Aumentar o número de matrículas é o desejo de todas as instituições de ensino. Seja ela escola de ensino fundamental, médio ou de cursos, ganhar novos estudantes é sempre um desafio recorrente em todo novo ciclo letivo. Por isso, muitas escolas estão usando estratégias para captar alunos através do Marketing Digital.
No setor educacional, as empresas têm percebido a importância do uso das plataformas digitais não apenas no ensino a distância (que ficou ainda mais consolidado com a pandemia), mas também para atrair novos alunos e aumentar o número de matrículas em seus cursos.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre como conquistar novos estudantes para a sua instituição de forma prática e eficiente, usando estratégias consagradas do Marketing Digital.
Como captar alunos através do Marketing Digital?
Para captar alunos através do Marketing Digital, primeiramente é preciso conhecer as estratégias e ferramentas que a internet oferece. Dentre as estratégias mais usadas, está o Marketing de Conteúdo. Será nesta estratégia que vamos nos focar e mostrar algumas ferramentas que podemos usar dentro destas diretrizes.
O Marketing de Conteúdo tem por objetivo produzir um material que informa, entretém e educa o seu público, ganhando sua confiança para que ele queira se tornar um cliente. Para as instituições de ensino, usar este método é muito efetivo, pois quando a escola oferece conhecimento em suas redes sociais e site, ela está mostrando à sua audiência uma amostra do que ela pode oferecer em suas aulas.
Esta estratégia visa abordar ações que atraiam um público que não conhece ainda seus cursos, ou ainda, que nem tenham se atentado para a necessidade daquele conhecimento. Atraindo-os, gerando interesse, eles poderão acompanhá-los a uma jornada de relacionamento com a sua marca, até serem convencidos a se matricularem. Este processo, no marketing é chamado de funil de vendas.
Mostraremos a seguir, como se dá esse processo de funil de vendas e como usar as ferramentas e a comunicação em cada fase do processo de captar alunos através do Marketing Digital. Veja!
O funil de vendas do Marketing Digital para instituições de ensino
Atração
O primeiro passo para captar alunos através do Marketing Digital, é atraindo potenciais consumidores para um relacionamento com a sua marca por meio da internet. Isso pode ser feito através do uso das redes sociais e do seu site.
Quanto às redes sociais é preciso fazer um conteúdo atrativo, que informe a pessoa que irá efetuar a matrícula quais as habilidades, diferenciais que a sua escola possui em relação ao conhecimento e seus métodos. Tudo isso deve ser feito de uma forma que converse com a linguagem do futuro cliente, e que o faça sentir bem informado. Para que os seus conteúdos cheguem para mais pessoas nas redes sociais, é importante usar corretamente as estratégias de Facebook Ads, para as plataformas do Facebook e Instagram, e fazer anúncios instigantes para atrair uma audiência que sinta curiosidade em saber mais sobre a sua área de conhecimento.
No site é importante usar também o Marketing de Conteúdo, através das estratégias de S.E.O (Search Engine Optimization), ou seja, práticas especializadas na construção do texto e do site que o tornem mais atrativo tanto para o leitor, quanto para que o Google reconheça-o como relevante e informativo.
Para isso, ter um blog no seu site é primordial. É lá que a sua marca vai escrever informações importantes sobre a área de conhecimento da sua instituição, e com isso, atrair leitores que querem informações sobre o tema. Por exemplo, alguém que tem dúvidas sobre tempos verbais em inglês, pode achar através do Google um artigo do seu blog, em que você explica sobre isso. Esta pessoa ao ver seu conteúdo, pode se sentir inspirado a fazer um curso de inglês e se lembrará da sua escola por conta do seu conteúdo de qualidade.
Outra maneira de atrair o seu público através do seu site e blog é através do Google Ads, que é uma plataforma de anúncios que coloca o seu site em evidência nos assuntos relevantes para a sua escola.
Conversão
Para captar alunos através do Marketing Digital, é preciso ter uma estratégia duradoura, que estreite os laços com os usuários das suas plataformas. Por isso, temos uma segunda fase neste funil, chamado Captação de Leads.
O processo consiste em oferecer um material mais “encorpado” de conhecimento (também denominado Material Rico) de forma gratuita, que o exija em troca, a resposta de um formulário com alguns dados básicos, como nome, e-mail e telefone. Geralmente esses materiais são e-books, webinars ou aulas experimentais sobre um assunto que tem uma relação com a sua área de ensino.
Para isso, é necessário construir landing pages, ou seja, páginas de internet focadas em atrair a pessoa àquela oferta. Com os dados coletados, você pode estreitar ainda mais o relacionamento com este futuro cliente, que agora é um lead.
Relacionamento
Nesta fase você já conhece um pouco sobre o seu lead, mas agora ele precisa ser nutrido de mais informações para se convencer da importância de se matricular na sua escola. Através de uma boa estratégia de e-mail marketing, é possível enviar conteúdos interessantes por correio eletrônico que tenha a ver com o tipo de conteúdos que essa pessoa gosta e queira saber mais. Com uma escrita informativa, atrativa e conteúdo relevante, provavelmente esta pessoa ficará apta a receber convites para a matrícula.
Também é importante manter este relacionamento estreito nas redes sociais, promovendo interações reais, respondendo comentários, mensagens, mostrando feedbacks de clientes, promovendo enquetes e perguntas.
A matrícula
Chegou o momento mais esperado: a venda! No caso das escolas, a matrícula. Se os passos anteriores foram bem desenvolvidos, com certeza, muitos usuários já estão interessados em começar as aulas com a sua instituição. Um atendimento de qualidade é primordial para conseguir ainda mais conversões em venda.
Retenção
É importante estar atento ao seu cliente não apenas no momento que você consegue a matrícula, mas manter a satisfação do seu aluno dentro e fora da sala de aula para que ele seja um disseminador das ideias da sua instituição e ajudem a captar novos alunos através do Marketing Digital, compartilhando conteúdos da sua escola e recomendando para seus amigos.
Se você quer captar alunos através do Marketing Digital, contar com profissionais especializados é fundamental para garantir o sucesso das suas estratégias de conteúdos na internet. Por isso, a Agência Spiner possui uma equipe especializada em planejar e executar ações de Marketing de Conteúdo e captação de leads, para que a sua instituição de ensino atraia e conquiste a satisfação dos seus clientes na internet. Fale com nossos especialistas e conheça o nosso trabalho.