Compreender o comportamento do consumidor é uma das funções básicas do marketing atual e não poderia ser diferente no marketing digital. Muitos estudiosos já tem se voltado para a análise do comportamento do consumidor também no ambiente digital e tem conseguido obter uma série de informações úteis para que você possa fazer com que a sua empresa escolha os melhores e mais lucrativos caminhos dentro do marketing digital com base no comportamento do consumidor.
Segmentação de mercado
Antes de reconhecer o perfil do seu consumidor, é importante que você tenha bem definido qual é o seu segmento de mercado. Não adianta achar que a sua empresa vende para “todos os tipos de públicos”, pois, não importa o seu ramo, até mesmo as grandes redes do varejo, tem as suas delimitações de atuação no mercado.
Após segmentar o seu mercado, conseguir reconhecer se o seu público é composto na maioria por homens ou por mulheres, qual é a faixa etária em que a sua empresa mais atua e quais seriam as características gerais do seu público, está na hora de começar a analisar o comportamento do consumidor individualmente, descobrir quais são aqueles fatores que podem ser determinantes para que o cliente escolha a sua marca na internet e quais são as estratégias mais adequadas para o seu tipo de público.
Dados sobre o comportamento do consumidor na internet
Um estudo realizado pela empresa GS&MD – Golvêa de Souza, consultoria especializada no varejo, tem sido utilizado como referencial para uma série de pesquisas, por conter dados como:
– 73% das pessoas que utilizam a internet, fazem pesquisas de preços em diversos sites antes de efetivar uma compra;
– 53% dos consumidores ficam insatisfeitos se não encontram o site de uma marca que gosta;
– 45% dos brasileiros aceita receber promoções e propagandas de empresas pelo celular e pelos serviços de e-mail;
– 83% dos internautas pesquisam nas redes sociais antes de efetivar uma compra.
O Instituto Nielsen, órgão reconhecido mundialmente por suas pesquisas, também realizou uma pesquisa recentemente sobre os dados da utilização da internet no Brasil e o comportamento do consumidor na WEB, apresentando as seguintes métricas:
– Em janeiro de 2012, o Brasil ocupava o quinto posto de país com maior acesso à internet, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia e Japão, com mais de 75 milhões de usuários de internet diariamente;
– O tempo médio de navegação por mês de cada usuário é de 49 horas;
– O tempo médio de navegação de cada usuário em cada página é de 47 segundos;
– Em 2012, o E-Commerce brasileiro movimentou mais de R$ 22,50 bilhões, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior;
– Do público que já utiliza a internet, 43% costuma utilizá-la para efetivar alguma compra;
– Entre as pessoas que compram produtos na internet, a faixa de renda mensal que se destaca fica entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, representando 38% dos usuários.
– A faixa etária dos consumidores na WEB divide-se em: Entre 18 e 24 anos: 12%; Entre 25 e 34 anos: 32%; Entre 35 e 49 anos: 38%; Acima de 50 anos: 18%
Contudo, após todos estes dados, você pode reconhecer mais facilmente como se dá a utilização da WEB pelos chamados consumidores 2.0 e aplicá-los ao seu negócio. O mais importante é que a sua empresa consiga adotar estratégias de marketing digital que impactem diretamente no seu público-alvo, a fim de converter o seu plano de marketing em rentabilização para sua empresa.