Você sabe como transformar leads em clientes? Qual é a melhor forma de entrar em contato com eles? E como aumentar a taxa de conversão?
Essas dúvidas são as mais comuns para os donos de pequenos e médios negócios que buscam aumentar a venda dos seus produtos e serviços. Por isso, escrevemos esse artigo para te dar uma melhor ideia do que fazer com os leads depois que eles chegam até você!
Veja a seguir algumas dicas de como transformar leads em clientes.
Qual a melhor forma de transformar leads em clientes?
Leads são oportunidades de negócios, ou seja, potenciais clientes. Por isso, quanto mais qualificados forem, melhor. Mas será que comprar listas prontas é a melhor forma de conseguir esses leads?
Apesar de serem mais baratas, essas listas contêm usuários que não são qualificados (afinal, eles não procuram o que você oferece) e nem exclusivos (porque as mesmas listas são vendidas para várias empresas), por isso, as taxas de conversões são baixíssimas ou nulas.
Ao invés de comprar leads, a melhor forma de consegui-los é fazer a geração dos leads. Ou seja, impactar pessoas que realmente estão interessadas no seu serviço ou produto. Esse processo pode ser realizado de duas formas: por campanhas de Google AdWords (links patrocinados) e Facebook Ads (anúncios no Facebook).
No Google AdWords, os usuários se tornam leads quando buscam por um serviço ou produto na Internet e em seguida, preenchem o formulário de um hotsite. Pelo Facebook, eles são impactados por anúncios na timeline da rede social e preenchem um cadastro, se estiverem interessados.
Se um usuário preencheu um formulário com nome, telefone e e-mail é porque ele realmente quer conhecer mais detalhes do seu produto ou serviço, e as chances de conversão aumentam.
As agências de marketing digital são responsáveis por entregar os dados dos leads qualificados, e a empresa que contratou o serviço por transformar esses leads em clientes. Mas como?
O que fazer com os leads gerados?
É muito importante que exista uma integração entre a agência de marketing e a área de vendas da empresa.
Após o envio dos leads, é necessário que a área comercial tenha agilidade para entrar em contato com os potenciais clientes. Não perder o momento de interesse do lead e realizar um atendimento de qualidade são atitudes essenciais nessa etapa.
As principais razões para taxas baixas de conversão acontecem quando a equipe de vendas demora para entrar em contato com o lead, ou quando não conseguem esclarecer todas as dúvidas.
Quanto tempo leva para um lead se tornar cliente?
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o tempo de conversão em cada tipo de segmento de serviços ou produtos.
Normalmente, empresas que oferecem produtos com um valor mais acessível e fácil de comprar,são as que conseguem conversões em um curto prazo, como planos de saúde e vendas de produtos em e-commerce. serviços de urgência, como guinchos e desentupidoras, também convertem bem rápido.
Já outros serviços com um custo mais elevado e que o processo de compra pode ser influenciado por família ou amigos, como serviços de saúde (atendimento médico, cirurgias etc), compra de imóveis e consórcios, o período de conversão pode ser um pouco mais longo.
É muito importante entender o comportamento dos consumidores para depois analisar a efetividade do seu retorno sobre o investimento.
Para contratar esse serviço de geração de potenciais clientes por meio de campanhas do Google AdWords e Facebook Ads e ainda contar com a ajuda de profissionais altamente capacitados para transformar esses leads em clientes, é só entrar em contato com a Spiner. Solicite um orçamento!