Assim que uma empresa decide colocar a sua marca no ambiente virtual, seja através de vendas online com e-commerce, posicionando-se nas redes sociais, ou apenas possuindo um site informativo, os gestores logo identificam a necessidade de contar com uma empresa parceira, uma agência de marketing digital para apontar os melhores caminhos e estratégias durante esta empreitada.
Mas o que você deve levar em conta no momento de escolher uma agência de marketing digital? Como saber se aqueles profissionais são realmente recomendados para o trabalho de ajudar a sua marca a crescer a partir da utilização da internet? E mais: como descobrir se a agência de marketing digital escolhida é realmente a mais indicada para o seu negócio?
Estas e outras respostas, apresentaremos neste artigo. Confira.
O que faz uma agência de marketing digital
Em resumo a principal função de uma agência de marketing digital é auxiliar a sua marca em tudo o que diz respeito à sua comunicação através dos mais variados ambientes virtuais.
Isso quer dizer que poderá caber à agência de marketing digital contratada, desenvolver o seu site, criar o conteúdo para as redes sociais da sua marca, alimentar o blog da empresa, planejar e executar o envio de e-mail marketing, entre tantas outras opções à disposição para divulgar a sua empresa na internet.
Na prática, uma agência de marketing digital pode ser entendida como uma aliada da sua empresa no que diz respeito a dar vida à sua marca na internet.
Se ela já tem uma vida, se apenas possui um site, por exemplo, caberá aos profissionais de marketing digital lhe apresentar as melhores ferramentas de divulgação para atrair um número cada vez maior de pessoas às suas páginas e, desta forma, colocar a sua marca como uma das possíveis opções de compra quando aquele consumidor precisar do seu produto ou serviço.
Dicas para escolher a agência ideal para o seu negócio
Antes mesmo de iniciar a procura pela agência de marketing digital ideal, é importante que você consiga reconhecer, dentro da sua própria empresa, quais são as necessidades e os anseios dos gestores a partir da divulgação da sua marca na internet.
Reconhecendo se o seu objetivo é alavancar a venda do e-commerce, aumentar o número de visitas ao site, engajar mais seguidores nas redes sociais, entre tantos outros exemplos, fica muito mais fácil começar a se pensar naquela agência que pode vir a atender a sua conta da melhor forma possível, tendo em vista que há agências especializadas em determinados tipos de negócios e aquelas que fornecem um trabalho integrado entre as mais diversas ferramentas de marketing digital.
E antes de apontar as soluções para o seu negócio, cabe aos profissionais de uma agência conhecerem muito bem a sua empresa, o seu público-alvo e o seu mercado.
Além da expertise que eles devem ter no seu ramo de atuação, ainda deve ser realizada a coleta de um briefing, um documento onde se é possível conhecer a empresa, quais as necessidades dela, quais os pontos fortes e fracos, como já vem trabalhando a sua divulgação, entre outras informações necessárias, para que, a partir deste estudo acerca da organização, a agência possa ir apontando as melhores soluções para que a empresa realize um excelente trabalho de marketing digital.
Se a agência que você já pensou em contratar disse ter a solução para todos os seus problemas, sem nem mesmo ter conhecido mais a respeito da sua marca através de um estudo sobre a empresa, já é importante você ir começando a separar o joio do trigo.
Uma outra dica que pode ser utilizada antes mesmo de você entrar em contato com alguma agência, é avaliar o portfólio disponibilizado no site e nas redes sociais delas próprias.
Conheça quais são ou foram alguns dos clientes já atendidos pela agência de marketing digital, quais tipos de resultados eles obtiveram, como foram desenvolvidas as campanhas, se há qualidade estética nos layouts desenvolvidos pelos profissionais da agência e etc.
Outro ponto importante é verificar se a agência tem qualificação e certificação em ferramentas e serviços que você pretende contratar. Se você pretende contratar o serviço de Google AdWords, por exemplo, é recomendável verificar se a agência é certificada pelo Google no programa Google Partner.
É claro que contratar uma agência de marketing digital trata-se de uma decisão gerencial e deve ser amplamente analisada e discutida antes de se tomar os novos rumos da comunicação da empresa no ambiente virtual, no entanto, através deste artigo, você pôde conhecer algumas dicas que vão lhe auxiliar no momento de escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio.