações nas imagens
Ao escolher uma imagem ela precisa chamar a atenção do seu público, mas ela não pode chamar atenção demais. Ou seja, fotos com um ator em uma pose muito exagerada ou com muitos elementos podem fazer com que o consumidor do conteúdo fique distraído com a imagem e esqueça do texto.
Um erro muito comum nessa categoria é quando colocam fotos de pessoas mexendo em computadores e celulares desligados (com a tela preta) ou então com um prato claramente vazio.
Isso deixa o público olhando para a foto e se perguntando o que a pessoa está fazendo. No fim das contas, o conteúdo perde totalmente o engajamento do leitor.
A mesmice também acaba distraindo demais. Usar fotos parecidas em um único artigo ou várias imagens na mesma página de um site é algo que atrapalha bastante.
A repetição e a repetitividade de imagens tornam o artigo cansativo e desinteressante. Lembre-se sempre de que o seu público estará sempre se baseando no que ele vê.
5 – Não se esqueça do formato ao escolher imagens do seu conteúdo digital
As principais redes sociais possuem diferentes formatos ideais para imagens, assim como os diferentes temas de blogs e sites. Ao utilizar o formato errado, a foto pode perder parte importante ou ser redimensionada e causar estranheza, além de ter a aparência de amadorismo.
Sempre pesquise quais os melhores formatos a serem utilizados e coloque isso em prática ao publicar o seu conteúdo.
Conte com ajuda para escolher imagens do seu conteúdo digital
Se você quer garantir o melhor resultado na hora de escolher imagens do seu conteúdo digital, conte com quem entende do assunto. Escolher as imagens de forma correta significa maior destaque para a sua empresa e aumento nas vendas online.
A Spiner possui profissionais especializados na escolha e na elaboração de imagens para conteúdo na internet. Seguindo as boas práticas, oferecemos aos nossos clientes toda a assessoria para enriquecer o seu conteúdo. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e profissionais para que você tenha o melhor apoio na hora de escolher imagens para seu c