Atualizado em 15-07-2019.
Nos últimos anos, muitos anunciantes do Google Ads têm percebido um grande crescimento de impressões e cliques vindos através de Mobile App, que são aplicativos para celulares smartphones e tablets.
Esse crescimento se deve ao aumento de novos usuários de smartphones como iphone e celulares Android e de tablets e ao crescente consumo de aplicativos e conteúdo através desses dispositivos móveis. Além disso, o Google Ads tem uma grande parcela da publicidade dentro desses dispositivos, aproveitando as tendências e mudanças no comportamento do consumidor.
Por outro lado, apesar do alto crescimento de impressões e de cliques, muitos anunciantes que investem na Rede de Display têm sentido uma queda na taxa de conversões e consequentemente um aumento no custo de conversão através da publicidade em Mobile App.
Como bloquear os aplicativos móveis (Mobile App) na Rede de Display do Google
Como não ter os anúncios exibidos em Mobile App? Reduzir o lance de -100% resolve? Negativar os canais de Mobile App manualmente, mesmo sabendo que há milhões de aplicativos móveis? Ou existe outra possibilidade mais fácil e prática?
Apesar da dificuldade em obter essa informação, existia uma forma bastante prática para evitar que o anúncio fosse exibido em aplicativos. Para isso, bastava inserir o seguinte link “adsenseformobileapps.com” na seção “Canais” das “Exclusões de campanha” na guia “Rede de Display”. Entretanto, devido à mudanças praticadas pelo Google Ads para aumentar o investimento dos anunciantes em apps, essa estratégia foi bloqueada. Contudo, descobrimos uma nova possibilidade, filtrando as categorias de mobile apps, através do Google Ads Editor.
Para isso, siga os seguintes passos para excluir os Mobile App:
1) Faça o download do Google Ads Editor (caso ainda não tenha o software)
2) Abra o programa e clique em obter as modificações recentes das campanhas
3) Selecione as campanhas de Display que deseja filtrar mobile apps
4) Em “Palavras-chave e segmentação”, clique em “Categorias de aplicativos para dispositivos móveis negativo”
4) Clique em “Adicionar categoria de aplicativo para dispositivos móveis”, no nível de campanha
5) Adicione a categoria “All Apps”
Pronto! Assim você garante que seu anúncio não seja exibido nesses aplicativos.