Com o crescimento do acesso à internet no Brasil, aliado a aspectos socioeconômicos de desenvolvimento do país, a prática do E-Commerce, ou seja, das vendas realizadas a partir da internet, tem se tornado cada vez maior e alguns dados estatísticos sobre este mercado apontam para um cenário de ainda mais crescimento nos próximos anos.
A seguir, apresentaremos alguns dados sobre como e porquê o E-Commerce tem movimentado a economia nacional, para que você consiga compreender tudo o que tem envolvido este mercado em franca expansão e consiga saber se é importante para a sua empresa investir ou não nesta nova modalidade de comércio.
Por que o E-Commerce tem crescido tanto no país?
Os motivos pelos quais o E-Commerce vem se tornando uma prática cada vez mais cotidiana e muito mais aceita dentro da economia nacional podem ser divididos em duas grandes frentes: os motivos subjetivos e os motivos objetivos.
Dentro dos motivos subjetivos, o que mais se destaca é a confiança. A maioria dos brasileiros já perdeu o medo de comprar qualquer tipo de coisa pela internet este fator aliado à própria responsabilidade das empresas e fornecedores, vem consolidando uma nova realidade do comércio eletrônico no país.
Já do ponto de vista dos motivos objetivos que tem impulsionado o E-Commerce no país, aquele que mais se destaca é o fato de as empresas terem percebido que realizar um investimento em uma loja virtual pode se tornar uma excelente oportunidade de vender mais e, por isso, um número cada vez maior de empresas tem disponibilizado os seus produtos para a compra diretamente em seus sites.
Estatísticas sobre o E-Commerce na Economia Nacional
A seguir, apresentaremos os dados de algumas das principais e mais recentes pesquisas e estudos nacionais que envolveram dados estatísticos sobre o E-Commerce no Brasil e a sua participação na economia nacional:
– Somente no ano de 2013, o E-Commerce teve um faturamento total de R$ 28 bilhões, o que se refere a um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.
– Nos últimos cinco anos, o E-Commerce cresceu uma média de 28,6%, variando entre 40% (2010) e 20% (2012).
– De junho de 2013 a janeiro de 2014, o E-Commerce conquistou 3,9 milhões de novos clientes, ou seja, quase quatro milhões de pessoas realizaram a sua primeira compra pela internet em um período de seis meses. Este número de novos consumidores insere-se ao número total de consumidores online no Brasil, que é de: 46,16 milhões no final do primeiro semestre de 2014.
– O ticket médio das compras realizadas através do E-Commerce no ano de 2013 foi de R$ 359,00.
– Em relação aos dados socioeconômicos, a maior parte dos E-Consumers é pertencente à classificação de classe C, correspondendo a 58,6% do total de consumidores através do E-Commerce.
– O setor da economia com maior participação dentro do E-Commerce é o de moda e acessórios, com 13,7% das vendas virtuais. Em segundo lugar está o setor de eletrodomésticos com 12,3%, seguido de perto pela área de saúde, beleza e medicamentos, com 12,2%.
O futuro do E-Commerce no Brasil
O cenário que se prospecta para 2015 é que o E-Commerce continue crescendo em média entre 22% e 25%.
Outro fator que vem se destacando e também impulsionando o crescimento do E-Commerce no Brasil é o mobile commerce, que já representa 5% de todas as compras virtuais.
O E-Commerce tem crescido tanto no país que há, inclusive, casos de sucesso de marcas mundialmente conhecidas, que optaram por fechar as suas lojas físicas e agora comercializam os seus produtos somente através da internet.
Então, o quadro que se coloca para o futuro do E-Commerce nos próximos cinco anos no país, é de que conforme mais pessoas vão tendo acesso às tecnologias e confiando mais para realizar a sua compra através da internet, o E-Commerce continue em franca expansão e movimentando um setor cada vez maior da economia nacional.