O Google AdWords é a ferramenta do Google que oferece serviços de links patrocinados. Além de escolher as palavras-chave corretas para sua campanha, é fundamental você executar ações para obter um retorno positivo e lucrativo.
Esse serviço funciona como um leilão, sua empresa só gasta pelos cliques que receber, o importante é gastar menos e com qualidade. O primeiro passo é entender a relação entre custo e qualidade:
Quanto mais alto o Índice de qualidade de uma palavra-chave, menor o preço por clique a ser pago (chamado de custo por clique real) e melhor a posição do anúncio. Ás vezes sua empresa pode pagar um preço alto por palavras-chave e escolhe-las erroneamente.
Índices de qualidade melhores podem afetar seus gastos de várias formas:
- Palavras-chave de alta qualidade normalmente custam menos por clique.
- Anúncios de alta qualidade podem ser exibidos em uma posição melhor sem custar mais.
- Mais cliques podem ser gerados com o orçamento definido, pois seus anúncios poderão ser exibidos com mais frequência.
Para melhorar sua campanha verifique, se suas palavras-chave e seus anúncios são específicos e relevantes para seus produtos e serviços e, em seguida, aprimorando fatores como a CTR (taxa de cliques) e a experiência na página de destino. Feito isso você pode ajudar a diminuir problemas relacionados ao orçamento e aos lances, além de reduzir seus custos.
Acompanhe seu ROI (retorno do investimento)
É essencial compreender o que você pode ganhar com o dinheiro gasto com sua campanha, para isso analise-a juntamente com o retorno obtido e não se esqueça de acompanhar ambos.
Geralmente são os lances, e não o orçamento, que geram impacto direto sobre o ROI.
O fator decisivo de qualquer anúncio ou palavra-chave é o valor que gera em comparação com seu custo. Para determinar a lucratividade de uma palavra-chave, você pode acompanhar as conversões com uma destas ferramentas gratuitas:
- Acompanhamento de conversões: Usado para acompanhar a lucratividade de uma campanha ou anúncio. Monitore suas taxas de conversão e o custo por conversão com facilidade. O custo de cada conversão deve ser menor do que o valor que você recebe pela conversão. Por exemplo, se você recebe R$ 10,00 por venda, mas gasta R$ 11,00 em cliques para obter essa venda, convém otimizar seu ROI.
- Google Analytics: Use essa ferramenta para fazer uma análise de ROI mais avançada. Além do acompanhamento de conversões básico, também oferece relatórios de conversão avançados e análise do funil de conversão. Quando tiver dados de conversão, você poderá identificar anúncios e palavras-chave lucrativas para otimizá-las ou excluí-las.