Acabou o tempo em que o site era sinônimo de página institucional, estática, como um cartão de visitas, currículo ou portfólio. Hoje os sites precisam ser dinâmicos e gerar conteúdos de qualidade e atualizados para ganhar novos contatos e gerar vendas. Para isso nasceram as landing pages para geração de leads.
Também chamada de página de captura, é um acesso ao site muito usada para captura de dados de contatos, pois possuem uma taxa maior de conversão quando comparadas a outros links do mesmo endereço eletrônico.
Quando se fala de conversão, o intuito é que a pessoa que ingresse na landing page se sinta atraído, a ponto de deixar seus dados para que a sua empresa entre em contato de alguma forma. Essa estratégia é usada para gerar leads para campanhas de vendas de produtos ou serviços e campanhas de e-mail marketing.
A seguir, vamos mostrar porque é importante criar landing pages em seu site. Confira!
Qual a importância das landing pages para geração de leads?
Se você já possui um site para a sua empresa, mas não entende porque as taxas de acessos e de conversões estão tão baixas, a falta de landing pages para geração de leads pode ser o motivo para isso. Abaixo listamos alguns motivos do porquê esse tipo de página é tão importante para as estratégias de Marketing no ambiente digital:
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Elas mostram o seu produto ou serviço de forma objetiva
As melhores landing pages para geração de leads são objetivas. Ela precisa ser uma página sucinta, mas cheia de informações importantes para levar o cliente ao desejo de tomar uma decisão (call to action). Ela precisa ser planejada de forma que todos os seus elementos (textos, depoimentos ou vídeo de apresentação) sejam indispensáveis para converter aquele usuário a um lead qualificado.
Por isso, quando fizer sua página de captura, faça textos com informações otimizadas, mostrando que a sua marca possui autoridade e o quanto o produto ou serviço oferecido é importante para aquele usuário, pois resolverá um problema ou o ensinará sobre algum processo importante. Faça isso de forma sucinta e organize as informações de maneira visualmente clara (pode ser em tópicos, por exemplo). Vídeos e fotos também podem ajudá-lo no processo.
2. Landing pages para geração de leads devem ter um propósito claro, por isso são persuasivas
O segredo da landing page está na simplicidade. As páginas mais diretas e claras em seus objetivos são as mais persuasivas. Elas têm o poder de conduzir o usuário a realizar a ação. Mas, para isso, é necessário que ela não seja confusa demais, por isso escolha apenas um propósito de ação para a captura de leads.
Por exemplo: uma empresa de consórcio quer oferecer um e-book sobre “Como escolher um veículo ideal” em landing pages para geração de leads para promover o material, após isso, uma estratégia de e-mail marketing voltada à venda de seu produto. É preciso que a página mostre de forma clara, em texto ou vídeo o que a pessoa vai encontrar naquele material, quais os benefícios de receber esse conteúdo gratuito e deixar disponível o questionário para o preenchimento.
Destaque muito bem os benefícios do seu material, se possível, mostre casos de sucessos. Mas limite-se a apenas um tipo de ação por landing page, que você pode destacá-la ao longo de toda a página.
A estratégia de oferecer conteúdos gratuitos (e-books, cursos rápidos, webinars) podem ser usados por vários setores como seguradoras, segurança, contabilidade, divulgação de cursos e serviços de valor agregado, que possui um processo de compra mais analítica. Por isso, a divulgação de um material gratuito age como uma prévia do que a empresa pode oferecer ao futuro cliente que adquirir o serviço completo.
3. As landing pages fazem com que o usuário forneça seus dados de livre e espontânea vontade
Através da resposta dos formulários de captura, presentes na landing page, sua empresa terá acesso aos dados do usuário. Mas a vantagem é que esses dados são entregues de livre espontânea vontade para a sua marca. Por que isso é bom?
A maior vantagem desse sistema é que você tem a certeza de que as pessoas que entregaram os dados através das respostas do questionário, são de fato, quem se interessa pelo conteúdo que você está oferecendo. Contudo, é importante que esse formulário seja pequeno, para não desmotivar as pessoas em seu preenchimento. Muitas vezes o nome e o e-mail já bastam para captar o contato.
Ainda no exemplo dado no texto, quando foi oferecido um e-book falando sobre escolha de veículos, todas as pessoas que deixaram os seus dados possui algo em comum: de alguma forma elas possuem algum interesse mínimo em adquirir um automóvel. Por isso, a página de captura é um ótimo passo para começar um relacionamento de negócios.
4. É um conteúdo muito fácil de ser divulgado nas redes sociais
As landing pages, com seus conteúdos sucintos, de fácil apelo de ação são ótimas para fazer campanhas de patrocinados nas redes sociais.
Mostre nas redes sociais através da campanha, o que o produto ou serviço oferecido pode fazer por sua audiência. É possível também mostrar o sucesso atingido e os resultados que podem ser obtidos com a aquisição. Use e abuse dos gatilhos mentais na sua campanha.
Mas atente-se, porque é muito importante que o seu conteúdo da campanha das redes sociais esteja alinhado com o que é oferecido. A postagem deve levar a uma landing page que realmente tem o conteúdo prometido. Não cometa o erro de colocar um conteúdo atrativo nas suas redes, que prometem uma solução X, quando na verdade o seu produto leva a um resultado Y. Essa ação cria uma desconfiança da sua audiência em relação a marca.
Agora que você já sabe a importância das landing pages para geração de leads, que tal ter uma delas no seu site? A Agência Spiner é especializada em soluções de Marketing Digital para sites e redes sociais, por isso, trabalha com sucesso com páginas de captura. Se você quer saber como essas estratégias podem te ajudar a gerar vendas para o seu negócio, fale conosco e saiba como a Spiner pode ajudar sua empresa a aumentar seus ganhos.