A transformação digital no Brasil tem se acelerado, especialmente desde 2020, impulsionada pelo aumento expressivo de mais de 9 milhões de consumidor online.
Com 70% dos brasileiros utilizando o Google mais do que antes da pandemia, e uma projeção de crescimento do comércio eletrônico em 42% até 2027, vivemos uma mudança significativa na forma como as pessoas interagem com as marcas e realizam suas compras.
O novo consumidor Brasileiro: conectado, intencional e impaciente
Uma pesquisa revela que 42% dos entrevistados estão dispostos a mudar suas escolhas com base nos resultados das buscas online. Este novo perfil de consumidor busca marcas que atendam às suas necessidades de forma rápida e eficiente. Eles preferem fornecedores disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, refletindo uma conectividade constante e uma intenção de compra mais acentuada.
Desafios e oportunidades para empresas: a era da transformação digital
Com o aumento da digitalização, empresas enfrentam o desafio de estar presentes nos momentos certos, com as mensagens certas. A resposta a esse desafio está na transformação digital, onde a maturidade digital demonstra resultados expressivos. Empresas mais maduras veem aumento de receita, redução de custos e crescimento de market share.
Os 5 As da transformação digital para sua empresa: pesquisam online, medem, automatizam, audiências, criativos e acesso
Analytics (Mensuração): medir os pontos de contato com o consumidor é essencial para entender o impacto nas decisões de compra. Investir em tecnologias como o Google Analytics 4, permite uma mensuração eficiente em diversas plataformas, respeitando a privacidade dos clientes.
Automation (Automação): empresas maduras adotam automação em sua estratégia, integrando dados entre diferentes canais para criar jornadas dinâmicas direcionadas ao objetivo de negócio.
Audiences (Audiências): chegar à pessoa certa no momento certo é fundamental. Organizar informações para identificar, entender e influenciar os consumidores mais valiosos é possível através de uma estratégia de ativação focada, como a segmentação por lista de clientes.
Assets (Criativos): experiências e mensagens envolventes são essenciais. Criativos de qualidade desbloqueiam oportunidades, gerando mais conversões e vantagens competitivas. Ferramentas como as do Google ajudam a medir a qualidade do anúncio e fornecem feedbacks relevantes.
Access (Acesso): eficiência na compra de inventários é crucial para entregar mensagens relevantes. Soluções como Display e Vídeo 360, Campaign Manager 360 e Search Ads 360 oferecem otimização de desempenho e gestão em campanhas digitais.
Conclusão
A transformação digital é um processo em etapas, e cada passo é valioso, proporcionando aprendizados cruciais. Em um momento em que os consumidores estão mais intencionais, a presença digital madura torna-se essencial para atendê-los em toda a sua jornada de compra.
Empresas que abraçam a transformação digital não apenas se adaptam ao cenário atual, mas também se destacam na conquista desse novo consumidor brasileiro, que pesquisa online antes de realizar suas compras.