Webshoppers é um relatório semestral, que com ajuda de pesquisas, analisa o mercado do comércio eletrônico, mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores. A empresa e-bit, especializada em e-commerce, realiza toda a pesquisa e coleta de informações bem detalhadas, com essas ferramentas é possível ter entendimento sobre o comércio eletrônico do Brasil.
Segundo a empresa seus objetivos são: “difundir informações essenciais para o entendimento do comportamento do internauta brasileiro e sua relação com o e-commerce, bem como, procurar encontrar pontos a serem melhorados no desenvolvimento do comércio eletrônico nacional.”
Com um certificado de lojas da e-bit, o consumidor tem confiança para compras online. Essa avaliação feita pela empresa é classificada em 3 medalhas (Diamante,Ouro,Prata e Bronze), que julgam a qualidade dos serviços prestados para o varejista, assim o consumidor encontra justificativas que fazem parte de suas escolhas na hora de escolher a melhor empresa.
A e-bit disponibiliza uma série de produtos:
Certificação e-bit: Um serviço de avaliação de lojas virtuais, onde o consumidor das respectivas lojas é convidado a responder uma pesquisa, uma em seguida após a compra efetivada, outra pra avaliar a entrega e a última sobre o uso do produto.
E-bit Ajuda: Essa ferramenta tem como objetivo reduzir a dificuldade e o tempo gasto pelo consumidor com tentativas de comunicar-se com as lojas, caso não receba o produto comprado.
Informações de Comércio Eletrônico: Os questionários que são respondidos pelo consumidor diariamente abastecem o banco de dados da E-bit. Assim, são fornecidos relatórios que traçam o perfil do consumidor online( sexo, idade, renda, escolaridade, hábitos) e também avalia ,comparativamente, os serviços prestados pelas lojas virtuais. Os principais relatórios são destacados o e-Dashboard, Relatório Panorama do e-commerce e Forecast.
Price Monitor: Um serviço de monitoramento de preço, competitividade e intenção de compra dos consumidores virtuais. Com essa ferramenta é possível acompanhar quase em tempo real o preço dos produtos nas lojas virtuais, além de avaliar as categorias, produtos e marcas mais procuradas pelos consumidores, os preços de frete e a intenção de compra de um produto.
Top Hits: Exibe os produtos mais buscados pelos e-consumidores brasileiros, com informações detalhadas sobre o share em cada categoria e subcategoria, com dados da rede Buscapé.
Relatório Análise Comportamental: Apresenta informações executivas sobre o nível de satisfação com os serviços prestados juntamente o perfil dos consumidores da sua loja virtual. Além disso, você pode optar em receber em tempo real, comentários de clientes insatisfeitos. Dessa forma é possível descobrir rapidamente o eventual problema, ao tomar ações para resolução e retenção do cliente, o transforma em um cliente fiel.
Assim, ter um certificado da e-bit vai agregar mais valor e credibilidade a sua empresa, além de atrair clientes, o serviço é cada vez mais aperfeiçoado.
Conheça o sumário executivo produzido pela E-bit:
• O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 28,8 bilhões em 2013, o que representa um crescimento nominal de 28% em relação a 2012. A previsão inicial era de que o setor crescesse, nominalmente, 25%.
• O número de pedidos feitos via internet, em 2013, chegou a 88,3 milhões, número 32% maior, se comparado ao ano anterior.
• A categoria mais vendida foi “Moda & Acessórios”, mas “Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde” e “Eletrodomésticos” também se mantiveram no topo em 2013.
• No decorrer do ano, 9,1 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online, com isso, o número de consumidores únicos, ou seja, quem já fez ao menos uma compra pela internet, chegou a 51,3 milhões.
• Em janeiro de 2013, as transações concluídas por dispositivos móveis correspondiam a 2,5% de todas as vendas online. Em dezembro, esse número já era praticamente o dobro: 4,8%.
• Para 2014, a estimativa é de que o setor cresça, nominalmente, 20%, em relação a 2013, faturando R$ 34,6 bilhões.
• Boa parte dos consumidores já pensou em devolver ou trocar alguma mercadoria. De acordo com pesquisa da E-bit, 40% dos entrevistados já pensaram em fazer uma troca e 36% já quiseram devolver a compra.
• Os processos de troca e devolução de produtos no Brasil precisam avançar. A cada dez entrevistados, apenas três conseguiram fazer a troca, sem dificuldade. Esse número é ainda menor em relação à devolução. De cada dez, apenas dois conseguiram devolver sem enfrentar problemas.
• A dificuldade para trocar ou devolver um produto, fez com que metade dos entrevistados deixasse de comprar em determinada loja e passasse, também, a comprar menos pela internet.
• Embora o NPS tenha uma tendência de redução quando o prazo de entrega é maior, o que mais impacta negativamente no índice é o atraso na entrega.
• Ao analisar os canais de venda, online e o offline, ficou claro que a política de preços entre eles é uma das questões mais delicadas e discutidas nas estratégias omnichannel. Dois terços dos vendedores de lojas físicas não aceitaram negociar preços para chegar ao patamar da Internet, sem, no entanto, apresentar argumentos para tal negativa.
• Considerando um período de 12 meses, de janeiro de 2013 para janeiro de 2014, o Índice FIPE/Buscapé, relatório mensal que analisa os preços praticados no comércio eletrônico brasileiro, registrou queda de -1,78%.
• Dos dez grupos de produtos analisados pelo Índice FIPE/Buscapé durante 2013, seis apresentaram redução nos preços e quatro registraram alta. O grupo com a maior queda foi “Moda & Acessórios” (-7,70%), seguido por “Telefonia” (-7,32%), “Fotografia” (-6,12%), “Eletrônicos” (-5,43%), “Informática” (-0,70%) e “Eletrodomésticos”, respectivamente.
Saiba mais: http://www.ebit.com.br/webshoppers